Dissertação de Mestrado
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Dissertação Estratégias de momentum no mercado de juros brasileiro(2023) Fernandes, João PauloVisando contribuir com os estudos da área das finanças, nesse trabalho analisamos a influência do fator momentum no mercado de juros brasileiro. Para tanto, foram analisadas estratégias de time-series momentum e cross-sectional momentum. Como metodologia, utilizamos os contratos futuros de DI negociados no mercado brasileiro entre janeiro de 2010 e julho de 2022 a fim de construir um modelo de investimento com potencial de aplicação real no mercado brasileiro. Descobriu-se que os modelos de time-series momentum apresentaram retornos estatisticamente significativos para todas das estratégias avaliadas enquanto cross-sectional momentum foram estatisticamente insignificantes. A inclusão do mecanismo de volatility targeting resultou em retornos estatisticamente significantes em todas as estratégias de time-series e cross-sectional momentum. A inclusão da volatilidade como fator de ponderação do portfólio aumentou o Sharpe de todas as estratégias.Dissertação Momentum e Overreaction no Mercado de Ações Brasileiro(2021) Santos, Pedro Henrique MosqueraNa literatura de finanças, uma anomalia é um desvio do resultado esperado por uma teoria ou paradigma. A anomalias de Momentum e Overreaction consistem em obter retornos acima do mercado formando carteiras baseadas somente na informação de retornos passados dos ativos. No caso do Momentum, observa-se uma persistência nos preços, e a estratégia para validá-la é a formação de uma carteira que compra os ativos que obtiveram os maiores retornos no período passado (os “vencedores") e vende os ativos com os menores retornos no passado (os “perdedores"). Já no efeito Overreaction, observa-se uma reversão na tendência dos preços, e a estratégia de composição das carteiras é contrária, compra-se os “perdedores", e vende-se os “vencedores". Apesar de opostos, ambos efeitos foram documentados na literatura, o Momentum no curto-prazo (menor que 12 meses) e a Overreaction no longo-prazo. Esse trabalho avalia a existência desses dois efeitos no mercado brasileiro na janela entre janeiro de 2000 até outubro de 2021. Foi observado um efeito de Overreaction robusto, enquanto as evidências encontradas de Momentum são fracas e estatisticamente não relevantes. Para ambos os efeitos, é avaliado comparativamente o resultado durante a pandemia de covid-19 frente ao histórico prévio. É observada uma variação no comportamento de ambos que parece ser indicativa de impacto do estado do mercado nos efeitos estudados.