DIOGO ABRY GUILLEN

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Proposição de um modelo de nowcasting de inflação para o Brasil
    (2024) Victória Santos Jorge
    Lidar com grandes e complexos conjuntos de dados ainda é um desafio enfrentado pelos macroeconomistas envolvidos em análise e processamento das observações em tempo real. Além disso, o grande volume de informações dificulta a seleção de variáveis que sejam relevantes para a tomada de decisões, por isso, trazemos uma abordagem de machine learning que busca selecionar as varáveis mais informativas para explicar a inflação brasileira corrente, aproveitando também que temos uma vasta gama de indicadores disponíveis que medem o nível de preços, com frequências e abrangências diversas. Usando a modelagem e bibliografia baseada nas usadas para nowcasting de atividade econômica e pelo FED de Cleveland para a inflação norte-americana, buscamos desse modo, uma forma de mensurar a inflação com base nos dados que temos em alta frequência e em tempo real, a fim de assegurar a tomada de decisão dos agentes e do Banco Central, permitindo uma compreensão mais imediata das condições econômicas atuais em um ambiente dinâmico, onde as condições podem mudar rapidamente.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Choques de política monetária: uma aplicação de Romer e Romer (2004) ao caso brasileiro
    (2024) Ruhmke, Edivan
    Este trabalho tem por objetivo analisar os efeitos que a política monetária possui sobre a inflação e o produto na economia brasileira. Para tanto, foi adotada a abordagem de Romer e Romer (2004), que tem como ponto de partida a elaboração de uma regressão cuja variável dependente é a mudança na taxa de juros e como explicativas as projeções internas da autoridade monetária. O resíduo desta regressão é o que os autores consideram como choque de política monetária, uma vez que reflete o componente exógeno da decisão. Para obter as projeções internas do Copom, se fez necessário coletar as informações das apresentações técnicas da entidade. Neste trabalho, foram coletadas as projeções de inflação, crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), de variação de preços administrados e do resultado em conta corrente para o período compreendido entre 2002 e 2018. Além de elaborar uma medida de choque de política monetária que refletisse o mais próximo possível o trabalho original de Romer e Romer (2004), foram elaboradas ainda medidas que combinassem as projeções internas do Copom com as obtidas a partir da pesquisa Focus. Neste trabalho, a estimativa do efeito sobre o produto e a inflação foi feito através das funções de Impulso-Resposta tal como obtidas pelo método de projeções locais. Os resultados indicam que um choque contracionista na política monetária tem efeitos negativos na atividade econômica e no nível de preços, diferindo de estudos anteriores. Por fim, também é feita uma comparação com outros trabalhos que buscam identificar os choques de política monetária no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Deep learning models for inflation forecasting
    (2023) Theoharidis, Alexandre Fernandes; DIOGO ABRY GUILLEN; HEDIBERT FREITAS LOPES; Hosszejni, Darjus
    We propose a hybrid deep learning model that merges Variational Autoencoders and Convolutional LSTM Networks (VAE-ConvLSTM) to forecast inflation. Using a public macroeconomic database that comprises 134 monthly US time series from January 1978 to December 2019, the proposed model is compared against several popular econometric and machine learning benchmarks, including Ridge regression, LASSO regression, Random Forests, Bayesian methods, VECM, and multilayer perceptron. We find that VAE-ConvLSTM outperforms the competing models in terms of consistency and out-of-sample performance. The robustness of such conclusion is ensured via cross-validation and Monte-Carlo simulations using different training, validation, and test samples. Our results suggest that macroeconomic forecasting could take advantage of deep learning models when tackling nonlinearities and nonstationarity, potentially delivering superior performance in comparison to traditional econometric approaches based on linear, stationary models.
  • Imagem de Miniatura
    Efeitos de política monetária no brasil: identificando o efeito informação
    (2023) Kucinski Carreira, Fernando
    O presente trabalho tem como objetivo estudar o efeito informação contido nas publicações de decisões do Comitê de Política Monetária (COPOM) e seus efeitos sobre atividade econômica, inflação e taxa de juros. Para isso, utilizamos de ferramentas de análise textual para identificar surpresas narrativas, conjuntamente com diversos estudos diferentes que identificaram choques de política monetária no mesmo período de comunicações do Banco Central. Com os dados mencionados acima, utilizamos o método de projeção local para estimar efeitos de impulso-resposta sobre as variáveis econômicas. Nossos resultados demonstraram a importância de se estudar choques de efeito informação separadamente de choques de política monetária, e de outros ganhos ao analisar os choques de efeito informação específicos de alguns campos da economia.
  • Imagem de Miniatura
    Tese
    Essays on International Macroeconomics and Finance
    (2025) Alexandrino da Silva, Victor Hugo Carvalho
    Esta dissertação é composta por três artigos acadêmicos que se aprofundam em tópicos fundamentais de política econômica: Intervenções cambiais e as transações em larga escala por parte de banco centrais, acesso ao mercado nos mercados de crédito internacional e calote de dívida soberana. Cada capítulo contribui com evidências empíricas para a literatura econômica. No Capítulo 1, apresentamos a introdução geral da tese. O Capítulo 2 investiga a influência de transações de larga escala no mercado de câmbio, usando como arcabouço os anúncios de transações cambiais do banco central na volatilidade e nos retornos de curto prazo no mercado cambial norueguês. Avançando para o Capítulo 3, o foco muda para o acesso ao mercado para economias de fronteira de baixo rendimento nos mercados de capitais internacionais, identificando fatores políticos essenciais que moldam a evolução do mercado de dívida. O Capítulo 4 apresenta um modelo quantitativo que exalta a importância da denominação da dívida nos mercados emergentes, ressaltando a dinâmica de inadimplência o os impactos da inflação. Os três capítulos elaborados aprofundam coletivamente a nossa compreensão da dinâmica da dívida soberana, do acesso ao mercado, das intervenções cambiais e do papel de agentes de de mercado, como um banco central, ao participar do mercado de câmbio. A pesquisa fornece contribuições importantes para a formulação de políticas, orientando agentes de mercado, bancos centrais e pesquisadores por meio dos resultados encontrados dentro dos três artigos.