Conflitos internos na formação de identidade - um diálogo entre influenciadores digitais

dc.contributor.advisorCHARLES KIRSCHBAUM
dc.contributor.authorEspirito Santo, Luciana Cordeiro
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorEspirito Santo, Luciana Cordeiro
dc.date.accessioned2021-09-13T03:11:22Z
dc.date.accessioned2019-07-06T19:17:57Z
dc.date.available2021-09-13T03:11:22Z
dc.date.available2018
dc.date.available2019-07-06T19:17:57Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO advento da internet e o consequente desenvolvimento das plataformas digitais serviu de berço para o nascimento de uma série de novas estruturas de trabalho que não se encaixam nas teorias pré-existentes, e uma das mais vivas expressões dessa nova realidade é o surgimento dos influenciadores digitais. Atráves de uma série de 32 entrevistas em profundidade com os criadores de conteúdo da plataforma Youtube, realizadas entre outubro de 2017 e maio de 2018, esse trabalho investiga o que leva os indivíduos a dedicar seus recursos à plataforma, como é o processo de formação desta nova identidade e as experiências vividas por eles. Seguindo a metodologia da Grounded Theory, identificou-se duas dimensões principais: evolução espontânea e evolução empreendedora - que indicam as trajetórias típicas de sucesso. O empreendedorismo e o carisma emergem como temas centrais no processo criação de identidade e constata-se que a identidade de influenciador é uma construção de longo prazo. Por fim, conclui-se que personalidade carismática é um pré-requisito para o sucesso deste novo ator social mas, não obstante, a manutenção do sucesso no longo prazo depende da adoção de práticas empreendedoras. No fim, o fenômeno se estabelece a partir da concepção de empresas e não de celebridades.pt_BR
dc.description.otherThe advent of the Internet and the consequent development of the digital platforms served as the cradle for the birth of a series of new structures that do not fit pre-existing job theories, and one of the most vivid expressions of this new reality is the emergence of digital influencers. Through a series of 32 in-depth interviews with the creators of the Youtube platform between October 2017 and May 2018, this work investigates what leads individuals to dedicate their resources to the platform, the process of building this new identity and their lived experiences. Following the Grounded Theory methodology, two main dimensions were identified: spontaneous evolution and entrepreneurial evolution - which indicate the typical paths of success. Entrepreneurship and charisma emerge as central themes in the process of identity creation and it is identified that the identity of an influencer is a long-term construct. Finally, it is concluded that charismatic personality is a prerequisite for the success of this new social actor, but nevertheless, the maintenance of success in the long term depends on the adoption of entrepreneurial practices. In the end, the phenomenon is established in the conception of companies and not of celebrities.pt_BR
dc.format.extent88 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2206
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectInfluenciador. Plataforma digital. Identidade. Empreendedorismo.pt_BR
dc.titleConflitos internos na formação de identidade - um diálogo entre influenciadores digitaispt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberIslam, Gazi
local.contributor.boardmemberRamos, Carla Sofia Dias
local.contributor.boardmemberMassa, Felipe
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication6a78e139-d40f-41eb-b258-6922f24afda5
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery6a78e139-d40f-41eb-b258-6922f24afda5
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Luciana Cordeiro.pdf
Tamanho:
2.02 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: