Dissertação de Mestrado
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Dissertação A influência da qualidade regulatória no investimento em infraestrutura de telecomunicações(2015) Carvalho, Adriano OrtegaO objetivo deste trabalho é estimar o impacto da qualidade regulatória no investimento em infraestrutura de telecomunicações. Diversos artigos discutem a atuação do governo tanto por controle direto como através da regulação por agências. O foco deste estudo é qualidade regulatória. Tanto as empresas precisam abrir mão de operar como monopolistas, quanto o governo tem que construir um ambiente de boa qualidade regulatória para que o investimento por parte das empresas ocorra. Chegamos à conclusão que o aumento de um ponto no índice de qualidade regulatória leva a um aumento de aprox. US$ 350 milhões ou de 56% no investimento em infraestrutura de telecomunicações em relação ao ano anterior. Além disso, existe também o efeito de um aumento de 6 subscrições de linhas de telefonia celular, um efeito na quantidade demandada do serviço.Dissertação Oportunidades de investimento corporativo e restrições financeiras no Brasil(2007) Salvatore Júnior, BrunoNeste trabalho estimamos modelos para determinar a importância da oportunidade de investimento e para identificar a existência de restrição de financiamento com o objetivo de entender se, e em caso afirmativo, como estes fatores explicam o investimento nas empresas brasileiras. Utilizando a oportunidade de investimento como fator suficiente para explicar o investimento em um mercado perfeito e completo e a dependência do lucro na concretização do investimento como um indicador de restrições de financiamento, concluímos, ainda que sem robustez, que no Brasil as empresas sofrem com a restrição de acesso ao capital, que a oportunidade de investimento isoladamente só explica o investimento para a amostra das empresas com ações negociadas em bolsa, e que as empresas maiores e melhor estruturadas, no nosso caso empresas integrantes de grupos empresariais, parecem sofrer menos com a restrição de acesso ao crédito do que as demais empresas da nossa amostra. Também concluímos que, quando a oportunidade de investimento aparece simultaneamente com o lucro, o investimento parece acontecer.Dissertação Opções reais em investimentos florestais(2012) Gastaldi, Heitor Luis GutDiante das inúmeras opções gerencias existentes na atividade de produção florestal, este trabalho avalia, sob a ótica de decisão de investimento, o valor referente à possibilidade de antecipação ou postergação da colheita de uma floresta de eucalipto frente a incertezas acerca do preço da madeira, tomando como base o corte realizado no sétimo ano. A avaliação concentra-se na comparação entre o uso do tradicional fluxo de caixa descontado com a avaliação por opções reais. Utilizou-se para isso o modelo binomial recombinante desenvolvido por Cox, Ross e Rubinstein (1979), assumindo o processo estocástico de preço browniano geométrico, e o processo de reversão a média de preços, como proposto por Nelson e Ramaswamy (1990). Observou-se que a avaliação da opção apresentou valor superior a avaliação por fluxo de caixa descontado. Nesse contexto, o processo de reversão a média mostrou-se mais adequado a avaliação do investimento florestal, apresentando valor para a opção coerente para a atividade, ao passo que a avaliação por movimento browniano geométrico não identificou, de fato, benefício da opção avaliada, além de resultar em valores altos para o investimento analisado. Concluí-se que o uso de opções reais na avaliação de ativos florestais corresponde a um ferramental importante no reconhecimento das especificidades da atividade florestal, contribuindo para o processo de decisão de investimentos e a competitividade no mercado de terras para aquisição de imóveis ruraisobjetivando a instalação desses plantios.Dissertação O processo de valuation do investidor anjo brasileiro: uma compreensão preliminar(2016) Hass, KlaussO empreendedorismo inovador é fator chave no crescimento econômico e os Investidores Anjos têm tido um papel fundamental apoiando empresas inovadoras em estágios iniciais, quando carecem de mais recursos. Investidores Anjos impulsionam novos conceitos de negócios inovadores pois investem em setores variados. Embora sejam de extrema importância para o desenvolvimento econômico, os processos de investimento anjo ainda são relativamente desconhecidos no cenário nacional e a quantidade de pesquisas que analisam os critérios de investimentos é ainda mais restrita. O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama analítico de um dos critérios mais críticos no processo de capital de risco, que é a determinação do valor do investimento. Também implicou em analisar se os investidores anjo mais experientes avaliam com maior profundidade os negócios antes de realizá-los; observar se há uma preocupação financeira deles quanto ao investimento em estágio inicial, verificar as lógicas de precificação do investimento (de valuation, e, por fim, examinar se estudos internacionais podem ser equiparados à realidade brasileira.Dissertação Esforço de mídia offline & online e o impacto nas vendas de smartphone no mercado brasiliero(2017) Venturelli, Diego RavagnaniEsse trabalho investiga o efeito do investimento de mídia nas vendas de smartphones no mercado brasileiro. Em específico, buscou-se compreender a elasticidade mídia-vendas no meio offline, como TV, jornal, revista, rádio e o meio online, nesse caso mídia no Google: Links patrocinados, Display e Vídeo. Adicionalmente, sabendo que a mídia não é a única responsável pelas vendas da empresa, foram utilizadas as buscas no Google como uma proxy de reconhecimento da marca de smartphones e seu respectivo impacto nas vendas das empresas foi calculado. Por último, buscou-se também investigar como o investimento de mídia retroalimenta e impacta as buscas no Google. O estudo se baseia no método de análise de dados em painel.Dissertação O efeito de ações de comunicação digital em reconhecimento de marca: um estudo de formatos e veículos de propaganda em uma empresa de bens de consumo não duráveis(2015) Moretz, Rodrigo RibeiroO conceito de marca tem sido estudado há algum tempo como forma de entender as atividades de marketing e comunicação afetam o desempenho da firma e trazem vantagem competitiva. Os estudos enfocam também quais passos uma marca deve seguir para informar consumidores a ponto de gerar reconhecimento, aceitação e intenção de compra. O objetivo deste trabalho é estudar as diversas campanhas de mídia digital ocorridas entre os anos de 2012 e 2014, procurando identificar os efeitos que a comunicação digital tem sobre o reconhecimento de marca, baseados nos cliques dos consumidores e nas diversas peças criativas. Buscou-se estes efeitos sob três elementos diferentes de análise: (a) os níveis de investimentos, (b) os diferentes formatos e (c) veículos de mídia utilizados na comunicação digital. Para possibilitar comparação, aplicou-se sobre esses resultados duas abordagens diferentes: uma levando-se em conta várias marcas e em seguida analisando as marcas dentro de categorias de produtos. Neste estudo buscou-se adicionar um olhar crítico a respeito de como a comunicação digital auxilia na capacidade de informar adequadamente os consumidores, sem perder de vista a ideia de marcas como ativos relevantes e que quando bem gerenciados trazem vantagem competitiva sustentável para as firmas. Os investimentos em internet crescem a cada dia e a diversidade de possibilidades quando se fala em propaganda em veículos digitais é tão ampla, que esta análise visa dar mais substância para a tomada de decisão. A preocupação está em onde aplicar os investimentos e a qual nível, sempre associando os resultados de desempenho às escolhas de formatos e veículos de mídia digital. Três hipóteses foram desenvolvidas para discutir os principais efeitos da comunicação digital no reconhecimento de marca. Para o teste empírico forma utilizadas marcas de bens de consumo não duráveis, onde os efeitos da comunicação são associados a atributos de marca, prática esta que as empresas deste mercado tem aplicado. Neste mercado existem práticas corporativas diferentes dadas as marcas do portfólio o que torna ainda mais interessante estudar este mercado por haver oportunidades de entender os níveis de sinergias e diferenças que existem entre marcas. Isto ainda permite observar, que em uma mesma firma, marcas atuam em posições bem diferentes aos olhos do consumidor. Encontrou-se neste estudo os pontos ótimos de investimento em propaganda digital e validou-se alguns efeitos importantes de escolhas de formato e veículos de mídia digital. Existem evidencias para a concentração dos investimentos em determinados formatos de mídia tais como vídeo, formatos sociais e de busca em alguns veículos que vem se destacando por meio de sua atuação bem direcionada, como é o caso de Google e Facebook, que hoje em dia são responsáveis por mais de 60% dos investimentos de marcas em plataformas digitais. Os resultados encontrados suportam várias intuições práticas e com a literatura utilizada, reforçando a necessidade de manter a análise combinada entre os resultados mídia propriamente ditos com os de percepção e reconhecimento de marca.