LETICIA FARIA DE CARVALHO NUNES

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Resumo profissional
Área de pesquisa
Nome para créditos

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Working Paper
    Panorama da Cobertura Vacinal do Brasil, 2020
    (2021) LETICIA FARIA DE CARVALHO NUNES
    A vacinação foi eleita sucessivamente uma das dez maiores conquistas da saúde pública no último século, sendo responsável por uma incrível redução da morbidade e mortalidade por doenças infecciosas em todo o mundo (CDC 1999, 2011). Estimativas revelam que vacinas administradas entre 2000 e 2030 em países de baixa e média renda podem prevenir 69 milhões de mortes, principalmente entre crianças de até 5 anos (Li et al. 2021). E, nesse último ano, a pandemia de COVID-19 reforçou o papel revolucionário da vacina na saúde global, que se tornou o principal instrumento para que o atual cenário seja superado. O presente relatório acompanha a evolução da cobertura vacinal no Brasil nos últimos anos e fornece um panorama da situação em 2020, primeiro ano da pandemia, para nove imunobiológicos presentes no Calendário Nacional de Vacinação: poliomielite, tríplice viral (primeira dose), BCG, pentavalente, hepatite B (em crianças até 30 dias), hepatite A, pneumocócica, meningocócica C e rotavírus humano. O objetivo é contribuir para o monitoramento e a análise das políticas de vacinação no país, de forma a identificar avanços e retrocessos em diferentes níveis geográficos, e estimular o debate sobre problemas e possíveis soluções. Documentar, monitorar e avaliar as políticas de saúde é essencial para garantir que elas entreguem o que se propõem à sociedade.
  • Artigo Científico
    Introduction to EconomiA COVID-19 Issue
    (2021) LETICIA FARIA DE CARVALHO NUNES; Viegas, Monica
  • Working Paper
    Vacinas: Historia, Lições Recentes e Atual Cobertura no Brasil
    (2021) LETICIA FARIA DE CARVALHO NUNES
  • Artigo Científico
    How to attract physicians to underserved areas? policy recommendations from a structural model
    (2022) Costa, Francisco; LETICIA FARIA DE CARVALHO NUNES; FABIO ADRIANO MIESSI SANCHES
  • Working Paper
    A Regionalização da Saúde no Brasil
    (2022) LETICIA FARIA DE CARVALHO NUNES; Rocha, Rudi; Rache, Beatriz
    RESUMO EXECUTIVO – A regionalização é vista como uma prioridade de política pública em saúde no Brasil, mas ainda é um trabalho em andamento. No entanto, apesar de existir grande esforço de pesquisa sobre o tema, muitas questões importantes persistem, por exemplo: (i) em que medida a regionalização avançou no país?; (ii) tem sido de fato induzida pelas normas federais?; (iii) quais os fatores que têm permitido a indução ou que têm restringido o movimento do sistema em direção à organização regional? Neste estudo, realizamos uma ampla análise empírica sobre padrões de expansão e reorganização de serviços de saúde, recursos hospitalares e fluxos de internação entre municípios ao longo das últimas duas décadas com o objetivo de avaliar se houve uma reorganização do sistema em direção a um desenho regional, e se este movimento se relaciona às normativas introduzidas. Ressaltamos desafios a um funcionamento mais regional da saúde no Brasil. O processo de descentralização do SUS e a falta de uma instância regional formal no pacto federativo dificultam a cooperação entre os entes federados. Ainda, outro desafio importante refere-se à falta de uma entidade regional com autonomia e financiamento próprio.
  • Artigo Científico
    Effect of socioeconomic inequalities and vulnerabilities on health-system preparedness and response to COVID-19 in Brazil: a comprehensive analysis
    (2021) LETICIA FARIA DE CARVALHO NUNES; Rocha, Rudi; Atun, Rifat; Massuda, Adriano; Rache, Beatriz; Spinola, Paula; Lago, Miguel; Castro, Marcia C.