Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Intervenções do Banco Central e previsibilidade da taxa de câmbio: Evidências a partir da utilização de regras de negociação baseadas em análise técnica
    (2010) Borges, Rodrigo Da Rosa
    Este estudo procura identificar se as intervenções do Banco Central do Brasil introduzem algum tipo de previsibilidade no comportamento da taxa de câmbio. Para tanto, foram calculadas as médias dos retornos diários gerados por uma regra de negociação baseada em análise técnica e o que se verificou foi que elas foram estatisticamente diferentes de zero no período estudado. Quando o mesmo cálculo é feito eliminando-se da amostra os dias em que houve intervenção, os retornos se tornam não diferentes de zero. A conclusão a que se chega em função disso é que, de fato, as intervenções oficiais estão gerando previsibilidade na taxa de câmbio que pode ser identificada através da análise técnica, gerando lucros para os agentes privados. Alguns testes de robustez foram conduzidos, assim como um procedimento para lidar com o problema da endogeneidade. Em ambos os casos os resultados encontrados não se alteraram significativamente. O fato de o Banco Central estar, através de sua política de intervenções, transferindo recursos para o setor privado parece estar associado à idéia de que esse custo é mais do que compensado pela segurança propiciada pelo acúmulo de reservas internacionais.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Previsibilidade em modelos de ações
    (2008) Chicaroli, Rodrigo
    Neste estudo, verificamos a existência de previsibilidade no mercado de ações brasileiro. Diferente de diversos estudos no mesmo sentido, que avaliam as séries originais de cada ação, avaliamos séries sintéticas criadas a partir de modelos lineares de ações. De acordo com Burgess (1999), utilizamos a metodologia de “stepwise regression” (regressão passo-a-passo) para a formação dos modelos de cada ação. Então utilizamos o perfil de razão de variância em conjunto com uma simulação de Monte Carlo para a seleção dos modelos com potencial de previsibilidade. Diferentemente de Burgess (1999), realizamos um Reality Check de White (2000) para verificar a existência de retornos positivos no período fora da amostra. Utilizamos as estratégias propostas por Sullivan, Timmermann e White (1999) e Hsu e Kuan (2005) totalizando 26410 estratégias simuladas. Finalmente, utilizando a metodologia de bootstrap, com 1000 simulações, encontramos fortes evidências de previsibilidade nos modelos, incluindo custos de transação.