A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training

dc.contributor.authorLopes, Raquel Aparecida
dc.contributor.authorSeixas, Catharine Prata
dc.contributor.authorNeves, Sylvia Lia Grespan
dc.creatorLopes, Raquel Aparecida
dc.creatorSeixas, Catharine Prata
dc.creatorNeves, Sylvia Lia Grespan
dc.date.accessioned2024-10-11T16:58:07Z
dc.date.available2024-10-11T16:58:07Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo examinar evidências da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por estudantes do curso de Pedagogia, além de refletir sobre a inclusão da disciplina de Libras no ensino superior e sua relevância na formação inicial de professores. Foi adotada uma abordagem qualitativa, investigando-se 10 estudantes de uma instituição privada de ensino superior no Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um instrumento no qual o pesquisador apresenta 2 frases em Libras, que os estudantes devem identificar e registrar. A análise dos dados revelou um baixo domínio dos estudantes na compreensão de estruturas frasais em Libras, indicando despreparo para atuar na educação de pessoas surdas e a necessidade de reavaliar a organização da disciplina de Libras nos currículos do ensino superiorpt
dc.description.abstractThis study aims to examine evidence of learning of the Brazilian Sign Language (Libras) by students on the Pedagogy course, in addition to reflecting on the inclusion of the Libras discipline in higher education and its relevance in initial teacher training. A qualitative approach was adopted, investigating 10 students from a private higher education institution in the State of São Paulo. Data were collected using an instrument in which the researcher presents 2 phrases in Libras, which students must identify and record. Data analysis revealed low mastery of students in comprehension phrase structures in Libras, indicating unpreparedness to work in the education of deaf people and the need to reevaluate the organization of the Libras discipline in higher education curricula.en
dc.formatDigital
dc.format.extentp. 251-261
dc.identifier.issn2237-0153
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7055
dc.language.isoPortuguês
dc.language.otherInglês
dc.publisherFaculdade de Tecnologia, Ciências e Educação (FATECE)
dc.relation.ispartofTrilhas Pedagógicas
dc.subjectFormação de Professorespt
dc.subjectLibraspt
dc.subjectPedagogiapt
dc.subjectTeacher trainingpt
dc.subjectLibraspt
dc.subjectPedagogy.pt
dc.titleA aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training
dc.title.alternativeLIBRAS LEARNING IN INITIAL TEACHER TRAININGen
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/280
local.publisher.cityPirassununga
local.publisher.countryBrasil
local.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
local.typeArtigo Científico
publicationissue.issueNumber17
publicationvolume.volumeNumber14
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
N/D
Nome:
Artigo_ APRENDIZAGEM DA LIBRASNA FORMAÇÃO_2024_TC.pdf
Tamanho:
132.71 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Primeira pagina_ APRENDIZAGEM DA LIBRASNA FORMAÇÃO_2024.pdf
Tamanho:
364.47 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
236 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: