Artigos Acadêmicos e Noticiosos
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Artigo Científico Investigando as estratégias de respostas quanto ao boca a boca negativo on-line(2020) Fernandes, Roberta Duarte; GIULIANA ISABELLAA era digital modificou a forma como as empresas se comunicam e interagem com seus consumidores e intensificou a influência do boca a boca negativo na reputação das marcas. O presente artigo investiga quais estratégias de respostas estão sendo empregadas pelas empresas para proteger a reputação organizacional no ambiente on-line. Para atingir o objetivo do estudo, duas coletas de dados foram realizadas. A primeira consistiu na realização de 10 entrevistas semiestruturadas com gestores de marcas para levantar as estratégias utilizadas para minimizar o boca a boca negativo nas mídias sociais. A segunda foi feita com a coleta de conteúdo das marcas geridas pelas agências disponível nas mídias sociais com o intuito de verificar a presença de outras estratégias além das comentadas. Como principal resultado, observam-se situações em que as empresas preferem se desculpar, ocultar a mensagem, responder inbox ou simplesmente ignorar os comentários negativos dos consumidores.Artigo Científico Estruturas Organizacionais e de Marketing: o que Acontece Quando o Novo Segmento é de Consumidores de Baixa Renda(2013) Barros, Lucia Salmonson Guimarães; Giuliana, Isabellao segmento de consumidores de baixa renda vem se mostrando uma grande oportunidade de negócios nos países emergentes, com destaque para o Brasil, com o crescimento expressivo do poder de consumo da classe c. a necessidade de atendê-lo gerou uma série de adaptações por parte de muitas empresas. Essas mudanças envolveram todo o mix de marketing, englobando produto, precificação, comunicação e distribuição (ROCHA; SILVA, 2008). ao alterar o mix, as empresas senti ram necessidade de se reestruturar. a forma pela qual as empresas se organizam estruturalmente para atender o consumidor de baixa renda ainda não foi explorada pela literatura. sendo assim, esse artigo tem como objeti vo preencher essa lacuna, buscando entender quais são as adaptações nas estruturas organizacionais e de marketing das empresas que inicialmente tinham o foco em um público, mas que passaram a atingir o segmento de baixa renda. Para isso, o método de pesquisa uti lizado foi a Grounded Theory, uma vez que não havia hipóteses preconcebidas e, ao mesmo tempo, pouca teoria a respeito do assunto. Como resultado, foram encontradas adaptações de estruturas por produtos para estruturas por mercado, criações de novas divisões (áreas, gerências, diretorias e até novas empresas) e o fortalecimento ou desenvolvimento de áreas de apoio ao marketing, como Responsabilidade social, Pesquisa e Desenvolvimento (incluindo novos métodos de pesquisa), Crédito e novos Canais. além disso, ao relacionar as estruturas encontradas às adaptações do marketing mix foi possível encontrar explicações para o motivo por trás de cada uma delas.