Dissertação de Mestrado
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237
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Dissertação Uso do crédito : abordagem sobre consumos individuais(2014) Torquato, Jean Felipe N.O crédito pessoal possibilita antecipar um consumo futuro a seus tomadores, porém sua contratação apresenta elevados encargos aos consumidores. No presente trabalho, buscamos relacionar características individuais, incluindo o consumo feito por indivíduos em cartão de crédito num horizonte anterior, com a propensão a contratar empréstimo, ou seja, se o indivíduo contratará crédito pessoal e quanto contratará. As características pessoais, dentre elas renda, idade, escolaridade e quantidade de dependentes explicam a necessidade de tomar crédito pessoal. As variáveis de consumo de cartão de crédito também ajudam a explicar a tomada de crédito quando quebradas em dois grupos: gastos recorrentes e gastos não recorrentes.Dissertação Aplicação do modelo ZAIG (zero adjusted inverse gaussian) na análise de uma carteira de cartões de crédito(2009) Troiani, Rafael RodriguesO modelo ZAIG (Zero Adjusted Inverse Gaussian) está baseado em uma distribuição semi-contínua com concentração em 0, contínua e assimetricamente positiva para valores positivos. Essa distribuição é parecida com o que se pode esperar do valor de perda de um contrato de crédito. Esse trabalho aplica o modelo ZAIG em uma carteira de cartões de crédito, analisa a aplicabilidade do modelo como um behavior score e avalia a sua qualidade na previsão de perda financeira da carteira de crédito. Como modelo de behavior score, o ZAIG apresentou resultados que indicam bom desempenho, especialmente quando utilizado na discriminação do valor de perda de cada observação, ao invés da probabilidade de inadimplência. Como modelo de previsão de perdas da carteira, o ZAIG apresentou resultados próximos aos observados e ligeiramente superiores a um modelo mais simples (chamado de ingênuo). Ao aplicar o modelo em uma amostra de outro período, a qualidade na ordenação das observações se mantém, porém a assertividade da previsão da perda da carteira diminui consideravelmente.Dissertação O impacto da intervenção governamental em mercado de dois lados: o caso da indústria brasileira de cartões no triênio 2010-2012(2013) Hadid, Maíra FerreiraEste trabalho tem o objetivo de verificar se a intervenção governamental na indústria brasileira de cartões, ocorrida em 31 de julho de 2010, logrou atender ao interesse dos órgãos reguladores: corrigir falhas existentes na indústria e evitar efeitos prejudiciais do excesso de poder de mercado das duas credenciadoras existentes, como apontou o Relatório sobre a indústria de cartões de pagamento (Bacen; Seae-MF; SDE-MJ, 2009). Os resultados encontrados apontam que, dois anos depois da intervenção governamental, a indústria tornou-se menos concentrada com a entrada de quatro novos competidores, mas detectou-se o surgimento de novos contratos de exclusividade entre bandeiras e credenciadoras já existentes. Ao contrário do que se esperava, constatou-se aumento na média de preços anunciados pela própria credenciadora após a intervenção, e, também entre credenciadoras, a diferença de preço aumentou em relação à empresa líder de mercado – impacto provavelmente devido à criação dos novos contratos de exclusividade. Esperava-se ainda uma redução no preço médio cobrado das credenciadoras após julho de 2010, dados o aumento da competição na indústria e o maior poder de barganha dos consumidores, e ela foi de fato encontrada nas regressões realizadas neste trabalho. Por fim, conclui-se que o objetivo dos órgãos reguladores não foi plenamente atingido, pois se sugere que apenas os consumidores com alto poder de barganha foram beneficiados pela redução dos preços praticados, já que os pequenos consumidores pagam os valores anunciados nas tabelas de preços.Dissertação Análise do impacto do relacionamento dos portadores de cartões de crédito com os bancos no Brasil, na utilização do produto após casos de fraude(2013) Santos, Rodrigo Usignolo DosEsta dissertação tem como objetivo analisar o impacto do relacionamento dos portadores de cartões de crédito com os bancos no Brasil, na utilização do produto após casos de fraude. Para seu desenvolvimento foi realizada a revisão da literatura de relacionamento com clientes, fraudes, e impactos de fraudes no relacionamento de clientes com cartões de crédito fraudados. Duas hipóteses foram elaboradas: a primeira hipótese considera a redução de utilização dos cartões de crédito por clientes fraudados após a ocorrência da fraude, enquanto a segunda hipótese considera a mitigação deste efeito negativo em casos onde o cliente possui melhor relacionamento com o banco. Utilizando-se a técnica econométrica de regressão por painel aplicada a uma amostra de clientes fraudados e não fraudados em janeiro de 2012, bem como o acompanhamento de seus gastos ao longo de dois anos, as duas hipóteses alternativas não são rejeitadas.