Artigos Acadêmicos e Noticiosos
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3226
Navegar
258 resultados
Resultados da Pesquisa
Artigo Científico A privacidade e o mercado de dados pessoais(2016) Silveira, Sergio Amadeu; RODOLFO DA SILVA AVELINO; Souza, JoyceO artigo apresenta a estrutura e a dinâmica do mercado de dados pessoais. Mostra a dimensão econômica do dado pessoal para a economia da informação. Apresenta as quatro camadas do mercado de dados: a coleta e armazenamento de informações; o processamento e a mineração de dados; a análise e a formação de amostras; e a modulação. Essas camadas se articulam e se misturam dependendo da organização das empresas que integram esse mercado. O artigo mostra ainda os elementos do mercado de dados no Brasil a partir de entrevistas realizadas com seus operadores. Por fim, indica a relevância do direito à privacidade para impor limites às atividades da economia da interceptação de dados.Artigo de Periódico Noticioso ‘É preciso pensar dez vezes antes de criar uma política pública nova’, afirma Marcos Mendes(0204) Gerbelli, Luiz GuilhermeArtigo Científico Uma introdução ao tema Recuperação de Informações Textuais(2013) FABRÍCIO JAILSON BARTHO tema Recuperação de Informação sempre foi um tema muito explorado na academia e no mercado. A forma com que os eventos acadêmicos são conduzidos demonstra uma maturidade muito grande da área, inclusive com uma ligação muito forte com o mercado. Inúmeros livros sobre este tema já foram publicados. No entanto, são poucos os livros publicados em português. Este tutorial tenta preencher esta lacuna apresentando uma introdução sobre o tema Recuperação de Informação, abordando: as principais definições e conceitos da área; os principais modelos que regem o desenvolvimento dos Sistemas de Recuperação de Informação, e; os métodos usualmente empregados na avaliação de Sistemas de Recuperação de Informação.Artigo de Periódico Noticioso A governança corporativa como ela é: práticas no Brasil(2018) Curado, Fernando; Chaddad, Fernando; Porto , Aline; Penido, ThiagoArtigo Científico Probabilidades de admissão e desligamento no mercado de trabalho brasileiro(2016) Nunes, Douglas Uemura; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno KawaokaEste artigo avalia as probabilidades de admissão e desligamento no mercado de trabalho brasileiro, e mensura sua contribuição para a variabilidade cíclica da taxa de desemprego no país. Para isso, é utilizada uma metodologia recente, que permite a obtenção das probabilidades através dos estoques de empregados e desempregos, corrigindo o viés de agregação de tempo. Verificamos que, para o período de 1983 a 2001, as oscilações da taxa de admissão foram responsáveis por 75% da variabilidade da taxa de desemprego nas principais regiões metropolitanas do Brasil. Entre 2004 e 2013 a taxa de admissão explica 80% dessas variações.Artigo Científico A influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino superior com capital aberto(2008) Gramani, Maria Cristina NogueiraQuando a rentabilidade está aliada à qualidade de uma Instituição de Ensino Superior (IES) com capital aberto, sua atratividade por parte de futuros investidores é maior. Em geral, a rentabilidade das IES´s é divulgada por meio de prospectos, resultados trimestrais e relação com investidores (RI), entretanto esforços bem menores são alocados às demonstrações de indicadores de qualidade. Desta forma, este artigo propõe identificar fatores que refletem a qualidade de IES´s, apontando doze indicadores, dentre os quais, alguns que levam a benefícios à qualidade e outros que podem acusar riscos de diminuição da qualidade. Também foi construído um mapa de posicionamento com estes doze indicadores alocando-os nas variáveis rentabilidade e qualidade, de forma a identificar o nível de atratividade de uma IES.Artigo Científico Relationship marketing strategies: when buyer and supplier follow different strategies to achieve performance(2005) DANNY PIMENTEL CLARO; PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO; Zylbersztajn, DecioArtigo Científico Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores(2004) DANNY PIMENTEL CLARO; PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLAROO objetivo deste artigo é discutir a importância da confiança e o efeito dos investimentos em ativos específicos em relacionamentos colaborativos com fornecedores. O artigo ainda discute o efeito moderador da rede de informações sobre as ações colaborativas. Tomaram-se como base teórica as abordagens da economia de custos de transação e os estudos sobre canais de comercialização e redes organizacionais. Para testar as hipóteses formuladas, foram coletadas informações de atacadistas e outros distribuidores do setor de flores e vasos de plantas da Holanda. Os resultados sugerem que as informações obtidas na rede incentivam as ações conjuntas, como proteção para investimentos realizados pelos compradores. Constata-se também que o grau de confiança, os investimentos específicos e as informações obtidas na rede facilitam a coordenação de relacionamentos entre fornecedores e compradores.Artigo de Periódico Noticioso Títulos de impacto social(2012) SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; SANDRO CABRAL; Barbosa, M.; Machado, S. J.Artigo de Periódico Noticioso Sobre o processo de desenvolvimento inclusivo no Brasil da última década(2014) RICARDO PAES DE BARROS