PAULO FURQUIM DE AZEVEDO

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 106
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    Private Entrepreneurs In Public Services: A Longitudinal Examination Of Outsourcing and Statization Of Prisons
    (2011) SANDRO CABRAL; SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; PAULO FURQUIM DE AZEVEDO
    Some fear that the profit-maximizing orientation of private entrepreneurs conflicts with societal goals expected in the provision of complex public services. Received contractual theories advocate that private involvement in public services will result in cost reductions at the expense of quality. Using prisons as our empirical context, we benefit from an event involving the outsourcing and subsequent statization of correctional facilities in Brazil. Triangulating between quantitative and qualitative information, we do not find evidence of quality deterioration in outsourced prisons and suggest that a key mechanism driving this result is the presence of public supervisors closely working on site with private entrepreneurs in a hybrid governance fashion. We then deliver a set of new propositions that move beyond hazard considerations to examine how the combination of heterogeneous public and private capabilities might yield learning and spillover effects unattainable through pure government management or full-fledged privatization.
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    Economic Incentives or Communication: How Different Are their Effects on Trust
    (2016) TATIANA IWAI; PAULO FURQUIM DE AZEVEDO
    This study investigates the effects of economic incentives and communication on the cognitive and behavioral responses after an alleged trust violation. We argue that these responses depend on the type of solution used to foster cooperation between agents. On the cognitive level, we compare the effects that structural (economic incentives) and motivational (communication) solutions exert on trusting beliefs and trusting intentions after an adverse event. On the behavioral level, we compare these effects on the willingness to bear risk. Our experiment shows that, after a negative event, relationships wherein communication is used to foster cooperation are associated to greater external causal attribution, greater perceived benevolence/integrity, and greater willingness to reconcile and to accept risks related to other's behavior. These findings suggest that relationships based on motivational solutions are more resilient to negative events than one based on structural solutions.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O impacto do pix na dinâmica concorrencial do mercado bancário e de meios de pagamento brasileiro.
    (2024) Cabral, César Murilo Nogueira
    O objetivo deste estudo é analisar o impacto do Pix na dinâmica concorrencial do mercado bancário e de meios de pagamento no Brasil. A pesquisa investiga o modelo de interoperabilidade adotado para este novo meio de pagamento, bem como suas implicações, exploradas por meio de hipóteses. Especificamente, o estudo avalia se o Pix, ao reduzir as barreiras de entrada foi capaz de influenciar o crescimento dos depósitos a prazo em instituições não incumbentes, através da redução dos switching costs, se alterou o padrão de receitas de tarifas nas instituições financeiras e se impactou a rentabilidade através do indicador de Lerner. Utilizando modelos de regressão com dados em painel, a pesquisa indica que o Pix teve influência na dinâmica da concorrência no sistema financeiro brasileiro, permitindo que players de menor porte exercessem maior pressão competitiva no mercado bancário através da migração de depósitos a prazo dos bancos incumbentes para os não incumbentes. Esta é a principal contribuição do estudo para a literatura vigente sobre o tema.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Efeito da celebração de TACs na judicialização das decisões regulatórias
    (2025) Ribeiro, Nicole de Souza
    Este estudo investiga o impacto da celebração de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) na judicialização das decisões administrativas no setor de telecomunicações brasileiro. A pesquisa parte da constatação de que um volume significativo de multas aplicadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não resulta em pagamentos efetivos, devido à judicialização prolongada. Utilizando dados de processos administrativos de descumprimento de obrigações (PADO) de 1997 a 2024, o estudo aplica modelos de regressão logística para analisar a probabilidade de judicialização em função de variáveis como valor das multas e complexidade dos casos. Os resultados indicam que TACs reduzem significativamente a probabilidade de judicialização, destacando-se como uma solução eficaz para mitigar litígios e promover investimentos sociais. Este trabalho contribui para um entendimento mais profundo das dinâmicas entre reguladores e prestadoras, oferecendo perspectivas valiosas para a formulação de políticas regulatórias mais eficientes e colaborativas.
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    Pró-devedor ou Pró-credor? Medindo o Viés dos Juízes Brasileiros
    (2011) Luk-Tai Yeung, Luciana; PAULO FURQUIM DE AZEVEDO
    Quando se acreditam que os juízes de um determinado país são politicamente enviesados, muitas previsões sombrias podem derivar daí. A literatura econômica apresenta controvérsias com relação à direção deste suposto viés, mas, de maneira geral, os economistas acreditam que as cortes brasileiras tendem a favorecer os devedores contra os devedores, o que pode levar a grandes desincentivos para os investimentos e para a concessão de crédito. Curiosamente, este debate controverso não tem sido acompanhado de uma análise empírica. Este artigo tem como objetivo testar a hipótese da existência do viés pró-devedor nas cortes brasileiras. Uma base contendo 1.687 decisões do STJ (Superior Tribunal de Justiça) referentes a dívidas privadas foi criada; estas decisões foram analisadas uma a uma, e suas variáveis regredidas através de um modelo logit. Os resultados indicam que o fenômeno do viés judicial é mais complexo do que implicado pelos trabalhos passados. Além disso, sua existência não foi confirmada pelos nossos dados empíricos.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Crescimento das Fintechs e o seu impacto no nível de concorrência do setor bancário brasileiro.
    (2024) Nunes, Marcelo Corrêa
    O objetivo desta pesquisa foi avaliar o impacto do crescimento das Fintechs no nível de concentração bancária e no poder de mercado dos bancos incumbentes no Brasil. O estudo considerou dados dos balanços dos bancos brasileiros de março de 2005 a dezembro de 2023, extraídos do site do Banco Central do Brasil. Foram avaliados o Índice Herfindahl-Hirschman (HHI) e a participação de mercado de cada instituição bancária (market share) por duas abordagens: a primeira analisando o comportamento das principais captações bancárias (depósito à vista, poupança, depósito a prazo e emissões de letras de crédito imobiliário, crédito do agronegócio e financeiras), e a segunda considerando a carteira de crédito (saldo do ativo) ao consumidor. A análise seguinte utilizou o Índice de Lerner para avaliar o impacto no poder de mercado dos bancos incumbentes. A terceira análise mediu se houve redução nas taxas de juros do crédito rotativo de cartões ao consumidor, um mercado relevante para a atuação das Fintechs. Utilizando técnicas de estimação de dados em painel com efeitos fixos, as hipóteses foram avaliadas. Os resultados indicaram, com significância estatística, que, embora tenha ocorrido crescimento das Fintechs a partir de 2017, elas ainda não conseguiram reduzir o nível de concentração para patamares anteriores à crise de 2008, que provocou um expressivo processo de consolidação bancária. As Fintechs estão conseguindo atingir índices de Lerner similares aos dos incumbentes, mas não estão afetando a rentabilidade dos bancos tradicionais. Além disso, a taxa básica de juros (SELIC) tem mais influência na variação das taxas de juros de crédito de cartões de crédito do que da atuação das Fintechs.
  • Imagem de Miniatura
    Tese
    Essays on Ambiguity and Decision Theory
    (2023) Wang, Henrique Yu Jiunn
    Esta tese analisa três casos diferentes relacionados à incerteza. O primeiro capítulo estuda um modelo teórico de conluio que assume ambiguidade em relação à demanda. O segundo capítulo estuda a decisão dos juízes em casos relacionados à saúde e como a experiência neste assunto muda seu comportamento. O terceiro capítulo estuda como os casos de corrupção na mídia afetam as decisões dos juízes em casos de corrupção de outros ramos do judiciário
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Experiência como fator determinante no crescimento e sobrevivência das empresas: estudo das franquias brasileiras
    (2018) Moises, Flavia Santiago
    O presente estudo visa investigar se a experiência adquirida ao longo dos anos de funcionamento de uma rede de franquias contribui positivamente tanto para um crescimento mais estável quanto para sua perenidade. Baseado na revisão de literatura, a hipótese deste estudo sugere que empresas com mais experiência apresentam um crescimento mais estável e se deparam com menor chance de morte empresarial. A análise econométrica foi baseada em um painel de dados com diversas características de mais de 2,200 redes de franquias brasileiras, além de utilizar ferramentas como modelos lineares e modelos de riscos proporcionais. Ao final do estudo, concluiu-se que empresas mais velhas têm mais chance de morrer, porém os resultados também mostraram que a experiência adquirida antes do início do franchising diminui as chances de morte empresarial. No que tange estabilidade do crescimento, empresas mais velhas apresentam maior estabilidade no crescimento de unidades próprias, ao mesmo tempo que não são impactadas pela experiência adquirida antes do início do franchising.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Is privatization of sanitation services good for health?
    (2018) PAULO FURQUIM DE AZEVEDO; Saiani, Carlos
  • Imagem de Miniatura
    Capítulo de Livro