Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Aplicação do teste de engenharia reversa no estudo da validade do CAPM aplicado ao Brasil
    (2011) Cedismondi, Gabriel Nunes De Souza
    Este trabalho aplica um modelo de engenharia reversa para o teste de validade do CAPM no mercado de ações brasileiro. Foram calculadas novas médias e desvios padrão para os dados coletados em duas amostras diferentes, de tal forma que algumas proxies de portfólio de mercado fossem eficientes e ao mesmo tempo fossem as mais próximas possíveis das médias e desvios padrão amostrais. Os resultados foram comparados com os dados originais e verificou-se que, com apenas pequenas mudanças dentro de um intervalo de confiança, é possível criar fronteiras nas quais não é possível rejeitar a hipótese de eficiência. Foram encontradas ainda evidências de que o fator de correlação com o portfólio de mercado – fator beta – pode ser utilizado como importante instrumento na verificação de diferenças de desempenho entre as ações no mercado brasileiro. Palavras-
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Uma análise de desempenho das ofertas públicas iniciais (IPOS) no Brasil (1995-2006)
    (2007) Freddi, Marcelo De Andrade Lourenção
    O resultado desta dissertação comprova empiricamente que, no mercado de ações brasileiro, empresas que realizaram IPO ao longo do período de 1995-2006 tiveram em média valorização de 3,98% superior ao IBOVESPA no seu primeiro dia de negociação, no entanto, tiveram desempenho semelhante ao índice no longo prazo, atingindo excesso de retorno praticamente nulo em relação ao IBOVESPA ao fim do primeiro ano de negociação. Os resultados encontrados suportam a hipótese de eficiência de mercado de IPOs no Brasil no médio e longo prazos, refutando hipóteses alternativas sobre a ineficiência do mercado de ações.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Ofertas Públicas de Aquisição no Brasil entre 2004 e 2014: uma análise de retornos anormais Dissertação
    (2014) Schiavinato, Bruno Acetoze
    O presente trabalho analisa os retornos anormais de ações que foram objeto de Ofertas Públicas de Aquisição no Brasil (OPA) entre 2004 e 2014. A oferta pública de aquisição é a oferta realizada por um proponente para a aquisição total ou parcial das ações de determinada companhia com capital aberto, num prazo e preço determinados. Portanto, a realização de uma OPA gera uma demanda específica pelo ativo em questão. O intuito deste trabalho é verificar a presença de retornos anormais por meio da metodologia de Estudo de Eventos. A avaliação dos resultados indica que os investidores que se anteciparam ao evento, intencionalmente ou não, e compraram ações nos vinte dias úteis anteriores ao evento, na véspera e no dia do anúncio e também no dia imediatamente posterior auferiram resultados anormais positivos. Estes resultados corroboram a hipótese de retornos anormais associados à realização de OPAs bem como indicam a rejeição da hipótese de eficiência informacional forte no mercado acionário brasileiro.