ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Resumo profissional
Área de pesquisa
Nome para créditos

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Artigo Científico
    Qualidade e Estratégia no Ensino Superior: O Caso da UniItalo
    (2014) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Paixão, Roberto Brazileiro
    O caso de ensino apresenta o dilema de diversas instituições de ensino superior presentes no Brasil na tentativa de criar um diferencial competitivo. No caso do UniItalo, apesar do crescimento, a instituição apresentava grandes desafios, além do aumento da competitividade do setor e da presença de grandes players, havia a suspeita de que o crescimento acelerado poderia estar trazendo prejuízos com relação à qualidade dos alunos e do aprendizado. O desenrolar do caso evidencia os esforços da instituição na busca por indicadores capazes de analisar a qualidade do ensino, em suas várias vertentes, não somente com relação à satisfação do aluno, mas também com relação ao nível de aprendizado dos alunos. Porém, muitas dúvidas ainda pairam no ar e os desafios da área acadêmica para responder aos questionamentos dos dirigentes são muitos. O caso permite explorar discussões pertinentes à Gestão Estratégica de uma Instituição de Ensino (posicionamento competitivo, busca por diferenciais, análises das 5 forças e SWOT [strengths, weaknesses, opportunities and threats]); à Gestão Educacional de uma Instituição de Ensino Superior (como avaliar e alcançar qualidade superior, avaliar satisfação versus aprendizado, escolha da abordagem teórica acerca da avaliação); e à Gestão da Qualidade em Serviços (conceito de qualidade em serviços, percepção da qualidade, quando e onde avaliar – antes, durante ou depois do processo produtivo).
  • Artigo Científico
    Transformação Digital: Perspectiva brasileira e busca da maturidade digital
    (2018) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Tadeu, Hugo Ferreira Braga; Taurion, Cezar
    Orienta os gestores a compreender melhor os desafios e as diversas dimensões do processo da transformação digital
  • Artigo Científico
    Agendamento em centros cirúrgicos: uma solução baseada na teoria da corrente crítica
    (2021) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Castro, Robson Flávio; Zacchi, Marcelo Liguori; Sanches, Lars Meyer
    A pesquisa tem dois objetivos, o primeiro é entender a dinâmica e as razões dos atrasos em um centro cirúrgico (CC) de um hospital de referência, localizado na cidade de São Paulo, e o segundo é propor novas políticas para o processo de agendamento de centros cirúrgicos, baseado na Teoria da Corrente Crítica (TCC). Método: Para alcançar tais objetivos, foram utilizados o método de Estudo de Caso (YIN, 2014) e a técnica de Simulação de Eventos Discretos. No estudo de caso, foram coletados indicadores de processos, além da realização de entrevistas com gestores de todas as áreas e serviços relacionados ao CC. Fundamentação teórica: A gestão de centros cirúrgicos é crítica em muitos hospitais, não somente pelos altos custos envolvidos, mas também pela sua complexidade. Os gestores dos CCs são desafiados a reduzirem custos e buscarem melhorias na qualidade dos serviços prestados a pacientes e cirurgiões. A gestão de um CC envolve lidar com incertezas e variabilidades relacionadas com a quantidade e com a duração de cirurgias em um hospital. O processo de agendamento das cirurgias é crucial para o sucesso desta gestão. Resultados: Os resultados da simulação mostram que o uso da TCC melhorou significativamente os indicadores do centro cirúrgico estudado. Mesmo mantendo o volume de cirurgias por dia, observou-se uma queda no número de cirurgias iniciando com atrasos, de 94,5% para 58,3%. O atraso médio caiu de 54' para 35', uma redução de 35%. Conclusões e contribuições: Este trabalho procura propor soluções para gestores hospitalares com potencial efeito na redução de desperdícios nas operações dos CCs, na melhora dos indicadores de qualidade e na satisfação dos atores dos CCs e, por consequência, no aumento dos ganhos financeiros das instituições hospitalares.
  • Artigo Científico
    Incerteza na cadeia de exportação de açúcar
    (2013) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Santos, Marcio Cesar dos Santos; Di Serio, Luiz Carlos; Macau, Flavio Romero
    Cada vez mais a competição ocorre não só entre empresas, mas entre cadeias de suprimentos, como no caso da exportação do açúcar. O açúcar é uma commodity com baixo valor agregado e gestão da cadeia focada em eficiência, redução de custos e operações enxutas, numa demanda presumida como relativamente estável e certa. Porém, o acúmulo de incertezas nessa cadeia devido a fatores endógenos (e.g. dificuldades de escoamento) e exógenos (e.g. flutuação do mercado) exige dos gestores uma abordagem responsiva. Este estudo tem como objetivo entender o papel dos players da cadeia de suprimentos de exportação do açúcar, identificando os principais riscos que levam a uma maior variação da demanda. Observam-se alguns dos principais players num estudo de caso único, analisando o impacto de fontes de incerteza potenciais em quatro diferentes empresas, todas elos fortes da cadeia. Foram coletados dados de entrevistas semiestruturadas, observações diretas, surveys, informações de entidades de classe, notícias em jornais e Internet. A análise, a partir da triangulação das evidências, resgatou os principais pontos das entrevistas em categorias que identificam as principais incertezas na demanda, no suprimento e na base da cadeia. A conclusão é que seus gestores são desafiados a ter responsividade sem comprometer a eficiência, havendo pontos críticos que demandam atenção.
  • Trabalho de Evento
    Impactos da entrada de fornecedores internacionais em uma indústria de autopeças brasileira
    (2014) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Souza, Rafael Borges de; Macau, Flavio Romero
    Este trabalho tem o objetivo de apresentar os diferentes impactos causados pela entrada de fornecedores internacionais em uma indústria de autopeças brasileira. Mais especificamente ele avaliou, em uma empresa que trabalhava com fornecedores únicos e locais, a entrada de um segundo fornecedor internacional com relação a preço e nível de qualidade praticado pelo fornecedor local, e se houve alteração no nível de estoque praticado pela empresa compradora. O trabalho mostra que a compra de um produto junto a duas fontes de fornecimento pode gerar um impacto financeiro importante à empresa compradora e que esse impacto pode ser ainda maior se a segunda fonte de fornecimento for uma empresa internacional e não uma fonte local.
  • Artigo Científico
    O impacto do desempenho das instituições de educação básica na qualidade do ensino superior
    (2011) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Gramani, Maria Cristina Nogueira
    Esta pesquisa analisou a eficiência educacional das Unidades Federativas (UF) do Brasil, relacionando o desempenho das instituições de Educação Básica com a qualidade alcançada pelas instituições do ensino superior. Além disso, investigou-se em qual nível da Educação Básica devem alocar-se esforços para melhoria da eficiência a educacional de cada UF. A eficiência educacional foi medida considerando a relação entre o Índice de qualidade do Ensino Superior (produto) e o desempenho da Educação Básica (insumos). O desempenho da educação básica levou em consideração o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), j· a qualidade do Ensino Superior foi determinada pelo Índice Geral de Cursos (IGC). Através de uma técnica denominada Data Envelopment Analysis, foram identificadas as UFs mais eficientes e as metas de melhoria para as menos eficientes. Os resultados indicaram ainda que, em geral, os anos iniciais do Ensino Fundamental merecem maior atenção por parte dos gestores e governantes
  • Artigo Científico
    Evolução na utilização e nos gastos de uma operadora de saúde
    (2017) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Oliveira, Felippe de Medeiros; Santos, Anderson de Andrade; Santos, Bento Fortunato Cardoso dos
    O envelhecimento da população e o crescimento no número de pessoas expostas aos cuidados do sistema de saúde suplementar no Brasil aumentam a preocupação dos gestores públicos e privados com o crescimento dos custos da área de saúde. Neste trabalho foram analisados os custos por gênero, por tipo de gasto médico e por faixa etária de uma operadora de autogestão brasileira no período entre 2007 a 2013. Tal operadora é de grande interesse pois além de retratar uma condição única de restrição de crescimento de receita, também replica o perfil demográfico esperado para o Brasil no ano de 2050, quando aproximadamente um terço da sua população estará acima dos 60 anos. As análises corroboram a literatura vigente uma vez que demonstram um aumento na utilização do plano pelos mais idosos, e apontam para uma diferença nas taxas de internação entre os gêneros. O estudo também mostra um expressivo aumento no tempo médio de permanência nos hospitais e mostra crescimento dos gastos médicos muito acima da inflação, com destaque para materiais e medicamentos. No geral, esperamos que o presente estudo auxilie estudiosos e interessados em futuras comparações dos gastos médicos por idade e gênero e que colabore na sustentabilidade das operadoras de saúde no Brasil.
  • Capítulo de Livro
    Efeitos do monitoramento no desempenho de equipes de vendas: maior controle implica em melhor desempenho?
    (2019) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Pilatti, Gustavo Rodrigues