Dissertação de Mestrado

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    Dissertação
    Um estudo sobre assimetria de informação no seguro de automóvel
    (2013) Afonso Filho, José Mauro
    O objetivo deste trabalho é verificar a existência de assimetria de informação na carteira de seguro de automóveis uma seguradora com representativa participação no mercado nacional. De acordo com a teoria clássica, a assimetria de informação é identificada pela correlação entre cobertura e risco, condicionalmente às variáveis observadas, pela correlação entre os resíduos das regressões das equações de cobertura e risco. São utilizados dois métodos: par de probits e coeficiente de correlação obtido a partir de um modelo probit bivariado. Pelo critério do par de probits não foi encontrada assimetria de informação. Pelo coeficiente de correlação foi encontrada assimetria de informação e efeito learning. Além dos conceitos consagrados na literatura relativos aos efeitos da assimetria de informação, como risco moral e seleção adversa, são apresentados outros menos citados como propitious selection, heterogeneidade não observada, dependência de estado e efeito learning, bem como são discutidos os métodos de separação dos efeitos de seleção adversa e risco moral e a possibilidade de haver assimetria de informação sem a correlação entre cobertura e risco.
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    Dissertação
    Crowdsourcing em duopólios de cournot com informação assimétrica
    (2015) Dorta, Carolina
    Este trabalho tem o objetivo de apresentar um modelo para análise do trade-off que uma empresa possui quando lança um desafio de crowdsourcing para redução de custos e abre mão de vantagens informacionais por tornar públicas informações que seus concorrentes não conheciam. Para isso, o trabalho traz a modelagem da interação de duas empresas que definem suas quantidades de produção simultaneamente em um duopólio de Cournot. Uma das empresas conhece a estrutura de custos da concorrente e possui, portanto, uma vantagem informacional. Ao mesmo tempo, esta empresa com vantagem informacional cogita lançar um desafio de crowdsourcing, que a faz abrir mão da assimetria de informação de custos no duopólio, dado que os editais destes desafios são públicos. Os payoffs (lucros) da empresa que abre mão da vantagem informacional são comparados para os casos em que há assimetria de informação (sem o lançamento do desafio) e em que há simetria de informação (com o lançamento do desafio). A conclusão do modelo traz que as interações estratégicas de desafios de crowdsourcing com custos de lançamento desprezíveis têm um único tipo de equilíbrio Bayesianos perfeito que é do tipo pooling. Nele, a empresa decidirá realizar crowdsourcing sendo de custo alto ou baixo. São descritos também os incentivos que a de custo baixo tem em revelar seu tipo, e no modelo isso é realizado através do lançamento do desafio.