Artigos Acadêmicos e Noticiosos

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3226

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 35
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Estimating total claim size in the auto insurance industry: a comparison between tweedie and zero-adjusted inverse gaussian distribution
    (2011) ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; DANNY PIMENTEL CLARO; Caetano, Marco Antonio Leonel; RINALDO ARTES
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Determinants of the choice of marketing channels by corporate clients: an analysis of the information technology sector
    (2012) Soares, Guilherme; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Barros, Henrique Machado
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Demand for life annuities: a Brazilian perspective
    (2012) Vaz, Thalita Amorim; Machado, Sérgio Jurandyr; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Inter-temporal CAPM: an empirical test with Brazilian market data
    (2013) Machado, Octavio Portolano; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Martins, Sérgio Ricardo; Sanvicente, Antonio Zoratto
    O artigo examina a validade empírica do Inter-temporal Capital Asset Pricing Model (ICAPM) com o uso de dados do mercado brasileiro. É empregada a metodologia de Bali e Engle (2010), com a estimação de covariâncias condicionais entre retornos de carteiras de ações e fatores de precificação. As covariâncias são a seguir utilizadas como variáveis explicativas na equação de precificação. Os resultados confirmam o modelo para o período de 1988 a 2012. O coeficiente de aversão a risco é positivo e significante, e os fatores relevantes são taxas de juros e de inflação, além do preço do ouro. O oposto ocorre com a taxa de câmbio. A quebra do período de estudo em subperíodos indica que eventos importantes, como mudanças de regime econômico e a crise de 2008 têm o poder de modificar as associações encontradas e enfraquecer a validade do modelo.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Impacto da estrutura de propriedade e do nível de governança corporativa no ajuste parcial de preços em um IPO
    (2013) Hoffmann, Ricardo; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Machado, Sérgio Jurandyr
    A fixação de preço de uma abertura de capital (IPO) reflete a qualidade da empresa emissora e das condições de mercado no momento da emissão. Desta forma, a estratégia organizacional, em especial a estrutura de propriedade e a governança corporativa, pode influenciar o preço da emissão de ações em um IPO. O ajuste parcial de preços (APP) é afetado por variáveis associadas ao desempenho recente do mercado, às características da emissão e da firma emissora. Este trabalho busca identificar e quantificar o impacto da estrutura de propriedade e da governança corporativa sobre o ajuste parcial de preços. Os dados foram coletados de IPOs realizados por empresas não financeiras no Brasil, no período de 2004 a 2007. Foi possível constatar que todas as variáveis relacionadas ao ambiente de mercado foram estatisticamente relevantes e que o único aspecto relacionado à estrutura de propriedade que afeta o APP é o percentual de ações preferenciais emitidas. O sinal do coeficiente associado à concentração do controle pós-IPO é consistente com a literatura sobre o assunto, mas não é significante do ponto de vista estatístico. Os aspectos de governança corporativa que afetam o APP são o fato da empresa pertencer ao Novo Mercado e se a mesma pessoa ocupa a posição de CEO e presidente do conselho de administração.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Impact of Trade Credit on Firm Inventory Investment During Financial Crises: Evidence from Latin America
    (2013) Sheng, Hsia Hua; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Santos, Gisler André Pereira dos
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Allocation of Foreign Direct Investment across Brazilian States
    (2013) Bortoluzzo, Maurício Mesquita; Sakurai, Sergio Naruhiko; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Not all that glitters is RMT in the forecasting of risk of portfolios in the Brazilian stock market
    (2014) Sandoval Junior, Leonidas; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Venezuela, Maria Kelly
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Desempenho de fusões e aquisições cross border: análise empírica do caso brasileiro
    (2014) ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; GARCIA, MARIA PIA DE SIQUEIRA; BOEHE, DIRK MICHAEL; SHENG, HSIA HUA
    Este artigo tem como objetivo investigar se as aquisições realizadas por empresas brasileiras fora do País nos últimos 15 anos têm aumentado o desempenho financeiro dessas empresas. Além disso, é realizada uma análise empírica dos fatores determinantes desse sucesso, com base nas teorias institucional, socio cultural e de aprendizagem organizacional. Os resultados indicam que, de fato, as investidas cross border de companhias do Brasil melhoram o desempenho, que é positivamente impactado quando a distância cultural entre os países da adquirida e da adquirente é baixa ou média e quando o ambiente institucional no qual a empresa-alvo se encontra é desenvolvido. Já a relação entre as experiências anteriores das brasileiras em fusões ou aquisições internacionais e o desempenho de uma nova aquisição fora do País segue o formato de U invertido, enfatizando a relevância de se considerar a experiência com fusões e aquisições da empresa compradora além das características institucionais dos seus países-alvo.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Competição Bancária: Comparação dos Comportamentos de Bancos Públicos e Privados
    (2014) Martins, Tiago Sammarco; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI
    Os bancos públicos representam uma parcela importante do mercado bancário no Brasil e no mundo, e têm sido utilizados como instrumentos dos governos para buscar objetivos sociais e políticos. Apesar de um dos principais argumentos para a existência de bancos públicos ser o incentivo à competição, esse papel ainda é controverso na literatura. Este artigo analisa o mercado bancário brasileiro no período de 2000 a 2011, calculando o nível de competição entre bancos públicos e privados, e suas reações às medidas adotadas pelo governo brasileiro durante a crise mundial de 2008, período em que este adotou publicamente a postura de exercer pressão política sobre os bancos públicos para aumento de concessões de crédito e redução de taxas de juros. Com base nos resultados de um modelo de regressão em três estágios, visando estimar o índice de Lerner dos bancos, foi constatado que os bancos públicos apresentam comportamento mais próximo à competição perfeita do que os privados, ainda que aqueles tenham algum poder de mercado. Também foi observada mudança de comportamento dos bancos após a crise de 2008, tanto para os públicos como para os privados, sendo que ambos apresentaram aumento em seus níveis de competição.