BERNARDO DE OLIVEIRA GUERRA RICCA

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 23
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uma revisão literária sobre as fintechs de crédito
    (2020) Noia, Ana Carolina Pais
    No Brasil, cerca de 80% do sistema bancário é dominado por apenas cinco bancos (Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica e Santander). Tal concentração aponta para o fato de que o mercado não segue um modelo de concorrência perfeita e sim possivelmente de um modelo de oligopólio, onde poucos bancos são os formadores de preço. Como a concorrência é baixa, os consumidores acabam pagando por serviços mais caros e taxas de juros mais elevadas, além da entrada de novos competidores ser altamente dificultada. Contudo, com o passar dos anos, podemos notar que a concentração bancária vem caindo. De acordo com os Relatórios de Economia Bancária do Banco Central do Brasil, a concentração de ativos totais do segmento bancário comercial caiu de 82,6%, em 2017, para 81,2% em 2018 e 81% em 2019. Sabemos que vários fatores podem ter levado a essa queda, porém a entrada e o crescimento das fintechs na última década podem ajudar a explicar este fenômeno. As fintechs revolucionaram o sistema financeiro no mundo inteiro e no Brasil não foi diferente. Com o uso intenso de novas tecnologias e uma grande transparência para com seus clientes, as fintechs começaram a preencher lacunas do mercado bancário e assim se tornaram os novos concorrentes dos bancos tradicionais. Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo fazer uma revisão literária sobre o impacto das fintechs no sistema financeiro, tanto brasileiro quanto internacional, mais especificamente seu impacto no mercado de crédito. O trabalho utiliza artigos acadêmicos que estudam de maneira teórica e empírica o surgimento das fintechs e seus impactos tanto para os bancos tradicionais quanto para os consumidores.
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    The Role of Restructuring in Bank M&As: Evidence from Branch-level Data
    (2022) Mariani, Lucas Argentieri; BERNARDO DE OLIVEIRA GUERRA RICCA
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    Violence and Growth in the Mexican Drug War
    (2019) Gorrín, Jesús; Morales-Arilla, José; BERNARDO DE OLIVEIRA GUERRA RICCA
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
  • Imagem de Miniatura
    Tese
    Three Essays on Financial Regulation
    (2022) Seingyai, Apinyapon
    Esta tese tem como objetivo estudar o impacto da regulação financeira no risco, desempenho e concorrência dos bancos. O primeiro artigo estuda o impacto da regulação de Basileia III por meio do canal das subsidiárias bancárias. O segundo artigo investiga o impacto da implementação do seguro de depósito e a variação de seu esquema em diferentes países (análise cross-country). Por fim, o terceiro capítulo analisa o impacto dentro de cada país (análise within-country) das mudanças no limite de cobertura do seguro de depósito.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Idiosyncratic Moments and theCross-Section of Stock Returns in Brazil
    (2016) BERNARDO DE OLIVEIRA GUERRA RICCA; Almeida, Caio; Tessari, Cristina
  • Imagem de Miniatura
    Tese
    Essays on Public Procurement
    (2020) Martins, Darcio Genicolo
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Eleições, redistribuição democrática e o uso de paraísos fiscais
    (2022) Trigo, João de Souza
    É possível que a evasão fiscal aumente quando governos de esquerda são eleitos em democracias? Se a “ameaça” que as políticas econômicas usualmente propostas pela esquerda afetarem negativamente a confiança das elites, poderíamos esperar um aumento da evasão fiscal, similarmente ao que ocorre com a fuga de capitais. Através de modelos de regressão em painel com efeitos fixos, exploro a causalidade entre a abertura de offshores contidas nos dados do Panama e Paradise Papers com as eleições de governos de esquerda em diversos países. Embora os resultados empíricos não apontem que governos de esquerda afugentam capital por meio de mais offshores em paraísos fiscais, esta pesquisa dialoga e contribui com as literaturas de evasão fiscal e de redistribuição democrática. A utilização dos dados de abertura de offshores é uma abordagem nova e utilizada como uma proxy para estudar uma prática ilegal e de difícil acesso de dados. Avançar nessa área será importante para analisarmos o impacto dos ciclos políticos nos futuros casos de vazamentos de offshores ainda por vir.
  • Imagem de Miniatura
    Covid-19 and bank deposits in Brazil
    (2022) Carvalho, José Maria Ferreira Botelho de
    This paper explores several perspectives on the surge in bank deposits experienced in Brazil during the COVID-19 pandemic. Using branch-level data on bank deposits, I test if the growth of each of the analyzed deposits (saving, demand and term deposits) and of total deposits are related to a higher county exposure to the pandemic or a higher incidence of cash transfers of the program “emergency financial aid”. I also study the importance of systemically important banks on the growth of deposits.
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    The economic victims of violence: local exports during the Mexican drug war
    (2021) Gorrín, Jesús; Morales-Arilla, José; BERNARDO DE OLIVEIRA GUERRA RICCA