Dissertação de Mestrado

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    Dissertação
    Desigualdade no Acesso à Alimentação Saudável nos Distritos e Favelas da Cidade de São Paulo
    (2022) Piovan, Thiago Teixeira de Castro
    Esta dissertação investiga o ambiente alimentar dos distritos e favelas da cidade de São Paulo em termos de desigualdade de acesso a estabelecimentos alimentares, considerando diferentes categorias de oferta de alimentos. Para tanto, calcula-se as densidades de estabelecimentos alimentares por 1000 habitantes em cada distrito e no agregado de todas as favelas do município por meio de Sistema de Informação Geográfica. Dessa forma, avalia-se a relação entre a disponibilidade do distrito com maior e menor valor, resultando no fator de desigualdade alimentar. Além disso, também é conduzida uma análise de regressão linear múltipla para investigar a relação entre taxa de mortalidade por doenças do aparelho circulatório e proporção de estabelecimentos de alimentos saudáveis sobre estabelecimentos de alimentos ultraprocessados. Os resultados revelaram que há uma elevada desigualdade entre os distritos (10,7 vezes), assim como, da cidade com as favelas (4,6 vezes). As características comuns entre os distritos quanto à disponibilidade de estabelecimentos alimentares são discutidas. Também, através da análise de cluster, dividiram-se os distritos em três grupos classificados conforme a densidade de estabelecimentos alimentares (alta, média ou baixa). Já a regressão mostrou que um aumento de um desvio-padrão na relação de estabelecimentos de alimentos saudáveis sobre estabelecimentos de alimentos ultraprocessados reduz em 9 a 18 mortes por 100 mil habitantes. Dessa forma, este estudo contribui para formulação de políticas públicas que visam mitigar a desigualdade do acesso à alimentação saudável.
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    Dissertação
    Last Mile Delivery em Favelas: um estudo explicativo com empresas brasileiras
    (2017) Flores e Silva, Cristiano
    Na logística urbana, o last mile delivery do centro de distribuição até a casa do consumidor tem se tornado cada vez mais desafiador com o crescimento contínuo da urbanização, em particular nos países em desenvolvimento quando se enfrentam as dificuldades logísticas de distribuição de produtos nas populações de baixa renda. Esta pesquisa apresenta uma abordagem holística de como as empresas distribuem produtos nas favelas brasileiras. A entrega de produtos nesses cenários não é uma tarefa fácil, a alta concentração de lares sem urbanização formal impõe barreiras para encontrar e acessar uma localização específica que, adicionada ao alto número de roubo de cargas, impõe muitos obstáculos nas operações do last mile. Seguindo a metodologia da Grounded Theory, foram identificadas duas dimensões principais: condições e decisões do last mile. Este trabalho ilustra a abordagem proposta descrevendo como as empresas estão tomando decisões, levando em consideração as condições para acessar o last mile nas favelas. A metodologia de categorização utilizada identificou, em quadrantes na Matriz Condições Decisões, as estratégias das empresas combinando o tipo de produto com o tipo de favela entregue. Os resultados mostraram um modelo teórico que ajuda a compreender, através de relações, as práticas de logística urbana dentro de áreas críticas tendo o risco como fator central de vulnerabilidade nas entregas. Concluindo que as condições levam a variações nas práticas executadas para acessar esses mercados.