PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO
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Trabalho de Conclusão de Curso Discurso X Realidade: Greenwashing no Mercado de Moda de Luxo(2022) Ribeiro, Giovanna CéspedesCom as mudanças de comportamento do mundo fashion nos últimos anos, a moda em geral vem se caracterizando como fabricação em grande escala e alta rotatividade de tendências. Entretanto, em conjunto com esses aspectos encontra-se esgotamentos de recursos naturais, aumento da poluição e piora das condições de trabalho do setor. Em razão disso e com o avanço de discussões sobre sustentabilidade, há uma demanda maior por práticas verdes em todo o mundo da moda, desde marcas de Fast Fashion até grifes de luxo. Marcas como Gucci, Prada e Burberry estão precisando se modificar para atender esse novo mercado em ascensão, com novos tecidos, novos processos de produção, economia circular e, sobretudo, estratégias de marketing e relações públicas para comunicar as práticas inovadoras. Contudo, uma vez que, atualmente, a sustentabilidade empresarial é tão solicitada, tais práticas se tornaram uma fonte de vantagem competitiva no mercado, favorecendo a sociedade e as próprias empresas. Com isso, marcas comunicam publicamente suas estratégias sustentáveis, porém sem de fato realizá-las, logo ludibriando seus consumidores, movimento conhecido como Greenwashing, ou maquiagem verde e, infelizmente, o mercado de moda de luxo não é exceção. Por isso, por meio de um estudo de caso, este artigo se embasou em analisar os relatórios de sustentabilidade de 2021 de dois grandes conglomerados do mercado da moda de luxo, Kering S.A e LVMH, por meio de um Checklist dos Relatórios Sustentáveis das Marcas de Luxo. Assim, com o intuito de encontrar evidências de Greenwashing, as companhias foram avaliadas em 15 critérios, possuindo notas de performance de 1 a 7, sendo 7 como Best in Class no seu setor. Ao final do paper observou-se diversas evidências e indícios de Greenwashing em ambas as companhias, apesar de possuírem estratégias inovadoras no mercado e aparente preocupação com o meio ambiente.Trabalho de Conclusão de Curso Sustentabilidade Corporativa: motivadores, estratégias e resultados(2022) Mata, Vinícius Kronfly daStakeholders relevantes têm aumentado a pressão para que as corporações, por meio da sustentabilidade, alinhem sua geração de resultado financeiro a criação de valor socioambiental. Este estudo busca compreender como a adoção da sustentabilidade tem se dado no Brasil ao identificar quais tem sido os principais motivadores, estratégias e resultados das empresas em sua implementação. A pesquisa possui caráter exploratório, ao fazer uma investigação de dados qualitativos coletados por meio de entrevistas a empresas de capital aberto no Brasil. Os achados apontam que a aplicação de estratégias de sustentabilidade, com o apoio da alta liderança, tem se dado nas atividades-foco do negócio, gerando valor financeiro a partir da criação de valor socioambiental. A pesquisa também sugere que um melhor custo de capital tem sido um motivador (e um resultado) predominante da implementação da sustentabilidade corporativa.Trabalho de Conclusão de Curso Dropshipping como um modelo de logística de um e-commerce: Um estudo de caso único de uma empresa aberta na pandemia(2021) Archangelo, Alexandre de Castro deA pandemia do Covid-19 é um marco na história não só de vulnerabilidade para a sociedade, mas também de várias mudanças de hábito das pessoas. O consumidor vem aumentando sua preferência em adquirir produtos e serviços através da internet, e isso foi intensificado na quarentena devido a maior necessidade de as pessoas terem contato com o meio digital. Nesse momento de incertezas, e com o crescimento do e-commerce, o modelo de logística dropshipping se tornou uma opção bastante viável para mitigar riscos, através da venda de produtos físicos sem possuí-los em estoque. Esse trabalho tem como objetivo mostrar como funciona uma operação de dropshipping e quais as vantagens e desvantagens desse modelo, por meio de um estudo de caso de uma loja virtual criada no início da pandemia.Artigo Científico Networking and developing collaborative relationships: evidence of the auto-part industry of Brazil(2011) DANNY PIMENTEL CLARO; PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLAROPurpose – This study aims to assess the moderating effect of the business network on the effects of between relational behavior and the effects of transaction-specific investments on joint actions. Design/methodology/approach – The study was a survey-based field study designed using theoretical support from marketing channels, transaction cost economics and network perspectives. Findings – The results show the importance of relational behavior and the network in coordinating joint actions, and this has relevant managerial implications for the coordination of a collaborative relationship. The characteristics of the relationship, its length as well as the size of each partner affect the collaborative efforts of the partners. Practical implications – Firms and managers should understand not only the dyadic relationships they are in but also the network structure. Dyadic characteristics affect collaboration, while the network also has effects on the collaboration of partners in vulnerable positions. Originality/value – The paper points out the role of the network as a countervailing safeguard for dyadic TSIs and network stability. Dyadic relationships are supported by the network.Artigo Científico Network centrality and multiplexity: a study of sales performance(2012) DANNY PIMENTEL CLARO; PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO; Gonzalez, G. R.Network literature suggests that individual embeddedness leads to performance. The authors argue that resources from intra-firm social networks are critical for gaining advantages. The contribution of the paper lies at the performance impact of the network position. Previous studies have considered two alternative views, degree and closeness, of network centrality that have been shown to impact job promotion, innovation diffusion, and wage increase. To our knowledge no work has been done to identify the specific impact of the network on sales performance. Moreover, two different types of network relations were focused on in order to analyze the multiplexity of ties: friendship and advice. Conceptual work has suggested the impact of overlapping ties on performance, however elaborated empirical evidence is lacking. Estimates from a sample of salespeople in a focal firm of input supplies reveal that having many direct ties (degree centrality) and multi-dimensional relations (advice and friendship) positively influences a salesperson’s performance. The results demonstrate that salespeople can structure intra-firm ties in order to leverage firm resources and enhance individual performance.Trabalho de Conclusão de Curso Insider trading: causas, consequências e identificação de fatores que inibem ou estimulam sua ocorrência.(2022) Lerario, Bruno OgnibeneEste artigo discorre acerca do insider trading – prática que recebe pouca atenção da extensa bibliografia relacionada à precificação de ativos, embora tenha potencial de gerar grandes distorções nos mercados globais. Os objetivos do estudo são: (i) verificar a existência de insider trading no Brasil e nos EUA – proxies para países emergentes e desenvolvidos, respectivamente; (ii) identificar quais variáveis microeconômicas inibem ou estimulam o uso de informações privilegiadas para obtenção de retornos anormais por parte de investidores em momentos que antecedem anúncios de M&As. Para isto, foram utilizadas duas metodologias. A primeira delas, seguindo modelo de Tang (2016), analisa os retornos anormais dos papéis das empresas que adquirem outras nos 30 dias que antecedem os anúncios dos M&As – de tal maneira que, caso tais retornos sejam estatisticamente diferentes de zero, isto seria atribuído ao insider trading. Já a segunda se trata de uma regressão múltipla, que analisa os retornos anormais de companhias com diferentes características – tais quais tamanho, setor, nível de governança, entre outros – buscando descobrir quais fatores estão relacionados ao maior ou menor retorno em excesso obtido por agentes de mercado devido ao uso de informações privilegiadas. Conclui-se, ao final, que o insider trading está presente tanto no Brasil quanto nos EUA, a 95% de confiança. Ademais, embora o porte das empresas compradoras não tenha apresentado qualquer efeito sobre o insider trading, constatou-se que, em papéis de companhias com melhor governança corporativa, os retornos anormais obtidos por meio desta prática ilegal são menores.