Dissertação de Mestrado
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Dissertação Monitoramento e eficiência dos agentes: evidências do setor brasileiro de telecomunicações(2011) Quartarolo, Cinthia MazzieroA provisão de serviços de telefonia no Estado de São Paulo é feita por uma empresa concessionária que subcontrata prestadoras de serviços técnicos. As atividades desempenhadas por essas subcontratadas não vêm sendo bem avaliadas pela Agência Reguladora responsável. O objetivo deste trabalho é investigar se a distância geográfica entre a concessionária e as subcontratadas dificulta o monitoramento das atividades desempenhadas pelos agentes e se isso gera impactos no desempenho das subcontratadas. Usando Análise Envoltória de Dados obtém-se o ranking de eficiência relativa entre as subcontratadas e calcula-se a correlação entre a distância e a eficiência. Os resultados revelaram que quanto maior a distância, pior a eficiência relativa da empresa subcontratada.Dissertação O impacto do monitoramento na eficiência do transporte de cargas(2020) Limeira, Guilherme VillarO objetivo deste estudo é verificar de forma empírica o impacto do monitoramento da operação dos motoristas de caminhão por meio de sistemas de telemetria na eficiência operacional e na redução do risco de acidentes das frotas para poder fornecer alternativas aos gerentes na busca da excelência operacional. O desafio encarado pela gestão ao tentar controlar o comportamento dos motoristas pode ser analisado de forma eficiente sob a lente do problema entre agente e principal, pois é provável que haja um desalinhamento entre as metas das transportadoras (principal) e dos motoristas (agentes). E este desalinhamento é exacerbado pela inabilidade dos gestores de supervisionar de forma direta os motoristas, gerando assim assimetria de informação em seu favor. A teoria da agência, portanto, é particularmente relevante na gestão de motoristas de caminhão na medida em que explica o uso de controles tecnológicos para tornar o comportamento dos motoristas mais observável e assim reduzir a possibilidade de comportamentos oportunistas. Para realizar esta pesquisa, foi utilizada uma base de dados de veículos comerciais contendo informações sobre a operação, configuração e aplicação de mais de 13 mil caminhões durante um ano de operação. Foram utilizados modelos econométricos de efeitos fixos e de efeitos aleatórios para dados em painel na avaliação do efeito do monitoramento sobre variáveis de desempenho caminhão. Adicionalmente, foi utilizado o método de diferenças em diferenças na tentativa de isolar o efeito do tratamento analisado. Os resultados encontrados sugerem que há uma tendência de maior utilização do monitoramento na gestão das frotas de caminhão e que há diferença no comportamento dos motoristas que são monitorados em relação aos que não são. Veículos monitorados possuem melhores indicadores tanto no âmbito da eficiência operacional quanto do comportamento seguro ao dirigir. Esta pesquisa contribui para a literatura ao quantificar o impacto do monitoramento de forma empírica, utilizando dados reais da operação.Dissertação O impacto do monitoramento e do controle na performance de vendas(2016) Pilatti, Gustavo RodriguesA informação é necessária para a boa gestão dos negócios e essencial para a melhoria da performance. É utilizada para a comunicação de objetivos e alinhamento dos colaboradores com a estratégia corporativa. Pode-se capitalizar seu uso, criando planos para o futuro, comunicando direcionamentos de forma eficiente e identificando problemas e oportunidades de forma rápida. Ela é disponibilizada para os gestores através de sistemas de monitoramento e controle, evitando, assim, desvios e melhorando a previsibilidade. O objetivo deste trabalho é verificar, à luz da Teoria da Agência, melhorias de performance de equipes comerciais e a variabilidade dos indicadores após implantação de um sistema de monitoramento com controles de resultado e comportamento em um grande banco brasileiro. Os dados da população foram coletados durante quarenta e sete meses de fontes secundárias. A unidade de análise é cada uma das setenta e oito gerências comerciais que compõem a área de financiamento automotivo de um banco, espalhadas por todo território brasileiro. A análise focou em seis principais controles que compõem o sistema de monitoramento, além de informações de outros indicadores também serem utilizadas para evitar influências de variáveis exógenas. Com este painel de dados, estruturou-se regressões utilizando os métodos dos Mínimos Quadrados Ordinários e análise de variância de algumas amostras através do teste de Levene para responder às hipóteses levantadas. A análise quantitativa permite afirmar que o sistema de monitoramento e controle híbrido possui impacto positivo na performance de vendas de equipes comerciais e em seus indicadores operacionais, podendo, inclusive, aumentar a previsibilidade de resultados para os gestores através da queda da variabilidade do indicador de venda, em linha com os achados na literatura pesquisada.