Estruturas Organizacionais e de Marketing: o que Acontece Quando o Novo Segmento é de Consumidores de Baixa Renda

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Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2013
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Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
o segmento de consumidores de baixa renda vem se mostrando uma grande oportunidade de negócios nos países emergentes, com destaque para o Brasil, com o crescimento expressivo do poder de consumo da classe c. a necessidade de atendê-lo gerou uma série de adaptações por parte de muitas empresas. Essas mudanças envolveram todo o mix de marketing, englobando produto, precificação, comunicação e distribuição (ROCHA; SILVA, 2008). ao alterar o mix, as empresas senti ram necessidade de se reestruturar. a forma pela qual as empresas se organizam estruturalmente para atender o consumidor de baixa renda ainda não foi explorada pela literatura. sendo assim, esse artigo tem como objeti vo preencher essa lacuna, buscando entender quais são as adaptações nas estruturas organizacionais e de marketing das empresas que inicialmente tinham o foco em um público, mas que passaram a atingir o segmento de baixa renda. Para isso, o método de pesquisa uti lizado foi a Grounded Theory, uma vez que não havia hipóteses preconcebidas e, ao mesmo tempo, pouca teoria a respeito do assunto. Como resultado, foram encontradas adaptações de estruturas por produtos para estruturas por mercado, criações de novas divisões (áreas, gerências, diretorias e até novas empresas) e o fortalecimento ou desenvolvimento de áreas de apoio ao marketing, como Responsabilidade social, Pesquisa e Desenvolvimento (incluindo novos métodos de pesquisa), Crédito e novos Canais. além disso, ao relacionar as estruturas encontradas às adaptações do marketing mix foi possível encontrar explicações para o motivo por trás de cada uma delas.

Titulo de periódico
Revista de Administração do Gestor
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas
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