Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Impacto da crise da covid-19 no risco e performance da indústria de fundos de investimento: evidência do mercado acionário brasileiro
    (2022) Guerra, Filipe Pereira Lago
    Este estudo buscou analisar 360 de fundos de ações brasileiros durante a crise da covid-19, mais especificamente se a performance dos fundos ajustada pelo risco e a exposição ao risco de mercado foram sistematicamente modificadas em decorrência da crise da covid-19. Verificamos se os gestores, alterando a sensitividade do Beta, conseguem obter uma melhor performance durante uma crise aguda nos mercados financeiros. Usando dados diários em painel, utilizamos a análise de retorno anormal pré-Covid e pós-Covid, assim como observamos as variáveis em janelas móveis de tempo. Os testes empíricos demonstram que os gestores alteram a sensibilidade à carteira de mercado, aumentando a exposição durante o período de crise, ainda que esta estratégia não seja suficiente para manter o retorno ajustado ao risco prévio à pandemia.
  • Imagem de Miniatura
    O impacto da adoção de canais de vendas digitais em vendas B2B
    (2022) Abe, Carlos Felipe Jun
    A evolução da tecnologia e o aumento da competição tem contribuído na busca de novos formatos de negócio e novas formas de se relacionar e vender para os clientes. Duas tendências observadas são a adição de canais digitais de venda e a utilização de múltiplos canais de vendas para acessar os clientes. Estudos acadêmicos anteriores estudaram os incrementos e a canibalização nas vendas resultantes da adição de um canal de vendas digital, assim como o comportamento das vendas num contexto de multicanalidade, porém quase sempre em contextos B2C. Assim, apesar da proliferação dos canais de venda digitais no contexto B2B, são raros os estudos neste contexto específico. O presente estudo tem como objetivo aprofundar o conhecimento relacionado aos impactos da adição de um canal digital de vendas e da multicanalidade em um contexto B2B, se apoiando nos determinantes da escolha do canal pelo cliente para avaliar os seus impactos. Foi aplicada uma metodologia quantitativa, partindo dos dados das transações de 348 clientes de uma empresa nacional que atua na indústria farmacêutica no Brasil, em uma situação de ativação de um canal de vendas digital. O presente estudo contribui para a teoria ao trazer maior luz para a literatura de adição de canais de vendas e de multicanalidade no contexto B2B. Ao nível gerencial, o estudo traz insights que podem auxiliar os gestores a tomar decisões relativamente à implementação de canais de venda digitais, mitigando fatores que possam dificultar o sucesso da empreitada.