Artigos Acadêmicos e Noticiosos

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3226

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB
    (2012) Franco, Ana Maria Paiva; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Os elaboradores de políticas educacionais têm dado enfoque às políticas de “responsabilização” como forma de melhorar a qualidade da educação. Com base no desempenho dos alunos em testes padronizados, constroem-se medidas para classificação das escolas e estabelecem-se metas para guiar políticas de incentivo, assistência e sanção às escolas, como no caso do Chile e dos EUA. Em alguns casos, pode ser difícil obter rankings confiáveis, devido à elevada estratificação social no sistema educacional e ao problema de reversão para a média, que causam ruído nas estimativas. Neste trabalho foram analisadas diferentes medidas utilizadas para se construir rankings de escolas a partir das avaliações feitas pelo SAEB na 4ª série do Ensino Fundamental. Uma das medidas analisadas parece atender aos requisitos de ser estável e, ao mesmo tempo, não refletir principalmente o status socioeconômico dos alunos.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Usando as lentes da estratégia para compreender os determinantes do desempenho em projetos de pesquisa e inovação agropecuária
    (2015) Ramos, Pedro Canna Brazil; SANDRO CABRAL
    O presente trabalho objetiva identificar os fatores que afetam o desempenho de projetos de pesquisa e inovação agropecuária numa instituição pública de pesquisa. Selecionou-se uma amostra de 40 projetos de pesquisa da Embrapa e os resultados apontam que equipes heterogêneas e a formação de parcerias, redes e alianças influenciam positivamente no número de tecnologias geradas pelos projetos de pesquisa. O trabalho apontou um trade-off entre número de publicações científicas dos projetos e o número de tecnologias geradas pelos projetos. O número de artigos científicos gerados está correlacionado com a homogeneidade da equipe e com número de pesquisadores envolvidos nos projetos.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Determinantes da participação e sucesso das micro e pequenas empresas em compras públicas: uma análise empírica
    (2015) SANDRO CABRAL; Reis, Paulo Ricardo da Costa; Sampaio, Adilson da Hora
    Tendo como base discussões recentes sobre as relações entre estratégia e desempenho no setor público, no presente trabalho analisam-se os condicionantes da participação e do sucesso de micro e pequenas empresas (MPE) em compras públicas a partir de alterações na legislação, favorecendo tais grupos. Adota-se uma abordagem de natureza quantitativa e desenvolve-se um conjunto de hipóteses, que são testadas usando uma base de dados única, com informações detalhadas de 542 contratos de compras realizados por um órgão da administração pública federal brasileira, entre 2005 e 2011. Os resultados demonstraram que as mudanças insti tucionais, promovidas por uma nova regulamentação, contribuíram significativamente para o aumento na participação de MPE nos processos de licitações do órgão pesquisado, porém não alteraram a probabilidade de êxito dessas empresas nos certames públicos, colocando em perspectiva a eficácia da legislação implantada. Adicionalmente, os resultados sugeriram que fatores estratégicos, associados ao ambiente competitivo, aos atributos transacionais e às capacidades inerentes aos participantes, influenciam seu acesso e as chances de sucesso em compras públicas.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    DIVERSIFICATION AND PROPERTY CONTROL IMPACT ON THE PERFORMANCE OF BRAZILIAN REITS
    (2020) ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Silva Neto, Antonio Reis; Bortoluzzo , Maurício Mesquita
    Objetivo: Este estudo procura analisar estratégias de gestão de diversificação e controle de propriedades no desempenho dos FIIs brasileiros, medidos pelo Alfa de Jensen, usando uma regressão dinâmica em dados de painéis de 99 FIIs no período entre 2006 e início de 2016. Fundamento: Os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs) brasileiros têm uma capitalização de Mercado de 20.2 bilhões de dólares em 31 de julho de 2018 e é um mercado em constante crescimento, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Método: Para alcançar os objetivos, coletamos dados sobre o preço de fechamento da ação (em BRL), o número total de ações em circulação (em milhões), o valor do ativo líquido do fundo (BRL / ação) e o retorno bruto total dos REITs brasileiros de a plataforma Bloomberg, no período entre janeiro de 2006 e fevereiro de 2016.Resultados: Os resultados sugerem que uma estratégia de controle de propriedade afeta o desempenho dos FIIs brasileiros, indicando que trustes poderiam melhorar o desempenho evitando con-flitos de interesse com terceiros e, possivelmente, problemas de agência dentro da estrutura corporativa dos FIIs tendo controle total de suas propriedades. Contribuições: Esta pesquisa contribui para a literatura que está expandindo a análise brasileira do REIT, contextualizando a importância de duas estratégias de gestão, ou seja, a diversificação do tipo de propriedade e o controle da propriedade, no desempenho dos REITs.