Conflitos internos na formação de identidade - um diálogo entre influenciadores digitais
Carregando...
Autores
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Dissertação
Data
2018
Arquivos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo
O advento da internet e o consequente desenvolvimento das plataformas digitais serviu de berço para o nascimento de uma série de novas estruturas de trabalho que não se encaixam nas teorias pré-existentes, e uma das mais vivas expressões dessa nova realidade é o surgimento dos influenciadores digitais. Atráves de uma série de 32 entrevistas em profundidade com os criadores de conteúdo da plataforma Youtube, realizadas entre outubro de 2017 e maio de 2018, esse trabalho investiga o que leva os indivíduos a dedicar seus recursos à plataforma, como é o processo de formação desta nova identidade e as experiências vividas por eles. Seguindo a metodologia da Grounded Theory, identificou-se duas dimensões principais: evolução espontânea e evolução empreendedora - que indicam as trajetórias típicas de sucesso. O empreendedorismo e o carisma emergem como temas centrais no processo criação de identidade e constata-se que a identidade de influenciador é uma construção de longo prazo. Por fim, conclui-se que personalidade carismática é um pré-requisito para o sucesso deste novo ator social mas, não obstante, a manutenção do sucesso no longo prazo depende da adoção de práticas empreendedoras. No fim, o fenômeno se estabelece a partir da concepção de empresas e não de celebridades.
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
URL permanente
Notas
Membros da banca
Islam, Gazi
Ramos, Carla Sofia Dias
Massa, Felipe