Dissertação de Mestrado
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Dissertação Eficiência técnica de cursos de administração: uma análise conjunta de DEA e SFA.(2009) Miranda, Rodrigo Oliveira DeA eficiência técnica da educação superior tem sido muito estudada através da Análise Envoltória de Dados (DEA) ou da Análise de Fronteira Estocástica (SFA). Dadas as vantagens e desvantagens associadas a cada metodologia, as estimativas de eficiência derivadas dessas análises nem sempre são convincentes. Este trabalho utiliza ambas as técnicas em um mesmo conjunto de cursos de administração de instituições de ensino com fins lucrativos e compara os resultados obtidos para ajudar administradores a melhor utilizarem os recursos de sua instituição. Foi encontrada uma alta correlação entre os níveis de eficiência estimados em todos os modelos aplicados, sugerindo que os resultados são relativamente robustos para o modelo DEA aplicado ou para a premissa de distribuição da SFA, entre outras especificações. Altos níveis de eficiência técnica são associados com os resultados da DEA e um alto desvio padrão dos resultados é associado com os resultados da SFA. Para analisar as implicações dos resultados para os administradores, ambas as metodologias são complementares quando os resultados são consistentes e é necessário cautela para analisar os dados quando os resultados são contraditórios.Dissertação O processo de Rebranding em instituições de ensino superior: o caso Insper(2016) Coelho, Brenna Monnerat Do EgitoA utilização de estratégias de marketing na gestão de instituições de ensino, é cada vez mais comum em universidades e escolas de renome mundial. A globalização, bem como o avanço da digitalização, promoveram mudanças nesse segmento, aumentando sua concorrência e reduzindo as distâncias entre as escolas e alunos. Preocupação com a imagem e posicionamento da instituição passaram a fazer parte de seus planejamentos estratégicos. Na literatura, é possível encontrar diversos trabalhos chamando atenção para esse movimento e trazendo casos de instituições aderentes. No entanto, no que diz respeito a construção e reconstrução de uma marca em instituições de ensino superior (IES), poucos são os trabalhos publicados. Uma vez identificada a carência por trabalhos empíricos sobre o processo de Rebranding em IES, assim como a ausência de evidências de estudos sobre o tema no contexto brasileiro, o presente trabalho tem como objetivo contribuir para a literatura sobre o tema. Para a realização desse estudo, foi explorada a literatura acerca da adoção de estratégias de Branding e Rebranding em ensino superior no mundo, e analisado em profundidade um caso real de Rebranding em uma instituição de ensino superior brasileira – o caso Insper. Pode-se destacar como um dos principais achados a realização de que a adoção do método de análise de eventos é eficaz para compreender processos de Rebranding. São analisados os eventos normais e críticos que formam e orientam um processo de Rebranding em IES, e se conclui que o processo é dinâmico e muitas vezes não planejado. Isto significa que as instituições precisam ter flexibilidade suficiente para se adaptar a diversos eventos que vão acontecendo, e às consequências dos mesmos. Outra conclusão diz respeito à relevância do envolvimento dos stakeholders no processo e ao comprometimento da liderança da instituição com a causa, ambos fatores críticos para o bom andamento do processo. Do estudo resultam insights críticos para instituições que pretendem iniciar ou estão conduzindo um processo como esse, além de importante contribuição teórica e sobretudo metodológica para o estudo do fenômeno.