Aplicação de modelo LOGIT na estimação de demanda por passagens aéreas.
Carregando...
Autores
Orientador
Moita, Rodrigo Menon Simoes
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Dissertação
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo
São muitos os desafios no setor de aviação civil no mundo, no Brasil ainda mais, já que os custos são vinculados a duas principais commodities dólar e Petróleo, de forma que oscilações nessas podem gerar prejuízos letais às empresas. Além desses fatores, restrições associadas à infraestrutura limitam o crescimento do setor, de forma que as empresas têm de disputar acirradamente os mercados existentes. Entender as variáveis que os consumidores levam em conta para a escolha da companhia aérea é uma necessidade para manter-se no mercado. Este trabalho desenvolve uma proposta de modelagem de escolha do consumidor, analisando a sensibilidade a preço, qualidade da oferta, pontualidade e eventuais preferências por marca. A maior parte dos trabalhos desse gênero mantém foco específico em um mercado ou em uma variável. Este trabalho, no entanto, tem como principal característica a amplitude da base de dados utilizada, contando com 36 mercados brasileiros, ao longo de 22 meses e com uma trajetória de preços composta por três observações. O modelo proposto permite identificar a sensibilidade que o consumidor tem simultaneamente, às variáveis citadas acima para diferentes agrupamentos de mercados. O modelo permite também observar a perda de bem estar social quando há assimetria de share.
Palavras-chave
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português