JOSÉ HELENO FARO

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Resumo profissional

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O modelo de média variância nos contextos de risco e ambiguidade
    (2019) Costa, Paulo José Mencacci
    O presente estudo tem como objetivo analisar o modelo de m´edia-variˆancia sob os ambientes de risco e ambiguidade. Para a constru¸c˜ao do modelo de m´edia-variˆancia com a componente de ambiguidade ser˜ao usados os modelos KMM, de Klibanoff et al. (2005), e de utilidade esperada de segunda ordem (SOEU), de Grant et al. (2009). Por fim, ser˜ao desenvolvidas as escolhas ´otimas de portf´olio e apontadas as diferen¸cas e semelhan¸cas entre os modelos a partir de suas constru¸c˜oes te´oricas. Com esses resultados, ´e poss´ıvel obter uma nova interpreta¸c˜ao para o modelo CAPM.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A hipótese de risk as feelings e crenças não-aditivas
    (2024) Van der Ley, Júlia Oliveira
    Este trabalho tem como objetivo principal analisar a influência das emoções na escolha sob incerteza. A pesquisa se concentra na hipótese de risk as feelings (LOEWENSTEIN et al., 2001), que reconhece o papel dos sentimentos na tomada de decisão, incorporando-os nas escolhas sob incerteza. Entretanto, essa hipótese carece de uma formulação explícita que leve a potenciais aplicações com o uso de modelos matemáticos. A abordagem da utilidade esperada de Choquet introduzida por Schmeidler (1989), incorpora a noção de crenças não aditivas como uma resposta a problemas informacionais. O estudo investiga como as respostas emocionais podem afetar as preferências e decisões das pessoas em situações incertas, propondo que medidas não aditivas (ou capacidades) podem capturar esses fatores, representando as crenças dos agentes. Dessa forma, este trabalho busca contribuir com a literatura ao mostrar que as crenças não aditivas podem incorporar as emoções, mesmo em contextos que não há problemas informacionais.
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    Dissertação
    Incentive contracts: stocks versus options under ambiguity
    (2017) Gaspar, Thales Carloni
    O trabalho analisa o custo relativo entre a utilização de ações e opções como base para contratos de incentivo, quando o Principal é neutro ao risco e neutro à ambiguidade e o Agente é avesso ao risco e avesso à ambiguidade. Uma extensão do modelo clássico com função media-variância de preferências é utilizado para lidar com a aversão à ambiguidade. Os resultados indicam que o resultado encontrado no trabalho clássico sobre o tema, onde ações são menos custosas que opções para induzir o nível esperado de esforço por parte do Agente, é válido sob condições gerais. Contudo, existe um cenário possível onde esse resultado é alterado. Ainda, isso só é possível sob um determinado conjunto de restrições e, adicionalmente, tanto o valor da firma quanto o risco do valor da firma são ambíguos.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Efeitos do endividamento na rentabilidade: evidências para empresas brasileiras de capital aberto
    (2014) Pugliese, Marcelo Takaoka
    Este estudo tem como objetivo estudar a relação entre o endividamento e a rentabilidade de empresas brasileiras não financeiras de capital aberto, testando se existe relação e se esta é positiva ou negativa. Para testar a hipótese de pesquisa, utilizaram-se análises de correlação e regressão de dados em painéis. A análise foi feita utilizando dados de empresas brasileiras de capital aberto entre 2007 e 2012. Concluiu-se que o endividamento apresenta efeito negativo, ocorrendo tanto de maneira contemporânea quanto defasada em um período, na rentabilidade das empresas.
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    Dissertação
    Momentum e Overreaction no Mercado de Ações Brasileiro
    (2021) Santos, Pedro Henrique Mosquera
    Na literatura de finanças, uma anomalia é um desvio do resultado esperado por uma teoria ou paradigma. A anomalias de Momentum e Overreaction consistem em obter retornos acima do mercado formando carteiras baseadas somente na informação de retornos passados dos ativos. No caso do Momentum, observa-se uma persistência nos preços, e a estratégia para validá-la é a formação de uma carteira que compra os ativos que obtiveram os maiores retornos no período passado (os “vencedores") e vende os ativos com os menores retornos no passado (os “perdedores"). Já no efeito Overreaction, observa-se uma reversão na tendência dos preços, e a estratégia de composição das carteiras é contrária, compra-se os “perdedores", e vende-se os “vencedores". Apesar de opostos, ambos efeitos foram documentados na literatura, o Momentum no curto-prazo (menor que 12 meses) e a Overreaction no longo-prazo. Esse trabalho avalia a existência desses dois efeitos no mercado brasileiro na janela entre janeiro de 2000 até outubro de 2021. Foi observado um efeito de Overreaction robusto, enquanto as evidências encontradas de Momentum são fracas e estatisticamente não relevantes. Para ambos os efeitos, é avaliado comparativamente o resultado durante a pandemia de covid-19 frente ao histórico prévio. É observada uma variação no comportamento de ambos que parece ser indicativa de impacto do estado do mercado nos efeitos estudados.
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    Misvalutation e economia comportamental: empresas brasileiras pré e pós pandemia Covid - 19
    (2023) Giovanelli, Leonardo Gandur
    Este estudo tem como principal objetivo avaliar como a pandemia gerada pelo Covid 19 afetou a precificação de ativos brasileiros. Para isto são utilizados conceitos da economia clássica e da economia comportamental. A economia clássica considera que os preços dos ativos refletem toda informação pública e privada disponível. Além desta premissa, também considera que os agentes econômicos possuem tempo e recursos de forma que isto não seja um fator limitante na utilização da informação em benefício próprio ou para otimizar a gestão de uma carteira de investimentos. Desta forma anomalias no preço de ativos, como observadas em 2000 com a crise da internet ou em 2008 com a crise do subprime não deveriam ocorrer, pois os ativos estariam bem precificados, todavia, além das crises citadas, outras anomalias também ocorreram. Neste cenário que a economia comportamental passa a ser estudada de forma a complementar modelos tradicionais. A pandemia causada pelo Covid-19 iniciada em 2020 além da crise sanitária, também causou stress financeiro. Tendo o período pré-pandemia representado por 2019 e pós pandemia representado por 2021, este estudo compara a precificação de ações brasileiras dos setores de aviação, financeiro e varejo. A hipótese inicial é que o stress causado pela pandemia geraria pessimismo no mercado financeiro e ações passariam a ser precificadas com tendência de subavaliação. O resultado obtido confirma a hipótese inicial, uma vez que ações supervalorizadas passaram a ser bem precificadas ou subavaliadas.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Teoria moderna de portfólio aplicada ao mercado brasileiro: Markowitz vs diversificação ingênua
    (2015) Alves, Luiz Henrique Leal Rodrigues
    O presente estudo busca analisar a performance do modelo de Markowitz (1952) frente à diversificação ingênua no mercado brasileiro. Com esse intuito, foram construídas três carteiras de ativos de risco ótimas de Markowitz com ações brasileiras, mudando de uma carteira para outra somente as quantidades de ativos “disponíveis”. Isto foi feito para compreender como a ponderação do procedimento matemático vai se comportando frente a ponderação atribuída à diversificação ingênua conforme o aumento do número de ativos e pôde ser visto que não existe nenhum tipo de semelhança atribuída as ponderações das carteiras conforme o número de ativos aumenta. Ademais, pode ser observado que os rendimentos dessas carteiras que utilizam a teoria moderna de portfólio obtêm um desempenho inferior frente a uma estratégia de diversificação ingênua, a estratégia de diversificação mais simples possível, conforme o número de ativos “disponíveis” vai aumentando. E para comparação de resultados buscou-se utilizar como parâmetro de rendimento o Índice de Sharpe (1966), entretanto os retornos de todas as carteiras com os dados fora da amostra apresentaram Índice de Sharpe negativo inviabilizando qualquer tipo de comparação, então como alternativa como parâmetro de desempenho utilizou-se a Razão da Informação.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Integrais não aditivas e escolha sob incerteza
    (2018) Vianna, Jefferson Marques
    O presente trabalho tem como objetivo entender o processo de criação e evolução da Teoria da Decisão, uma importante área da Microeconomia. Nele, seguindo uma abordagem axiomática, entendemos o conceito de racionalidade e de tomada de decisão baseada na função de utilidade de von Neumann-Morgenstern. Além disso, entendemos como funciona o modelo bayesiano, com sua visão de probabilidade subjetiva, bem como quais são suas suposições e como alguns paradoxos são utilizados para testar os limites da subjetividade. Em seguida, avançamos na teoria utilizando o conceito de capacidade e de integrais não aditivas de Choquet, baseado no insight de Schmeidler, compreendendo as decisões de um indivíduo sob incerteza, inclusive para alguns estudos específicos, como a escolha do tomador de decisão em eleições, teoria do voto, sob ambiguidade e outros desenvolvimentos recentes.
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    Dissertação
    Competition in context-dependent demand settings
    (2016) Braz, Guilherme Ude
    Os efeitos de similaridade e atração são vieses cognitivos que distanciam o comportamento humano dos modelos de escolha mais tradicionais na teoria microeconômica. O efeito de similaridade consiste no fato de que quão mais próximas forem diferentes opções, maior a probabilidade destas opções capturarem share umas das outras. O efeito de atração faz com que bens inferiores, porém similares, aumentem a probabilidade de escolha do produto superior a eles. Neste trabalho, apresentamos modelos de escolha discreta que acomodam ambos os vieses. Os modelos de escolha que propomos são baseados na attribute rule, um modelo que desmembra cada opção em diferentes atributos. Também modelamos o impacto destes dois vieses na competição entre firmas e verificamos se nossos resultados teóricos são compatíveis com o comportamento das firmas no mercado brasileiro de aluguel de carros. Nossos resultados indicam que firmas que lidam com o efeito de similaridade têm incentivos para escolher portfólios menores que os portfolios que seriam escolhidos caso o efeito não existisse. Adicionalmente, encontramos indicativos de que firmas rivais têm incentivos para oferecer produtos inferiores quando o efeito de atração influencia seus consumidores. Também encontramos evidências de que as locadoras de veículos no Brasil levam os dois vieses cognitivos em consideração quando estão desenhando seu portfólio de produtos.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Avanços recentes na teoria da escolha sob ambiguidade: Consequências e fenômenos relacionados
    (2020) Borges, Vinícius dos Reis
    Neste trabalho é realizada uma revisão da literatura relativa à teoria da decisão sob incerteza, mais especificamente à evolução das contribuições acadêmicas sobre os comportamentos e atitudes frente à ambiguidade. Naturalmente, previamente a tal discussão os modelos de utilidade esperada sobre risco e incerteza subjetiva são analisados. Tendo como ponto de partida o importante paradoxo de Ellsberg, essa dissertação passa a apresentar os conceitos fundamentais e os modelos que permitem tratar ambiguidade. Mais importante, são discutidas e apresentadas as consequências para alguns modelos que anteriormente se baseavam somente no modelo de utilidade esperada. Por fim, são discutidos alguns trabalhos que lançam luz à alguns fenômenos relacionados à ambiguidade que podem condicioná-la.