JOSÉ HELENO FARO
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Artigo Científico Dynamically consistent objective and subjective rationality(2022) Bastianello, Lorenzo; JOSÉ HELENO FARO; Santos, AnaA group of experts, for instance climate scientists, is to advise a decision maker about the choice between two policies f and g. Consider the following decision rule. If all experts agree that the expected utility of f is higher than the expected utility of g, the unanimity rule applies, and f is chosen. Otherwise, the precautionary principle is implemented and the policy yielding the highest minimal expected utility is chosen. This decision rule may lead to time inconsistencies when adding an intermediate period of partial resolution of uncertainty. We show how to coherently reassess the initial set of experts’ beliefs so that precautionary choices become dynamically consistent: new beliefs should be added until one obtains the smallest “rectangular set” that contains the original one. Our analysis offers a novel behavioral characterization of rectangularity and a prescriptive way to aggregate opinions in order to avoid sure regret.Trabalho de Conclusão de Curso Gamification: teoria, prática e potenciais aplicações(2014) Paredes, João Frederico BuricheGamification, definido como o "uso de elementos de jogos e técnicas de design de jogos em contextos não-jogos” (Deterding et al, 2011), é um conceito recente, que ainda está em fase embrionária na academia, porém, com empresas já prestando serviços de consultoria a respeito no mundo dos negócios. Qual o estado da arte de gamification no mundo acadêmico? Esta monografia tem como objetivo explicar como a teoria econômica explora os conceitos de gamification como ferramenta de alteração dos incentivos, avaliando evidências práticas, modelos de mecanismos de critérios absolutos e relativos dentro de badge design e potenciais aplicações no contexto de setor público e graduação.Artigo Científico Ambiguity aversion in the long run: “To disagree, we must also agree”(2016) Araujo, Aloisio; Silva, Pietro da; JOSÉ HELENO FAROTrabalho de Conclusão de Curso Avanços recentes na teoria da escolha sob ambiguidade: Consequências e fenômenos relacionados(2020) Borges, Vinícius dos ReisNeste trabalho é realizada uma revisão da literatura relativa à teoria da decisão sob incerteza, mais especificamente à evolução das contribuições acadêmicas sobre os comportamentos e atitudes frente à ambiguidade. Naturalmente, previamente a tal discussão os modelos de utilidade esperada sobre risco e incerteza subjetiva são analisados. Tendo como ponto de partida o importante paradoxo de Ellsberg, essa dissertação passa a apresentar os conceitos fundamentais e os modelos que permitem tratar ambiguidade. Mais importante, são discutidas e apresentadas as consequências para alguns modelos que anteriormente se baseavam somente no modelo de utilidade esperada. Por fim, são discutidos alguns trabalhos que lançam luz à alguns fenômenos relacionados à ambiguidade que podem condicioná-la.Dissertação Competition in context-dependent demand settings(2016) Braz, Guilherme UdeOs efeitos de similaridade e atração são vieses cognitivos que distanciam o comportamento humano dos modelos de escolha mais tradicionais na teoria microeconômica. O efeito de similaridade consiste no fato de que quão mais próximas forem diferentes opções, maior a probabilidade destas opções capturarem share umas das outras. O efeito de atração faz com que bens inferiores, porém similares, aumentem a probabilidade de escolha do produto superior a eles. Neste trabalho, apresentamos modelos de escolha discreta que acomodam ambos os vieses. Os modelos de escolha que propomos são baseados na attribute rule, um modelo que desmembra cada opção em diferentes atributos. Também modelamos o impacto destes dois vieses na competição entre firmas e verificamos se nossos resultados teóricos são compatíveis com o comportamento das firmas no mercado brasileiro de aluguel de carros. Nossos resultados indicam que firmas que lidam com o efeito de similaridade têm incentivos para escolher portfólios menores que os portfolios que seriam escolhidos caso o efeito não existisse. Adicionalmente, encontramos indicativos de que firmas rivais têm incentivos para oferecer produtos inferiores quando o efeito de atração influencia seus consumidores. Também encontramos evidências de que as locadoras de veículos no Brasil levam os dois vieses cognitivos em consideração quando estão desenhando seu portfólio de produtos.Artigo Científico Variational bewley preferences(2015) JOSÉ HELENO FAROArtigo Científico Pricing rules and arrow – debreu ambiguous valuation(2012) Araujo, Aloisio; Chateauneuf, Alain; JOSÉ HELENO FAROThis paper considers pricing rules of single-period securities markets with finitely many states. Our main result characterizes those pricing rules C that are super-replication prices of a frictionless and arbitrage-free incomplete asset structure with a bond. This characterization relies on the equivalence between the sets of frictionless securities and securities priced by C. The former captures securities without bid-ask spreads, while the second captures the class of securities where, if some of its delivers is replaced by a higher payoff, then the resulting security is characterized by a higher value priced by C. We also analyze the special case of pricing rules associated with securities markets admitting a structure of basic assets paying one in some event and nothing otherwise. In this case, we show that the pricing rule can be characterized in terms of capacities. This Arrow–Debreu ambiguous state price can be viewed as a generalization for incomplete markets of Arrow–Debreu state price valuation. Also, some interesting cases are given by pricing rules determined by an integral w.r.t. a risk-neutral capacity. For instance, incomplete markets of Arrow securities and a bond are revealed by a Choquet integral w.r.t. a special risk-neutral capacity.Trabalho de Conclusão de Curso Efeitos do endividamento na rentabilidade: evidências para empresas brasileiras de capital aberto(2014) Pugliese, Marcelo TakaokaEste estudo tem como objetivo estudar a relação entre o endividamento e a rentabilidade de empresas brasileiras não financeiras de capital aberto, testando se existe relação e se esta é positiva ou negativa. Para testar a hipótese de pesquisa, utilizaram-se análises de correlação e regressão de dados em painéis. A análise foi feita utilizando dados de empresas brasileiras de capital aberto entre 2007 e 2012. Concluiu-se que o endividamento apresenta efeito negativo, ocorrendo tanto de maneira contemporânea quanto defasada em um período, na rentabilidade das empresas.Dissertação Incentive contracts: stocks versus options under ambiguity(2017) Gaspar, Thales CarloniO trabalho analisa o custo relativo entre a utilização de ações e opções como base para contratos de incentivo, quando o Principal é neutro ao risco e neutro à ambiguidade e o Agente é avesso ao risco e avesso à ambiguidade. Uma extensão do modelo clássico com função media-variância de preferências é utilizado para lidar com a aversão à ambiguidade. Os resultados indicam que o resultado encontrado no trabalho clássico sobre o tema, onde ações são menos custosas que opções para induzir o nível esperado de esforço por parte do Agente, é válido sob condições gerais. Contudo, existe um cenário possível onde esse resultado é alterado. Ainda, isso só é possível sob um determinado conjunto de restrições e, adicionalmente, tanto o valor da firma quanto o risco do valor da firma são ambíguos.Dissertação Momentum e Overreaction no Mercado de Ações Brasileiro(2021) Santos, Pedro Henrique MosqueraNa literatura de finanças, uma anomalia é um desvio do resultado esperado por uma teoria ou paradigma. A anomalias de Momentum e Overreaction consistem em obter retornos acima do mercado formando carteiras baseadas somente na informação de retornos passados dos ativos. No caso do Momentum, observa-se uma persistência nos preços, e a estratégia para validá-la é a formação de uma carteira que compra os ativos que obtiveram os maiores retornos no período passado (os “vencedores") e vende os ativos com os menores retornos no passado (os “perdedores"). Já no efeito Overreaction, observa-se uma reversão na tendência dos preços, e a estratégia de composição das carteiras é contrária, compra-se os “perdedores", e vende-se os “vencedores". Apesar de opostos, ambos efeitos foram documentados na literatura, o Momentum no curto-prazo (menor que 12 meses) e a Overreaction no longo-prazo. Esse trabalho avalia a existência desses dois efeitos no mercado brasileiro na janela entre janeiro de 2000 até outubro de 2021. Foi observado um efeito de Overreaction robusto, enquanto as evidências encontradas de Momentum são fracas e estatisticamente não relevantes. Para ambos os efeitos, é avaliado comparativamente o resultado durante a pandemia de covid-19 frente ao histórico prévio. É observada uma variação no comportamento de ambos que parece ser indicativa de impacto do estado do mercado nos efeitos estudados.