GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 96
  • Imagem de Miniatura
    Livro
    Estratégia baseada em design
    (2019) GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO
    Vivemos numa época em que o termo design thinking já é parte do mundo corporativo. Apesar disso, o nosso entendimento sobre a relação entre design e estratégia ainda é superficial. É comum se dizer, por exemplo, que o design desempenha um papel relevante na construção de estratégias mais significativas . Porém, o que isso significa, afinal? Em que medida o design é capaz de gerar uma estratégia que seria menos significativa em sua ausência? O que falta ao debate é um entendimento mais profundo sobre como o design e a estratégia podem ser efetivamente conectados. Esse é o ponto central deste livro.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O Alinhamento da execução à estratégia impacta os resultados das agências de uma instituição financeira do varejo?
    (2014) Flosi, Erick Giacomini
    O objetivo desta pesquisa é testar se o alinhamento da execução à estratégia, facilitado pela integração das ferramentas de relacionamento/monitoramento (FR) e de incentivo (FI), traz impactos positivos à Instituição Financeira (IF) estudada. O racional do problema de pesquisa desenvolve-se à luz da teoria de agência, motivado pela dificuldade em garantir que o trabalho do agente esteja alinhado ao do principal e evidencia a importância desse alinhamento para intensificar a riqueza do acionista. Mais especificamente, com base em um banco de dados de 2.651 agências (pontos de venda), o estudo identifica se o alinhamento de FR à FI afeta positivamente a consecução das metas, aumentando as vendas e a receita de cada agência de uma IF. A partir de três modelos de regressão em painel com efeitos fixos, verifica-se que o alinhamento tem efeito significativamente positivo sobre a consecução das metas, das vendas e das receitas de cada agência. Os resultados foram obtidos analisando-se o % de gerentes com atingimento de metas na FI >= 100%, o volume total de negócios por agência e a receita total da agência (margem básica bruta). Essas três variáveis são significativamente e positivamente afetadas pela integração da FR à FI que representa a ideia do alinhamento da execução aos incentivos estratégicos, e é operacionalizada pela variável dummy que representa os períodos: (1) anterior à integração e (2) posterior à integração. Encontra-se que, com esse alinhamento, tiveram-se em média aumentos de: 2% na quantidade de gerentes com consecução acima de 100% de suas metas (p<0,05 no modelo 3); R$ 412,5 mil no volume total de negócios, ativos mais passivos, para cada ponto de venda (p<0,01 no modelo 2); e R$ 22,6 mil no resultado bruto de cada agência (p<0,01 no modelo 1). Assim, o estudo contribui com a crescente literatura empírica sobre incentivos e suporta, em geral, previsões da teoria de agência, ao evidenciar que o contrato híbrido, baseado no resultado e no comportamento, pode ser mais efetivo quando as ferramentas tecnológicas que amparam estes contratos estão integradas, facilitando o monitoramento do que está sendo executado à estratégia estabelecida pela firma.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Relação entre taxa de falências de empresas brasileiras e variáveis macroeconômicas no período de 2010 a 2020: um estudo econométrico utilizando vetores autorregressivos
    (2022) ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Bortoluzzo, Maurício Mesquita; Rodriguez, Rodrigo Zalli; GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO
    Investigamos como a taxa de falência de empresas brasileiras se comporta frente a mudanças em variáveis macroeconômicas como PIB, câmbio, oferta de moeda, taxa de juros, comportamento do mercado acionário, abertura de novas empresas e taxa de inflação, segregando a análise por tamanho (pequenas, médias e grandes). Para o período de 2010 a 2020 há evidências de que um aumento da atividade econômica diminui a taxa de falência de empresas grandes e médias e que o aumento da concorrência aumenta a taxa de falência de empresas de todos os tamanhos. De um modo geral a taxa de falência de empresas grandes é mais influenciada por variáveis macroeconômicas, enquanto as empresas pequenas parecem apresentar uma taxa de falência mais constante, sofrendo menos influência de variáveis macroeconômicas
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto das UPPs na segurança pública do Rio de Janeiro
    (2019) Severini, Bruno
    O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia da política de implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no município do Rio de Janeiro a partir do final de 2008. Para tanto, estimam-se modelos de controle sintético utilizando-se a taxa de homicídios como proxy para a redução da violência. Fundamentalmente, procura-se avaliar qual seria a trajetória da taxa de homicídios na cidade caso as UPPs não tivessem sido implementadas. Os resultados indicam que a política foi bem-sucedida, gerando uma queda de 37,8% nos homicídios em comparação com o cenário contra factual (i.e., caso a política não fosse implementada na cidade).
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Institutional change and capability building: some remarks on the institution-based view of strategy
    (2012) GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO; Pianna, Anelise
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Motivações para o consumo de luxo: uma análise individual e social
    (2015) Arede, Giovanna Menconi Mauad
    O presente estudo realiza uma extensa revisão bibliográfica sobre o consumo de artigos de luxo. Especificamente, procura-se entender e elaborar hipóteses sobre as diferentes motivações – tanto individuas, quanto sociais – que caracterizam o consumo de luxo. São estudados modelos econômicos com diferentes modelagens de demanda, preferências de utilidades interdependentes e o desejo por trás do consumo de luxo. Uma vez interligados, esses tópicos possibilitam uma interessante análise sobre o consumo de luxo com uma ampla perspectiva econômica.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Quais os desafios enfrentados por empresas de alto crescimento?
    (2019) Freier, Thomas
    Sabe-se que Empresas de Alto Crescimento (EACs) apresentam desafios gerenciais únicos uma vez que precisam coordenar os diversos esforços para aumentar em escala as atividades da firma e, concomitantemente, se adequar às necessidades que acompanham o crescimento. O trabalho busca responder quais são, na prática, os desafios enfrentados e identificados pelos gestores dessas empresas. Para tal, foi realizada uma análise exploratória de dados sobre mentorias oferecidas a executivos de EACs brasileiras entre 2015 e 2016. Sob a forma principalmente de definição de modelo de negócios e planejamento, identificou-se estratégia como a principal área de desafio enfrentada por EACs. Embora não sejam centrais, foram encontradas evidências de que desafios internos, no que tange a gestão de recursos humanos e governança para obtenção de investimentos, se mostram relevantes para essas empresas. Em contrapartida, temas que podem inclusive ser diferenciais competitivos, como operações e tecnologia, são menos frequentes entre aqueles que EACs necessitam auxílio. Com base na variedade de desafios identificados, foram propostas relações entre padrões identificados entre as empresas e diferentes estágios de crescimento em uma EAC.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Análise dos determinantes do desempenho industrial: o caso do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil no período 2001-2013
    (2022) ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Valfré, Livia Amaral; GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO
    Durante o período 2001 a 2013, o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) apresentou-se como um dos mais dinâmicos da economia brasileira. O setor atingiu níveis de crescimento médio real próximo a 10% ao ano (a.a.), ultrapassando a evolução média da indústria em geral (2,2% a.a.) e o crescimento médio do produto interno bruto – PIB (3,0% a.a.). Diante desse extraordinário desempenho, investigamos os determinantes macroeconômicos e demográficos da expansão desse setor. Para tanto, estimamos regressões com dados em painel tendo como referência as vendas anuais de um conjunto específico de produtos. A conclusão é que as variáveis mais importantes para explicar as vendas do setor de HPPC são a taxa de inflação e a taxa de juros, em combinação com a renda e o nível de desemprego.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    A property rights approach to strategy
    (2012) GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO; Zylbersztajn, Décio
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Um panorama sobre as formas plurais em franchising e suas relações com os ciclos econômicos
    (2017) Lichtenecker, Gustavo Tadeu Baldini
    Este trabalho tem como objetivo explorar os efeitos de períodos de recessão econômica na estratégia de formas plurais no franchising, isto é, no mix de distribuição entre lojas próprias e franqueadas. Além disso, avalia-se a resiliência das redes de franquias ao investigar o impacto de cenários econômicos negativos na capilaridade dos canais de distribuição. Foram analisados dados de 124 empresas brasileiras distribuídas em 8 diferentes segmentos de mercado entre 2011 e 2016. O painel de 744 observações apontou um aumento na proporção de lojas própria em período de crise econômica, confirmando a hipótese de uma maior presença dos canais diretos como forma de minimizar os reflexos negativos no valor do negócio. No entanto, tais decisões organizacionais demonstraram não serem suficientes para compensar uma queda na quantidade total de unidades, rejeitando a hipótese de manutenção do tamanho das redes em ciclos econômicos negativos.