JULIANA INHASZ

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 51
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Política de metas de inflação e o repasse da variação cambial para o nível de preços
    (2014) Calvente, Bernardo
    Oscilações nas taxas de câmbio representam um repasse aos níveis de inflação de uma dada economia através tanto de efeitos diretos sobre preços de produtos importados como de variações nos preços de bens não transacionáveis, por motivos como, por exemplo, mudanças nos custos de produção das firmas. Assim sendo, como parte da literatura econômica observou uma notável redução nesses níveis de repasse nas últimas décadas, o presente estudo se propõe a buscar se, de fato, é verificável tal diminuição para os preços de uma dada economia quando ocorre a adoção de uma política de metas de inflação pelo respectivo Banco Central. Com uma autoridade monetária comprometida com a manutenção de uma meta inflacionária, acredita-se que as firmas estariam menos inclinadas a repassar variações cambiais de curto prazo para seus preços reduzindo, portanto, o impacto de tais alterações na inflação. Para tanto este trabalho se utilizará de uma análise empírica através de modelos econométricos para verificar e mensurar tais efeitos em oito economias (África do Sul, Austrália, Brasil, Coréia do Sul, México, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia). Os resultados corroboram com a hipótese previamente levantada; indicando que em um considerável número das localidades estudadas pode-se observar uma queda relevante no repasse cambial para a inflação após a adoção da política de metas de inflação por parte da autoridade monetária local.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise de fatores determinantes do volume de fusões e aquisições no Brasil
    (2018) Yoshizaki, Dalton
    Este estudo investigou quais são os fatores determinantes do volume de fusões e aquisições no Brasil. Para isso, foi proposto um modelo de múltiplas variáveis que foram classificadas em quatro grupos: (i) variáveis do mercado acionário, (ii) variáveis macroeconômicas, (iii) variáveis das firmas e (iv) variáveis de riscos políticos e econômicos. O foco da análise foram as fusões e aquisições ocorridas entre empresas brasileiras no período de 2002 a 2017. Neste período, consolidou-se no país o tripé macroeconômico baseado em um sistema de metas de inflação, câmbio flutuante e disciplina fiscal. Após a revisão da literatura e da elaboração das hipóteses, chegou-se a um modelo teórico que definiu as variáveis explicativas a serem utilizadas em um modelo de regressão de séries temporais. Através do modelo verificou-se que pelo menos uma variável de cada um dos quatro grupos apresentou significância estatística, além disso, essas variáveis corroboraram as hipóteses levantadas através da revisão da literatura. Essas variáveis foram: variação do nível de valuation, número de IPOs, variação do PIB, variação do risco-país e a volatilidade do Ibovespa. Portanto, a investigação concluiu que parte relevante da variação do volume de fusões e aquisições é explicada pelas condições do mercado acionário, da liquidez das empresas, do ciclo econômico e do nível de risco político e econômico.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O Impacto da política monetária no mercado acionário brasileiro
    (2015) Simon, Ricardo Garin Ribeiro
    Este trabalho objetivou verificar o quanto uma mudança na taxa básica de juros (SELIC) pode impactar para o retorno do mercado acionário brasileiro no dia seguinte a reunião do Comitê de Política Monetária. Através de uma análise econométrica será verificada e quantificada a interferência das decisões do COPOM para o Ibovespa. Foi utilizada uma metodologia semelhante àquela desenvolvida por Bernanke e Kuttner (2004) adaptada ao cenário brasileiro. Intuitivamente, acredita-se que uma elevação na taxa de juros tornaria o investimento em renda variável menos atraente e, dessa forma, tenderia a prejudicar o retorno do mercado brasileiro no seguinte pregão; todavia, as políticas monetárias muitas vezes já estão previstas pelo mercado e dessa forma possivelmente precificadas. Assim este trabalho também testará a eficiência de mercado na interação entre política monetária e retornos acionários.
  • Dissertação
    Impactos da Incerteza doméstica e externa sobre a América Latina
    (2024) Penteado, Maria Luiza
    Os elevados níveis de incerteza da política econômica, tanto doméstica quanto externa, provenientes dos Estados Unidos e da China, aliados aos riscos da política climática, reacendem o debate sobre seus impactos nas economias. Este estudo, por meio do modelo Global Vector Autoregressive (GVAR), examina os efeitos dessas incertezas e seus spillovers entre 1996 e 2023 nos principais países da América Latina. Os resultados apontam que essas incertezas têm impactos negativos significativos nos mercados de ações, desvalorizam as moedas da região e reduzem o PIB. Os efeitos, especialmente na atividade econômica, são mais intensos nas economias latino-americanas em relação às desenvolvidas, evidenciando sua vulnerabilidade estrutural diante de choques externos e riscos climáticos. Limitar essas incertezas por meio de políticas bem estruturadas e de longo prazo é essencial para fortalecer o ciclo econômico, promover a estabilidade financeira e enfrentar os desafios climáticos.
  • Dissertação
    Os efeitos da covid-19 nos empréstimos não performados dos mercados emergentes e das economias em desenvolvimento
    (2023) Tavares, Ismael Fabiano
    Nas últimas décadas, os empréstimos não performados (Non-Performing Loans – NPLs) se tornaram alvo de grande interesse para a literatura por estarem negativamente relacionados com a economia e a atividade bancária. Durante as crises financeiras espera-se que haja um aumento nos níveis dos NPLs que, se não tratados adequadamente podem aprofundar e perdurar ainda mais os períodos de crise. Este efeito prejudicial é ainda maior nos mercados emergentes e nas economias em desenvolvimento, pois estes sofrem com a fuga dos investimentos dos credores mundiais que têm de repatriar seus investimentos para regularizar os balanços de suas instituições financeiras durante as crises. A crise gerada pela COVID-19, foi intitulada pelo FMI como a maior crise financeira desde a última grande depressão. Esta dissertação analisa os impactos que a COVID-19 teve nos índices de NPLs nos mercados emergentes e nas economias em desenvolvimento, utilizando dados macroeconômicos como o PIB, o desemprego, a inflação e a taxa de juros em um painel, buscando entender as alterações nos níveis dos créditos não performados. Esperava-se encontrar uma relação positiva entre a crise e os índices de NPL, porém o resultado obtido foi uma leve redução dos níveis de NPL, contrariando o que as expectativas.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise do desempenho e risco de transações de fusões e aquisições durante os anos de 2005 a 2011 no Brasil
    (2015) Di Palma, Pedro Henrique
    Este estudo pretende investigar a existência de ganho de valor para os acionistas da empresa adquirida em fusões e aquisições e o seu risco inerente através da mensuração do retorno anormal das ações da empresa adquirida, desvio padrão do retorno anormal e o módulo do retorno anormal. O foco será em empresas de capital aberto brasileiras adquiridas por empresas internacionais (transações cross border) ou empresas nacionais (transações locais). O período de análise contemplará os anos de 2005 a 2011. A metodologia usada será estudo de evento de caso, formatando a janela de evento para contemplar o curto, médio e longo-prazo. Os objetivos principais do estudo são identificar os efeitos da crise do subprime, ocorrida nos EUA e no mundo durante os anos de 2007 a 2009, nas transações de fusões e aquisições, documentando as mudanças no retorno anormal e no risco implícito além de tentar identificar possíveis diferenças nos retornos e risco de transações cross border e transações locais.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Circular economy x fast fashion: qual será o futuro da sua roupa? Evidências econômicas para a indústria da moda
    (2020) Lenza, Bárbara Martinez Corton
    O objetivo desta monografia é, por meio de uma análise qualitativa, explorar a importância econômica da indústria da moda e os impactos que a mesma causa aos recursos naturais e a sociedade com o modelo de fast fashion. É apresentado neste trabalho na forma de revisão bibliográfica uma breve história da moda e da cadeia produtiva utilizada atualmente, conceitos importantes para a compreensão da economia circular e da economia criativa. Após alinhar os conceitos com a revisão bibliográfica, o desenvolvimento do trabalho apresenta os danos causados pela indústria da moda com o fast fashion e a necessidade de mudança para um sistema produtivo mais sustentável a longo prazo, como a economia circular. A economia criativa entra neste contexto como facilitadora desta transição de forma que instiga o uso da criatividade como matéria prima para a criação de produtos e processos. Conclui-se que apesar de já existir um reconhecimento das vantagens trazidas pela economia circular e até mesmo a economia criativa, ainda são poucas e recentes as pesquisas nesta área, o que dificulta uma motivação e aderência, tanto por parte das empresas privadas quanto dos governos, para a mudança de sistema.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Distributives and Output effects of income transfer after the Covid-19 pandemic shock
    (2021) Pontes, Gabriel De Souza
    O trabalho desenvolve uma análise quantitativa dos efeitos distributivos em renda e no produto agregado da economia associados à distintas alternativas de política de transferência de renda direcionada em resposta à pandemia da doença da COVID-19. O presente estudo desenvolve um modelo DSGE novo-keynesiano com dois agentes calibrado para representar a economia brasileira, introduzindo características importantes para traçar a dinâmica da economia frente à pandemia mencionada, tais como : Viés na demanda das firmas por trabalhadores mais qualificados cujas funções podem ser exercidas de maneira remota; Diferente nível de exposição dos agentes Ricardianos e não Ricardianos à pandemia e suas consequências, reforçando que grande parcela da população brasileira possui número elevado de comorbidades que elevam o potencial risco associado à doença, além de estarem mais expostos à contaminação por utilizarem transporte público, não respeitando o distanciamento necessário, por longas distâncias, além de residirem em habitações cujos números de moradores são elevados, com baixo acesso a saneamento e aparelhos públicos de saúde. No modelo, tal qual encontrado na literatura, a diferente exposição à doença e o viés introduzido sobre a demanda de mão de obra leva a assimétricos efeitos e perdas econômicas entre os agentes estudados. Os resultados foram consolidados nos efeitos distributivos na renda após observado o choque econômico-sanitário decorrente da pandemia da COVID-19, apresentando a razão entre as rendas dos agentes Ricardianos e não Ricardianos ao serem aplicadas diferentes desenhos de política de transferência de renda para conter os efeitos econômicos associados à pandemia. Em todos os exercícios e desenhos considerados, a razão Produto-Dívida é apresentada como importante métrica para melhor entendimento dos efeitos positivos e negativos associado a cada política estudada. Assim, o trabalho apresenta que o dilema enfrentado pelo governo não envolve apenas recursos, mas é preciso que se pondere os efeitos de curto e longo prazo decorrente do desenho de política adotado
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O papel da desigualdade social no crescimento econômico de longo prazo de um país
    (2015) Lima, José Lucas de
    É fato que diferentes países crescem em ritmos diferentes economicamente falando. Também é fato que cada país tem que lidar com sua desigualdade social própria. Mas qual a relação estre estes dois elementos? Muitos economistas têm tentado entender com mais clareza estes dois fatores em conjunto. Muitos teorizam que a desigualdade é necessária para o crescimento econômico, mas estão surgindo novos pensamentos que desmentem esta ideia bastante enraizada no pensamento econômico. Este estudo pretende analisar os diferentes tipos de impacto que a desigualdade social pode ter sobre o crescimento econômico de longo prazo de uma nação.
  • Imagem de Miniatura
    Livro
    Econometria de séries temporais: manual de soluções
    (2011) Bueno, Rodrigo De Losso da Silveira; JULIANA INHASZ
    A estética é um campo promissor que está sempre em expansão. Uma vez que a demanda de esteticistas profissionais continua crescendo de maneira animadora, a área de estética vem abrindo espaço para o sucesso pessoal e uma variedade de possibilidades de carreira. Elaborada por alguns dos maiores especialistas no assunto, esta obra fornece, em primeira mão, os conhecimentos que a ciência e o mundo dos negócios dos cuidados com a pele vêm desenvolvendo para oferecer o que há de melhor em educação para estética. Fundamentos de estética 3 - Ciências da pele baseia-se em uma pesquisa intensa para trazer ao leitor informações sobre as características básicas e o funcionamento da pele, abordando as principais patologias cutâneas e a forma ideal de analisar a pele, permitindo a escolha dos cosméticos ideais para cada tipo de procedimento estético. É um texto repleto de recursos tanto para profissionais que buscam aprimoramento nos serviços prestados como para estudantes que desejam se tornar profissionais diferenciados na área.