Artigos Acadêmicos e Noticiosos

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    Relacional: Easing the Crisis Effects in the Education Sector
    (2022) Cernev, Adrian Kemmer; Menegon, Letícia Fantinato; Maia, Marta de Campos
    This teaching case addresses the need for change in Relacional’s business strategy, driven by the negative effects of the COVID-19 pandemic in the Brazilian educational sector in the first half of 2020. The startup is a software warehouse whose systems seek to solve specific problems of educational institutions, from basic to higher level, such as relationship, attraction, and retention of students. In the midst of a scenario of probable crisis in the sector, the partners seek business alternatives to assist educational institutions while wanting to ensure the growth and continuity of the company itself. Applicable in Entrepreneurship, Marketing, and IT courses in undergraduate and graduate Business Management programs, this case addresses concepts of Information Economy, models of offer and pricing of software.
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    Artigo Científico
    Salário mínimo e desigualdade no Brasil entre 1981-1999: uma abordagem semiparamétrica
    (2009) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Rodrigues, Eduardo Augusto de Souza
    Este trabalho apresenta uma abordagem semiparamétrica para analisar o efeito do salário mínimo na distribuição salarial do Brasil entre 1981 e 1999. A estratégia utilizada baseia-se na desenvolvida por DiNardo et al. (1996) e que ainda não havia sido empregada para o Brasil. Além do salário mínimo, verificamos os efeitos de outros três fatores, a fim de comparar a importância de cada um deles na evolução da desigualdade brasileira. São eles: i) a distribuição do nível educacional; ii) o grau de sindicalização; e iii) outras características individuais. Utilizamos dados das PNADs e um estimador não paramétrico (Kernel) da densidade dos salários com pesos apropriados para captar os efeitos de cada um dos fatores. Uma das princi pais contribuições desse método é permitir uma representação visual clara do impacto de cada um desses fatores e em quais pontos da distribuição salarial cada um exerce maior influência. Os resultados apontam para efei tos importantes do mínimo sobre a desigualdade brasileira.
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    Artigo Científico
    O papel do capital humano na trajetória da desigualdade de salários no Brasil no período de 1981 a 2006
    (2008) Tavares, Priscilla Albuquerque; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Este artigo estuda o impacto das transformações educacionais que vem ocorrendo no mercado de trabalho sobre a desigualdade de salários no Brasil entre 1981 e 2006. Os resultados mostram que os retornos à educação relacionam-se positivamente com a desigualdade de salários. A despeito do aumento da qualificação da força de trabalho, o efeito-composição, que atuou no sentido de elevar a desigualdade de salários nos anos 1980, não vem apresentando impactos significativos sobre a dispersão salarial desde então, mas deve colaborar para a redução da iniqüidade salarial a partir de 2012. Finalmente, conclui-se que as mudanças na desigualdade de salários no Brasil estão concentradas na cauda inferior da distribuição.
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    Artigo Científico
    A relação entre altura, escolaridade, ocupação e salários no Brasil
    (2008) Curi , Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Neste artigo analisamos os efeitos da altura, utilizada como proxy para as condições sócio econômicas, demográficas, de saúde e dos ambientes físico e social vivenciadas por uma pessoa, sobre a escolaridade e os salários no Brasil, utilizando dados da PPV e da POF. Examinamos a influência da altura na conclusão dos ciclos escolares, na alocação entre as ocupações e nos salários dos indivíduos, separadamente para homens e mulheres. Os resultados mostram que a altura tem impacto positivo e significante na conclusão dos quatro ciclos para as mulheres, e na conclusão do ensino fundamental 1 (1ª a 4ª série), ensino fundamental 2 (5ª a 8ª série) e ensino médio para os homens, sendo o impacto para os homens maior do que para as mulheres. Além disto, a altura tem impacto positivo e significante na renda dos indivíduos, independentemente do seu impacto na educação e na ocupação. Por fim, as ocupações que requerem mais habilidade atraem indivíduos, em média, mais altos do que as ocupações que exigem menos habilidade. Os resultados indicam que deficiências de capital humano na infância têm efeitos muito importantes no decorrer do ciclo de vida das pessoas e que, portanto, investimentos públicos na saúde, educação, habitação e nutrição na infância têm um retorno muito elevado.
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    Artigo Científico
    Ação jovem: avaliando o impacto de um programa de transferência de renda condicional em São Paulo
    (2007) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Vasconcellos, Lígia
    Este trabalho avalia economicamente o programa Ação Jovem, um programa de transferência de renda condicionado à freqüência escolar, implementado pelo governo de Estado de São Paulo a partir de 2004. Através de métodos de emparelhamento, comparamos uma amostra de jovens beneficiários do programa com um grupo de controle, construído a partir dos dados da Pesquisa Mensal de Emprego. Os resultados indicam que os recipientes da bolsa tiveram em média uma freqüência escolar 14% maior do que o grupo de controle, sendo este resultado mais alto para os que estavam fora da escola. Além disto, o programa reduziu a porcentagem de jovens trabalhando em 22%, principalmente entre os jovens que já estavam na escola. O retorno econômico do programa, abstraindo-se os seus custos administrativos, foi de 13% a 15% ao ano, dependendo das hipóteses utilizadas. 
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    Artigo Científico
    Revisitando a mobilidade intergeracional de educação no Brasil
    (2019) Mahlmeister. Rodrigo; Ferreira, Sergio Guimarães; Veloso, Fernando; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Neste artigo apresentamos evidências recentes acerca da mobilidade intergeracional de educação no Brasil. Verificamos que o grau de persistência educacional se reduziu substancialmente desde os anos 1990, para todas as regiões, raças e situações de domicílio. Isso se explica pelo aumento da escolaridade de filhos dos pais pouco escolarizados e pela estabilização da escolaridade dos filhos de pais mais escolarizados em 11 anos de estudo. Apesar disso, a mobilidade ainda é menor para os filhos de pais menos escolarizados. Por último, atestamos um aumento da mobilidade educacional nas gerações mais jovens.
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    Artigo Científico
    Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil
    (2019) Komatsu, Bruno; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Oliveira, Pedro Augusto Costa; Viotti, Leonardo Teixeira
    Este artigo descreve a trajetória do nível e da desigualdade educacional no Brasil desde a primeira metade do século XX. Combinamos diversas fontes de dados históricos, tais como os relatórios do Ministério de Negócios do Império, os Anuários Estatísticos do Brasil e os Censos Demográficos para construir novas medidas de escolaridade e calcular índices de Gini educa cional entre 1900 e 2000 para cada região e para o Brasil como um todo. Nossos resultados mostram que entre 1900 e 1930, a proporção de pessoas com ensino primário completo na população permaneceu em torno de 5%, ao passo que a parcela com ensino secundário completo esteve sempre abaixo de 1% e que somente 0,3% tinham ensino superior completo. Assim, a desigualdade educacional permaneceu constante até 1920, declinou lentamente entre 1920 e 1950 e mais rapidamente somente a partir de então.
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    Artigo Científico
    A relação entre o ensino superior público e privado e a renda e emprego nos municípios brasileiros
    (2017) Rocha, Roberto Hsu; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Oliveira, Alison Pablo de; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Este artigo tem como objetivo analisar a influência da expansão do ensino superior sobre o mercado de trabalho. Para isso, examinamos como o aumento dos graduados dos setores público e privado nos municípios brasileiros se relaciona às variáveis de mercado de trabalho e renda média. Com dados em painel e utilizando diferentes especificações, nossos resultados indicam que o crescimento do ensino superior está associado ao aumento do salário médio, da taxa de ocupação e da renda per capita. A variação relativa dos concluintes em instituições públicas é fortemente correlacionada com os salários e as rendas médias, enquanto os graduados de instituições privadas apresentaram correlações comparativamente maiores com a taxa de ocupação. Além disso, a área de conhecimento associada à maior variação salarial e de renda é de agricultura e veterinária.
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    Artigo Científico
    O papel da oferta e da demanda por qualificação na evolução do diferencial de salários por nível educacional no Brasil
    (2014) Pecora, Alexandre Reggi; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Este artigo tem como objetivo analisar o impacto da oferta e da demanda por trabalho qualificado sobre o diferencial de salários entre trabalhadores de elevada e baixa qua lificação para o Brasil, durante o período de 1992 a 2009. Para tanto, foi utilizado um modelo microeconômico de oferta e demanda por trabalho qualificado, em que o grupo de baixa qualificação é formado por uma combinação CES entre o grupo intermediário e não qualificado. Os resultados apontam para uma elevação do diferencial de salários entre o trabalho de elevada qualificação (com ensino superior) e baixa qualificação (com ensino médio ou ensino básico) no período de 1992 a 2001, impulsionada pelo aumento da demanda por trabalho qualificado. Porém, no período de 2002 a 2009, houve uma pequena diminuição desse diferencial, determinada pela intensificação da oferta relativa de trabalho qualificado que ocorreu durante esse período.
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    Artigo Científico
    Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB
    (2012) Franco, Ana Maria Paiva; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Os elaboradores de políticas educacionais têm dado enfoque às políticas de “responsabilização” como forma de melhorar a qualidade da educação. Com base no desempenho dos alunos em testes padronizados, constroem-se medidas para classificação das escolas e estabelecem-se metas para guiar políticas de incentivo, assistência e sanção às escolas, como no caso do Chile e dos EUA. Em alguns casos, pode ser difícil obter rankings confiáveis, devido à elevada estratificação social no sistema educacional e ao problema de reversão para a média, que causam ruído nas estimativas. Neste trabalho foram analisadas diferentes medidas utilizadas para se construir rankings de escolas a partir das avaliações feitas pelo SAEB na 4ª série do Ensino Fundamental. Uma das medidas analisadas parece atender aos requisitos de ser estável e, ao mesmo tempo, não refletir principalmente o status socioeconômico dos alunos.