Artigos Acadêmicos e Noticiosos
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3226
Navegar
9 resultados
Resultados da Pesquisa
Artigo de Periódico Noticioso Desigualdades raciais na educação no Brasil(2024) França, Michael; Nascimento, FillipiArtigo de Periódico Noticioso Brasil gasta com pobres, mas não investe neles(2024) França, MichaelArtigo de Periódico Noticioso Capital não é apenas sobre dinheiro(2024) França, MichaelArtigo de Periódico Noticioso Desigualdades raciais na primeira infância(2024) França, Michael; Nascimento, FillipiArtigo de Periódico Noticioso Qual é a saída para evitar o aumento de jovens nem-nem e brecar ‘círculo vicioso’ da pobreza?(2024) Fajardo, VanessaArtigo de Periódico Noticioso O Brasil pode aprender com a educação suíça?(2024) França, MichaelArtigo de Periódico Noticioso Por que os pobres investem menos em educação?(2024) França, MichaelArtigo Científico A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training(2024) Lopes, Raquel Aparecida; Seixas, Catharine Prata; Neves, Sylvia Lia GrespanEste estudo tem como objetivo examinar evidências da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por estudantes do curso de Pedagogia, além de refletir sobre a inclusão da disciplina de Libras no ensino superior e sua relevância na formação inicial de professores. Foi adotada uma abordagem qualitativa, investigando-se 10 estudantes de uma instituição privada de ensino superior no Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um instrumento no qual o pesquisador apresenta 2 frases em Libras, que os estudantes devem identificar e registrar. A análise dos dados revelou um baixo domínio dos estudantes na compreensão de estruturas frasais em Libras, indicando despreparo para atuar na educação de pessoas surdas e a necessidade de reavaliar a organização da disciplina de Libras nos currículos do ensino superiorArtigo Científico CURRÍCULO E MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR(2024) Seixas, Catharine Prata; Correa, Ana Bárbara Assunção Vazquez; Lopes, Raquel AparecidaO público da Educação de Jovens e Adultos é constituído prioritariamente por jovens, adultos e idosos que trabalham, sendo assim, o desafio para o corpo docente e gestão consiste em alinhar as perspectivas curriculares aos saberes desses atores sociais. O presente artigo apresenta como objetivo geral analisar o currículo e o material didático utilizado na Educação de Jovens e Adultos em uma escola municipal de Salvador, Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, utilizou-se o método de análise documental. Foram realizadas 21 visitas de observação na turma de EJA I, Tempo de Aprendizagem III (TAP III). Os documentos oficiais utilizados como norteadores no processo de letramento dos atores sociais da EJA em Salvador foram os Saberes na EJA I: Tempo de Aprendizagem III, a Proposta Curricular para o 1º segmento e a Proposta Curricular do 2º segmento.