Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/786
Type: Dissertação
Title: Aplicação de modelo LOGIT na estimação de demanda por passagens aéreas.
Authors: Martin, Eduardo Ramos
Examination board: Menezes Filho, Naercio Aquino
Azevedo, Paulo Furquim de
Advisor: Moita, Rodrigo Menon Simoes
Publication Date: 2013
Original Abstract: São muitos os desafios no setor de aviação civil no mundo, no Brasil ainda mais, já que os custos são vinculados a duas principais commodities dólar e Petróleo, de forma que oscilações nessas podem gerar prejuízos letais às empresas. Além desses fatores, restrições associadas à infraestrutura limitam o crescimento do setor, de forma que as empresas têm de disputar acirradamente os mercados existentes. Entender as variáveis que os consumidores levam em conta para a escolha da companhia aérea é uma necessidade para manter-se no mercado. Este trabalho desenvolve uma proposta de modelagem de escolha do consumidor, analisando a sensibilidade a preço, qualidade da oferta, pontualidade e eventuais preferências por marca. A maior parte dos trabalhos desse gênero mantém foco específico em um mercado ou em uma variável. Este trabalho, no entanto, tem como principal característica a amplitude da base de dados utilizada, contando com 36 mercados brasileiros, ao longo de 22 meses e com uma trajetória de preços composta por três observações. O modelo proposto permite identificar a sensibilidade que o consumidor tem simultaneamente, às variáveis citadas acima para diferentes agrupamentos de mercados. O modelo permite também observar a perda de bem estar social quando há assimetria de share.
Keywords in original language : Industrial organization
Demand estimation
Civil aviation
LOGIT
Organização industrial
Estimação de demanda
Aviação civil
LOGIT
Abstract: Challenges on civil aviation in Brazil are huge, the costs are tied with two main commodities dollar and oil, so any fluctuation on these may generate lethal losses. Besides these factors, restrictions on infra-structure inhibit the sector´s growth, pushing the companies to strongly compete on the existing markets. In this environment, knowing the customers’ behavior and understanding the variables taken into consideration when choosing an airline is a major need to be competitive in the market. Therefore this study develops a consumer choice model, analyzing its elasticity to prices, supply quality, flight punctuality and eventual elasticity to brand. The majority of the papers related to this subject focus on one specific market or on one single variable. But, this study analyses 36 Brazilian markets over 22 months. The proposed model identifies the customer´s sensibility to the variables mentioned above, also showing the loss of social welfare when there is no perfect competition.
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduardo Ramos Martin_Trabalho.pdf353.3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Eduardo Ramos Martins_Autorização.pdfINDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO294.33 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.