Dissertação de Mestrado
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Dissertação Análise do impacto da inovação, diferenciação de produtos e orientação para mercado no desempenho de exportação de empresas exportadoras brasileiras(2010) Canela, AdrianoA crescente intensificação da competição no cenário global tem levado um grande número de empresas a procurar nos mercados internacionais, oportunidades de atingirem seus objetivos, garantindo sua posição de mercado, e em algumas oportunidades mais que isso, sua sobrevivência. Esta dissertação tem por objetivo avaliar como a inovação, a diferenciação de produtos e a orientação da empresa para o mercado impactam o desempenho de exportação de empresas exportadoras localizadas no Brasil. O trabalho analisa também como estas variáveis alteram sua relação com o desempenho de exportação, de acordo com condições distintas de operação, através de fatores moderadores como: tamanho das empresas, experiência na prática de exportação, diversificação internacional e tipos de produtos que exportam. A amostra em questão conta com 213 empresas brasileiras espalhadas ao longo do País, de diferentes segmentos e atuando em mercados distintos. O trabalho conclui, com base no universo das empresas exportadoras brasileiras, que a inovação impacta negativamente o desempenho de exportação, a orientação da empresa para mercado impacta positivamente desempenho de exportação e a inovação e a diferenciação de produtos quando utilizadas conjuntamente, exercem impacto positivo no desempenho de exportação. Em análise exploratória da base de dados o trabalho conclui ainda que o tamanho da empresa exerce impacto negativo no desempenho de exportação, a experiência em exportação exerce impacto positivo no desempenho de exportação e as empresas exportadoras brasileiras que exportam produtos básicos apresentam um melhor desempenho de exportação do que empresas que exportam produtos manufaturados. Finalmente, verifica-se que a inovação e a diferenciação de produtos quando aplicadas a empresas brasileiras que exportam manufaturados tendem a reduzir ainda mais o desempenho de exportação destas empresas, e a inovação combinada à diversificação internacional pode ser uma estratégia eficaz na melhoria do desempenho de exportação de empresas exportadoras brasileiras.Dissertação Relação entre estratégia de canal de venda e desempenho de exportação: uma análise empírica sobre o mercado petroquímico na América do Sul(2013) Belloli, RodrigoMuitas pesquisas a respeito dos determinantes para o desempenho de exportação investigaram a relação entre estratégia de marketing e desempenho de exportação. Os trabalhos empíricos neste contexto mostram resultados fragmentados, porém o marketing mix é evidenciado como um dos principais elementos influenciadores para o desempenho de exportação. Este estudo examina a relação empírica entre estratégia de canal de venda e desempenho de exportação através de regressão com dados em painel utilizando uma base amostral de 1.570 observações referentes ao mercado petroquímico da América do Sul entre 2007 e 2012. Efeitos moderadores de eficiência logística, distância geográfica, distância cultural e liberdade econômica são avaliados assim como fatores de controle macro-econômicos. Os resultados sugerem que: (1) a estratégia de canal de venda de tipo direta gera maior desempenho de exportação que a de tipo indireta; (2) distância cultural e liberdade econômica são moderadores significantes para o efeito de canal de venda sobre o desempenho de exportação; (3) eficiência logística e distância geográfica não mostraram significância como efeitos moderadores no modelo estatístico deste trabalho, porém os resultados dão indícios para futuras pesquisas a respeito; (4) variação do PIB no país exportador atua como variável significativa de controle para o desempenho de exportação; (5) inflação e variação cambial do país exportador não mostraram significância como variáveis de controle no modelo estatístico deste trabalho, porém apresentaram resultados que justificam seu uso em futuras pesquisas.Dissertação Corporate strategy development: International distance model for the Brazilian market.(2013) Wisniewski, Bartosz PawelEste estudo tem como objetivo entender e analisar os fatores de maior importância na entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro através da exportação. Os fatores em causa podem se definir através do conceito de distancia entre o Brasil e o pais exportador, tendo sido explorado na literatura existente através do Modelo Internacional de Distancia. Assim, este modelo foi aplicado a uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro de forma a explicitar melhor este conceito através de um caso real. Tendo por base uma análise de correlação dos valores das importações brasileiras por país, este estudo apresenta duas hipóteses que se relacionam com ambas as partes administrativa e geográfica do Modelo Internacional de Distancia. Concluiu-se que as empresas estrangeiras que entraram no mercado brasileiro através da exportação não devem encarar a falta de entendimento mutuo na dimensão administrativa, e a existência de uma grande distancia geográfica, como barreiras à exportação. O Modelo Internacional de Distancia é também suportado por um estudo de caso de uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro, revelando que no caso de a distancia entre os dois países ser grande, a diferença entre eles pode desvendar oportunidades de negócio que não poderiam ser exploradas no mercado local.