A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training
Carregando...
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2024
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo
Este estudo tem como objetivo examinar evidências da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por estudantes do curso de Pedagogia, além de refletir sobre a inclusão da disciplina de Libras no ensino superior e sua relevância na formação inicial de professores. Foi adotada uma abordagem qualitativa, investigando-se 10 estudantes de uma instituição privada de ensino superior no Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um instrumento no qual o pesquisador apresenta 2 frases em Libras, que os estudantes devem identificar e registrar. A análise dos dados revelou um baixo domínio dos estudantes na compreensão de estruturas frasais em Libras, indicando despreparo para atuar na educação de pessoas surdas e a necessidade de reavaliar a organização da disciplina de Libras nos currículos do ensino superior
This study aims to examine evidence of learning of the Brazilian Sign Language (Libras) by students on the Pedagogy course, in addition to reflecting on the inclusion of the Libras discipline in higher education and its relevance in initial teacher training. A qualitative approach was adopted, investigating 10 students from a private higher education institution in the State of São Paulo. Data were collected using an instrument in which the researcher presents 2 phrases in Libras, which students must identify and record. Data analysis revealed low mastery of students in comprehension phrase structures in Libras, indicating unpreparedness to work in the education of deaf people and the need to reevaluate the organization of the Libras discipline in higher education curricula.
This study aims to examine evidence of learning of the Brazilian Sign Language (Libras) by students on the Pedagogy course, in addition to reflecting on the inclusion of the Libras discipline in higher education and its relevance in initial teacher training. A qualitative approach was adopted, investigating 10 students from a private higher education institution in the State of São Paulo. Data were collected using an instrument in which the researcher presents 2 phrases in Libras, which students must identify and record. Data analysis revealed low mastery of students in comprehension phrase structures in Libras, indicating unpreparedness to work in the education of deaf people and the need to reevaluate the organization of the Libras discipline in higher education curricula.
Palavras-chave
Titulo de periódico
Trilhas Pedagógicas
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
URL permanente
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO