Trabalho de Conclusão de Curso | Pós lato sensu

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo de caso do regime de governança colaborativa para o combate às enchentes na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê
    (2020) Simionato, Letícia Yoshimoto
    O presente trabalho elabora o Estudo de Caso do arranjo institucional estabelecido para a gestão da drenagem urbana na Bacia do Hidrográfica do Alto Tietê, com enfoque nas dinâmicas de governança colaborativa que se organizam para a construção e implementação de soluções de combate às enchentes urbanas no perímetro em questão. A análise das dinâmicas de colaboração entre os componentes do Regime de Governança Colaborativa, que toma forma no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, permite identificar que, apesar do grande potencial de alinhamento e participação dos atores envolvidos, há pontos de fragilidade nas dinâmicas de poder e de tomada de decisão que prejudicam a efetiva atuação conjunta no combate às enchentes urbanas na Bacia do Alto Tietê. Dentre os possíveis caminhos para a obtenção de relações mais equilibradas entre os componentes do arranjo, são apontados realinhamento de princípios do engajamento dos atores, para que seja contemplada com mais efetividade a busca por soluções conjuntas de combate às enchentes urbanas. Além disso, torna-se indispensável a ampliação das ferramentas de dinâmicas de deliberação, o que passa pela capacitação inicial de novos colaboradores, reciclagem dos conhecimentos pela equipe pré-existente e incentivo à construção de referenciais inovadores, de fato estabelecidas a partir de um trabalho unificado, que compreenda estrategicamente a bacia hidrográfica como um território que precisa ser contemplado pelo planejamento como um todo.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo de caso da implementação do Programa de Desenvolvimento Profissional de Lideranças na Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco
    (2020) Baldivia Junior, José Roberto
    Esse trabalho tem por objetivo sistematizar e analisar o caso de implementação de um programa inovador de desenvolvimento de lideranças baseado em competências da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco (SEE-PE). O trabalho parte de framework de análise de políticas de desenvolvimento baseado em competências para registrar o caso, utilizando os documentos oficiais do processo e entrevistas com os gestores envolvidos, para identificar o histórico das ações e o resultado percebido pelas partes. Como resultado, tem-se uma análise crítica do desenho e implementação da política, destacando facilitadores do processo e pontos de melhoria e sugerindo diretrizes que devem nortear replicação do programa em outros órgãos públicos.