Person:
GIULIANA ISABELLA

Organizational Units

person.page.bio

person.page.researcharea

person.name.variant

Search Results

Now showing 1 - 10 of 16
  • Thumbnail Image
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Investigando se a apresentação do preço oral versus escrita influencia na percepção de justiça do consumidor e na intenção de compra do consumidor
    (2018) Jacob, Matheus Horta Sampaio
    O objetivo deste estudo é verificar se o nível de construto (construal level) com o qual o preço é representado tem alguma influência na percepção de justiça do consumidor e na sua intenção de compra. Para verificar essa relação foi feita uma pesquisa com alunos do Insper na qual perguntou-se aos alunos escalas de percepção de justiça e intenção de compra a respeito de dois produtos – um quadro e um Iphone – variando a forma como o preço era apresentado. Os participantes foram informados do preço por meio de voz, letra ou número (nível de construto). Por meio de uma análise de variância este estudo não verificou nenhuma relação estatisticamente significativa entre o nível do construto utilizado para apresentar o preço e as escalas de intenção de compra e percepção de justiça. Apesar de essa relação não ter sido encontrada no caso dos produtos e escalas utilizados isso não anula a possibilidade de que o nível de construto do preço possa afetar a percepção do consumidor.
  • Thumbnail Image
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uber na mídia: um estudo informétrico
    (2017) Silva, Juliana Ferian da
    A chegada do Uber no Brasil, em 2014, desencadeou uma onda de revolta dos taxistas ao redor do país. Com toda a repercussão que se teve na mídia sobre o Uber e o Táxi, o estudo em questão tem o objetivo de analisar como que foi a atuação da mídia ao longo do tempo em relação a este assunto, se ela foi mais neutra na publicação das reportagens ou se deu algum viés. Para isto, o estudo analisa, através do método da informetria todas as reportagens que se teve no período de 2014 a 2016, em dois portais de notícias, que apareceram as palavras “táxi”, “uber” e “taxistas”. Como resultado, percebeu-se que os portais de notícias possuíram um viés mais negativo ao Táxi e mais positivo ao Uber, o que favorece a imagem do Uber. Além disso, percebe-se que os vieses dado pelos portais de notícias ao longo do tempo não foram os mesmos.
  • Thumbnail Image
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Fatores que afetam a escolha do canal de compra de produtos farmacêuticos
    (2018) Malbergier, Marcelo
    Devido à crescente importância do setor de varejo farmacêutico no Brasil e no mundo, diversas empresas ingressaram ou expandiram suas atividades. Este estudo busca entender como as marcas que conectam o consumidor ao produto, ou seja, do varejo, devem definir o seu modelo de serviço nos canais de venda físicos ou virtuais. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma análise conjunta baseada em um questionário com 139 respostas de amostra para avaliar a importância de alguns dos principais atributos que influenciam a decisão de compra do consumidor. Para compras planejadas, de maneira geral, em lojas físicas, os principais atributos na questão de importância relativa são preço e localização. Já para a compra planejada por delivery de farmácia, os atributos mais importantes (relativamente) encontrados foram preço e taxa de entrega. Para os casos de compras não planejadas destacaramse prazo de entrega e preço.
  • Thumbnail Image
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários
    (2017) Vistocchi, Mateus Martins
    O dilema entre consumir um bem hedônico ou utilitário está muito presente no dia-a-dia dos consumidores. Ao escolher o que comer, esse dilema se traduz em optar por algo mais saudável ou mais prazeroso. Após essa escolha, o consumidor geralmente tem de escolher sua sobremesa que também pode ser mais utilitária ou mais hedônica. Para fazer com que o consumidor opte pela indulgência, a literatura sugere que profissionais de marketing e vendas devam buscar a criação de pretextos para que o cliente obtenha a justificativa necessária para optar por um consumo que lhe faz sentir culpado. Nesse estudo, o objetivo é verificar se uma promoção na forma de brinde é capaz de criar essa justificativa para o consumidor, mudando sua preferência para o consumo hedônico, bem como compreender como a primeira escolha (prato principal, por exemplo) afeta a segunda (sobremesa).
  • Thumbnail Image
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Investigando o impacto de expressões faciais na intenção de compra de restaurantes dentro de plataforma de delivery
    (2020) Abreu, Theodoro Malentachi
    O desenvolvimento de Marketplaces de delivery de restaurantes trouxe milhares de restaurantes para dentro da casa do consumidor. Quando o restaurante se posiciona nesse mercado extremamente competitivo, qualquer diferenciação pode afetar a possibilidade de uma venda. O presente estudo busca investigar se a imagem facial do vendedor e sua expressão tem capacidade de impactar a intenção de compra do consumidor nesse contexto online. O impacto da expressão facial foi estudado a partir de um experimento pós-teste, no qual o grupo experimento avalia imagens de um aplicativo de delivery modificadas com a foto do cozinheiro, enquanto o grupo controle analisa os mesmos restaurantes sem ter as imagens modificadas. A introdução das expressões sorrindo, neutro não apresentou impacto da escolha dos consumidores quando comparado ao grupo controle. Por outro lado, a expressão de surpresa afeta negativamente a percepção de qualidade, quando comparado ao grupo sorriso.
  • Thumbnail Image
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Consumo sustentável no contexto da pandemia da COVID-19
    (2022) Fujihara, Beatriz
    De acordo com Sartori et al (2014), consumo sustentável visa uma forma de aquisição de diversos bens de uma maneira mais crítica, analisando o impacto que aquele determinado bem teve sobre o meio ambiente em todo o seu ciclo de produção. Com o passar dos anos, e com as diversas ameaças ambientais levantadas por ambientalistas, essa forma de consumo foi ganhando fama e se popularizando, com um número cada vez maior de indivíduos se atentando às questões sustentáveis antes de adquirir um bem. Com a proliferação da pandemia da COVID-19, os hábitos de consumo dos indivíduos mudaram, assim como ocorreu em diversas crises passadas. Por meio dessa mudança de comportamento, influenciada pela alteração da mentalidade dos indivíduos diante da preocupação com o meio ambiente, o consumo sustentável foi levantado como uma das tendências da pandemia da COVID-19. Para analisar se os hábitos de consumo dos indivíduos mudaram, neste estudo, foram utilizados dois meios, o primeiro consiste em uma pesquisa realizada na referência bibliográfica do estudo e o segundo consiste em uma pesquisa de campo feita por meio de um questionário para estudar o perfil dos indivíduos, seu comportamento de consumo e se este comportamento mudou ou não durante a pandemia. Em seguida, foi utilizada uma regressão logística para entender se os hábitos de consumo sustentável dos indivíduos mudaram durante a pandemia. Com os resultados da regressão, viu-se que as variáveis relevantes para o modelo foram “Idade”, “Instrução” e duas afirmativas relacionadas ao cuidado com o meio ambiente.
  • Thumbnail Image
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Impacto da música no marketing social: um estudo sobre o ritmo e origem da música na confiança e na intenção de doar
    (2020) Sakuda, Henrique Asatoshi
    Utilização de música em propaganda, a fim de atrair uma maior atenção ou potencializar a transmissão da mensagem se tornou muito comum. Este estudo tem como objetivo explorar os impactos da utilização de músicas de diferentes nacionalidades e forma (com canto e sem canto) em propagandas. Foi comparado os resultados dos grupos de participantes dos quais cada um dos grupos receberam o um vídeo do Programa Campo Favela que diferem nas músicas de fundo. e em seguida foram orientados a responderem a um questionário, do qual serão extraídas as variáveis dependentes e as explicativas. Os resultados encontrados indicaram indiferença nos impactos, tanto na comparação de música nacional com internacional dentro de uma propaganda, quanto indiferença nos impactos da utilização de uma música com canto e uma música sem canto.
  • Thumbnail Image
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Efeitos da pandemia na aceleração do uso da internet como meio de compra no mercado de vestuário brasileiro
    (2022) França, Nícolas Gomes
    Ainda que o surgimento da pandemia do COVID-19 tenha afetado a todos de maneira negativa e em diversos aspectos, mostrou-se evidente uma oportunidade única de estudos relativos ao comportamento do consumidor e sua necessidade para melhor efetividade de estratégias de negócios. Baseando-se no artigo de Julia Koch, Britta Frommeyer e Gerhard Schewe (2020), este trabalho visa entender melhor como a pandemia do COVID-19 acelerou o uso de plataformas online para compra de vestuário, assim como a percepção do consumidor frente à oferta de lojas físicas e aumento na frequência de compras. O objetivo deste estudo seria o de comparar a importância de normas subjetivas e motivos utilitários e hedônicos, e suas respectivas relações com o padrão de consumo brasileiro no mercado de vestuário. Os resultados encontrados seriam que determinadas variáveis utilitárias, normas subjetivas internas e externas afetam positivamente a utilização da internet como meio de consumo e a frequência de compra. Em relação à piora na percepção de oferta de lojas físicas, esta seria afetada positivamente por certas normas subjetivas externas e negativamente pela satisfação do cliente com suas compras realizadas ao longo da pandemia.
  • Thumbnail Image
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Racionalizações: a efetividade das alegações verbais na reparação da confiança
    (2016) Lalli, Victor Marson
    O objetivo desse trabalho foi verificar a efetividade das alegações verbais que os indivíduos apresentam quando quebram a confiança de outras partes e desejam reparar e retomar o sentimento de confiança. Dada a violação, qual seria a melhor alegação a se dar no caso específico de quebra da confiança de um contratante? Alegar que apresentou um comportamento indevido por um bem maior, colocar a responsabilidade em outra pessoa ou tentar fazer com que o outro veja algo positivo na sua decisão de ter sido desonesto? Para atender aos objetivos do estudo, um experimento foi realizado em que tipos diferentes de alegações verbais foram manipulados e seus efeitos em confiabilidade percebida e intenção comportamental foram analisados. Chegou-se à conclusão de que existem alegações verbais mais efetivas do que outras quando o objetivo é reparar a confiança quebrada. Dentro do estudo, foi constatado que justificar moralmente um ato desonesto é a maneira mais efetiva no processo de retomada de confiança.
  • Thumbnail Image
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O efeito do tipo de recebimento salarial sobre a percepção de risco e o endividamento do consumidor brasileiro
    (2016) Dayan, Raquel
    O endividamento do setor privado vem crescendo ano a ano, tomando proporções altas em relação ao desenvolvimento do PIB. Em situações de crise, onde o desemprego é agravado, muitos optam por iniciar um trabalho independente, no qual não se sabe ao certo quando se receberá a renda. No presente trabalho procura-se estudar o tipo de recebimento salarial, salário fixo, comissionado, imprevisível, parcelado e sua a relação com a saúde financeira declarada dos indivíduos, um estudo de percepção de risco e endividamento.