CHARLES KIRSCHBAUM

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 131
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    A ‘Nested Narratives’ Project: theoretical grounding and methodological implications
    (2013) CHARLES KIRSCHBAUM
    Narratives have been conceptualized and approached in a variety of forms in the social sciences, including ‘narrative-as-explanations’ towards ‘narratives-as-ontologies’. At this paper I explore the extent that narratives are central for understanding the ‘projective agency’ and suggest that narratives as ontologies are nested and overlapped with public/institutional narratives. This review offers a set of ‘desiderata’ that are later taken on in order to assess current methodological approaches and analytical procedures, including how the ‘narrative as network’ project might be extended in order to help researchers to formalize nested narratives.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O impacto do pix na dinâmica concorrencial do mercado bancário e de meios de pagamento brasileiro.
    (2024) Cabral, César Murilo Nogueira
    O objetivo deste estudo é analisar o impacto do Pix na dinâmica concorrencial do mercado bancário e de meios de pagamento no Brasil. A pesquisa investiga o modelo de interoperabilidade adotado para este novo meio de pagamento, bem como suas implicações, exploradas por meio de hipóteses. Especificamente, o estudo avalia se o Pix, ao reduzir as barreiras de entrada foi capaz de influenciar o crescimento dos depósitos a prazo em instituições não incumbentes, através da redução dos switching costs, se alterou o padrão de receitas de tarifas nas instituições financeiras e se impactou a rentabilidade através do indicador de Lerner. Utilizando modelos de regressão com dados em painel, a pesquisa indica que o Pix teve influência na dinâmica da concorrência no sistema financeiro brasileiro, permitindo que players de menor porte exercessem maior pressão competitiva no mercado bancário através da migração de depósitos a prazo dos bancos incumbentes para os não incumbentes. Esta é a principal contribuição do estudo para a literatura vigente sobre o tema.
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    How do Outsider Styles Become Legitimated? The Introduction of Bossa Nova in the Jazz Field
    (2012) CHARLES KIRSCHBAUM
    This paper explores the emergence and enactment of new musical styles from the perspective of critics. As the field absorbs a new style, the critics assess whether it belongs or not to the established tradition. In parallel, as musicians produce art works following the new style, critics classify and rate them. This signaling activity helps us to understand how the legitimacy process takes place vis-à-vis the production of new records. For that purpose, we explore the introduction of Bossa Nova in the Jazz field. Our results show that as this process evolved, records that combined Bossa Nova elements with Jazz were more likely to penetrate the core of the community. Conversely, musicians who played pure Bossa Nova were kept in the periphery. Finally, the assessment of “what is Bossa Nova” moved back and forth from positive statements (BN “is” Brazilian Music, inter alia) to negative statements (e.g. BN “is not” Jazz, inter alia). This swing between positive and negative statements accompanied distinctive inflection points in the institutionalization of Bossa Nova.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Crescimento das Fintechs e o seu impacto no nível de concorrência do setor bancário brasileiro.
    (2024) Nunes, Marcelo Corrêa
    O objetivo desta pesquisa foi avaliar o impacto do crescimento das Fintechs no nível de concentração bancária e no poder de mercado dos bancos incumbentes no Brasil. O estudo considerou dados dos balanços dos bancos brasileiros de março de 2005 a dezembro de 2023, extraídos do site do Banco Central do Brasil. Foram avaliados o Índice Herfindahl-Hirschman (HHI) e a participação de mercado de cada instituição bancária (market share) por duas abordagens: a primeira analisando o comportamento das principais captações bancárias (depósito à vista, poupança, depósito a prazo e emissões de letras de crédito imobiliário, crédito do agronegócio e financeiras), e a segunda considerando a carteira de crédito (saldo do ativo) ao consumidor. A análise seguinte utilizou o Índice de Lerner para avaliar o impacto no poder de mercado dos bancos incumbentes. A terceira análise mediu se houve redução nas taxas de juros do crédito rotativo de cartões ao consumidor, um mercado relevante para a atuação das Fintechs. Utilizando técnicas de estimação de dados em painel com efeitos fixos, as hipóteses foram avaliadas. Os resultados indicaram, com significância estatística, que, embora tenha ocorrido crescimento das Fintechs a partir de 2017, elas ainda não conseguiram reduzir o nível de concentração para patamares anteriores à crise de 2008, que provocou um expressivo processo de consolidação bancária. As Fintechs estão conseguindo atingir índices de Lerner similares aos dos incumbentes, mas não estão afetando a rentabilidade dos bancos tradicionais. Além disso, a taxa básica de juros (SELIC) tem mais influência na variação das taxas de juros de crédito de cartões de crédito do que da atuação das Fintechs.
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    Co-Authorship Recognition Antecedents: the Brazilian research community case
    (2012) CHARLES KIRSCHBAUM; Mascarenhas, André; Zambaldi, Felipe; Strehlau, Suzane
    The present paper explores the antecedents of co-authorship recognition in the Brazilian community of business administration research. Confronted with schematic vignettes encompassing varying levels of ambiguous and power-asymmetric situations, respondents exposed their positioning vis-à-vis co-authorship. Respondents identified the Brazilian community as favoring extrinsic exchanges (i.e., recognition is granted independently from effort invested in the research itself) even at situations where there was neither ambiguity that low effort was invested by the benefitting parties, nor power-asymmetric relationships. In contrast, individuals’ beliefs leaned towards intrinsic exchanges, with mixed results at low-ambiguity and high power asymmetric relations.
  • Imagem de Miniatura
    Capítulo de Livro
    Educação e desigualdade no Brasil
    (2015) CHARLES KIRSCHBAUM; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Este livro reúne investigações produzidas no Centro de Estudos da Metrópole (CEM) mobilizando redes sociais analiticamente. Como amplamente destacado em anos recentes, as redes sociais compõem o tecido das relações entre indivíduos, grupos e entidades que estruturam os campos onde fenômenos sociais acontecem. Apesar da ampla utilização recente das redes como metáfora de fenômenos sociais, são raros os trabalhos brasileiros que têm se debruçado sobre a investigação empírica das estruturas relacionais e suas consequências utilizando as metodologias desenvolvidas especificamente para análise do fenômeno em nível internacional. O presente livro contribui para o preenchimento de tal lacuna, ao apresentar resultados de um conjunto de investigações sobre redes sociais na reprodução das situações de pobreza, em práticas culturais e associativas, na busca de emprego, e na formulação e implementação de políticas públicas. Em seu conjunto, esses trabalhos contribuem com um importante avanço em nos só conhecimento sobre a importância das estruturas relacionais.
  • Imagem de Miniatura
    Capítulo de Livro
    Education and Inequality in Brazil
    (2019) CHARLES KIRSCHBAUM; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Quais fatores influenciam a formação de preço dos negócios realizados no mercado secundário de debêntures no Brasil?
    (2024) Rossatto, Afonso
    Este artigo analisa o mercado de debêntures no Brasil entre 2019 e 2023, focando nas características de emissão, volumes negociados, perfis dos investidores e dinâmica de mercado nos custos de negociação, especialmente o spread efetivo. O estudo revela um crescimento de 49,28% no volume de negociação anual, impulsionado por condições econômicas favoráveis, percepções de risco e novas instituições financeiras atendendo a investidores de varejo. Os resultados indicam que os spreads no mercado secundário de debêntures no Brasil são semelhantes aos dos estudos realizados com base em dados do EUA, mas maiores que os de estudo realizado com dados de Israel, benchmark em transparência e eficiência na negociação de dívida privada, já que o spread efetivo médio no Brasil foi de 1,59%, enquanto nos EUA variou de 0,135% a 1,24%, e em Israel, foi de 0,078%. Assim o que se viu nessa pesquisa é que a presença de intermediários estão associadas a custos de negociação menores, assim como a relação entre o tamanho do negócio e o spread efetivo realizado se beneficiaram de economias de escala, também resultando em spreads mais baixos. O estudo destaca a importância da transparência e das melhorias na estrutura de mercado para aumentar a eficiência e diminuir os custos de transação. Com base em mais de 2,7 milhões de transações, a pesquisa oferece sugestões sobre as forças que moldam o mercado de dívida corporativa no Brasil, enfatizando a necessidade de práticas de mercado equitativas e transparentes. As conclusões têm implicações para os envolvidos, sejam eles participantes ou reguladores, ressaltando a importância de uma infraestrutura que seja mais robusta e de melhorias regulatórias para um desenvolvimento sustentável do mercado. Por fim, recomenda-se a implementação de plataformas de negociação eletrônica, redução da assimetria de informações e promoção de práticas competitivas para melhorar a eficiência e a transparência do mercado de debêntures no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Conflitos internos na formação de identidade - um diálogo entre influenciadores digitais
    (2018) Espirito Santo, Luciana Cordeiro
    O advento da internet e o consequente desenvolvimento das plataformas digitais serviu de berço para o nascimento de uma série de novas estruturas de trabalho que não se encaixam nas teorias pré-existentes, e uma das mais vivas expressões dessa nova realidade é o surgimento dos influenciadores digitais. Atráves de uma série de 32 entrevistas em profundidade com os criadores de conteúdo da plataforma Youtube, realizadas entre outubro de 2017 e maio de 2018, esse trabalho investiga o que leva os indivíduos a dedicar seus recursos à plataforma, como é o processo de formação desta nova identidade e as experiências vividas por eles. Seguindo a metodologia da Grounded Theory, identificou-se duas dimensões principais: evolução espontânea e evolução empreendedora - que indicam as trajetórias típicas de sucesso. O empreendedorismo e o carisma emergem como temas centrais no processo criação de identidade e constata-se que a identidade de influenciador é uma construção de longo prazo. Por fim, conclui-se que personalidade carismática é um pré-requisito para o sucesso deste novo ator social mas, não obstante, a manutenção do sucesso no longo prazo depende da adoção de práticas empreendedoras. No fim, o fenômeno se estabelece a partir da concepção de empresas e não de celebridades.