GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO
Unidades Organizacionais
Resumo profissional
person.page.researcharea
Nome para créditos
96 resultados
Filtros
Configurações
Resultados da Pesquisa
Agora exibindo 1 - 10 de 96
Dissertação Um panorama sobre as formas plurais em franchising e suas relações com os ciclos econômicos(2017) Lichtenecker, Gustavo Tadeu BaldiniEste trabalho tem como objetivo explorar os efeitos de períodos de recessão econômica na estratégia de formas plurais no franchising, isto é, no mix de distribuição entre lojas próprias e franqueadas. Além disso, avalia-se a resiliência das redes de franquias ao investigar o impacto de cenários econômicos negativos na capilaridade dos canais de distribuição. Foram analisados dados de 124 empresas brasileiras distribuídas em 8 diferentes segmentos de mercado entre 2011 e 2016. O painel de 744 observações apontou um aumento na proporção de lojas própria em período de crise econômica, confirmando a hipótese de uma maior presença dos canais diretos como forma de minimizar os reflexos negativos no valor do negócio. No entanto, tais decisões organizacionais demonstraram não serem suficientes para compensar uma queda na quantidade total de unidades, rejeitando a hipótese de manutenção do tamanho das redes em ciclos econômicos negativos.Capítulo de Livro O Setor do Leite: Os casos da Imbaúba e da Porto Alegre(2014) Caleman, Silvia Morales de Queiroz; GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO; Januário, Éder de Carvalho- Fatores macroeconômicos e a taxa de falência agregada das FinTechs(2023) Diz, Patrícia HiranoFinTechs são startups que buscam soluções tecnológicas que favoreçam a eficiência e a redução de custos para os produtos da indústria financeira. As inovações propiciadas pelas FinTechs estão se consolidando como principal agente transformador dos serviços financeiros, pois a tecnologia proporcionada por tais negócios promove a ampliação do acesso aos diversos produtos deste segmento, estimula o emprego, a renda e o crescimento econômico. Por esta razão, as FinTechs têm atraído a atenção de investidores e acadêmicos nos últimos anos. Mas, ainda que tais startups estejam interessadas no sucesso de seus negócios, muitas falham e tornam-se insolventes. Perante esta realidade de elevado nível de falência, compreender os fatores que contribuem para a mortalidade destas organizações, pode ser uma questão importante para fundadores, instituições financiadoras ou formuladores de políticas públicas, visto que antecipar uma situação de risco é fundamental para desencadear ações preventivas ou alternativas que reduzam, em última instância, o custo de uma inevitável insolvência. Diante do contexto apresentado, este estudo analisou por meio de um modelo de regressão com dados em painel dinâmico, a relação entre os fatores macroeconômicos e a taxa agregada de falência das FinTechs dos dez maiores países em número total de startups segundo o site Startup Ranking (2022): Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, Índia, Alemanha, França, Brasil, Espanha e Indonésia, para o período compreendido entre 2010 e 2020. A amostra é composta por 9.970 FinTechs que declararam falência e 137.993 FinTechs ativas, totalizando 147.963 FinTechs. Os resultados demonstraram que as atividades do mercado de ações, a taxa de desemprego, a taxa de abertura de novas FinTechs, o índice de percepção da corrupção e a qualidade das regulamentações são determinantes da falência agregada das FinTechs e sugerem que fatores macroeconômicos podem influenciar o nível de insolvência dos países desenvolvidos de forma diferente dos países emergentes.
Dissertação Inteligência artificial e a dinâmica da estrutura organizacional em startups: Um estudo exploratório(2024) Faria, Douglas Mac Cord deEste estudo examina a influência da Inteligência Artificial (IA) nas estruturas organizacionais de startups, fornecendo uma análise detalhada das mudanças na configuração das funções e competências. Através de um estudo qualitativo e exploratório com base em entrevistas semiestruturadas com 16 empreendedores que fundaram pelo menos uma startup antes e pelo menos uma após o lançamento da ferramenta de IA ChatGPT, exploramos como a IA modifica práticas de gestão, processos de tomada de decisão e a hierarquia dentro dessas organizações. Os resultados mostram uma tendência para a autonomização dos empreendedores, permitindo-lhes manter estruturas organizacionais mais enxutas e flexíveis. A pesquisa revela também que enquanto a expertise técnica específica diminui em prioridade, habilidades comportamentais avançadas e a capacidade de interagir eficazmente com ferramentas de IA se tornam mais relevantes. Este estudo contribui para a teoria e a prática ao elucidar o impacto da IA nas estruturas organizacionais de startups, enfatizando a transição para um modelo onde a adaptabilidade, inovação contínua e competências comportamentais se destacam como fatores-chave para o sucesso no ecossistema de startups contemporâneo. O estudo oferece insights valiosos para acadêmicos e profissionais sobre a evolução necessária nas estratégias de desenvolvimento organizacional e de recursos humanos face à crescente presença da IA no mundo dos negócios empreendedores.Trabalho de Conclusão de Curso Um estudo acerca dos determinantes competitivos que regem a construção dos estádios de futebol(2015) Weinberg, JaimeEste artigo tem por objetivo melhor categorizar o que são as instalações esportivas, com destaque às edificações de grande impacto no ambiente urbano como os estádios de futebol, além de prover explicações acerca da origem de sua demanda, quais os incentivos a construí-las, e quais as suas implicações não somente para as cidades que as contem, mas também para a sociedade, quando da sua competição com demais instalações similares pelos espetáculos. Os resultados apontam que a presença de um estádio de futebol numa zona urbana afeta negativamente o bem-estar de seus habitantes.Dissertação A importância de ser o primeiro genérico: uma análise no mercado farmacêutico brasileiro(2018) Quintas, ThyagoEste trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos na participação de mercado dos quatro anos iniciais do primeiro medicamento genérico introduzido no mercado. Avaliou-se também se a quantidade de medicamentos genéricos seguidores influência negativamente sua participação. Foram analisadas 204 diferentes moléculas que tiveram introdução de medicamentos genérico entre os anos de 2000 a 2015, resultando em 635 medicamentos e 1853 observações. Os dados foram avaliados utilizando a metodologia estatística de regressão linear múltipla para estimar as participações de mercado por ano. Conclui-se que é esperada uma participação de mercado maior para o medicamento genérico pioneiro ao longo dos quatro primeiros anos, que varia entre 77,5 pontos percentuais a 55,4 pontos percentuais, comparada a participação de mercado dos seus seguidores. Portanto, ser o medicamento genérico pioneiro traz vantagem competitiva na participação do mercado nos primeiros quatro anos após o lançamento.Dissertação Cultura de Talento ou Crescimento? Os Efeitos do Mindset Organizacional na Satisfação com a Cultura e na Performance(2021) Riva, Thiago Bezerra de MenezesO mindset organizacional influencia organizações na adoção de práticas e políticas internas. No plano individual inúmeras pesquisas abordaram os impactos do mindset em conquistas acadêmicas, profissionais e esportivas, mas no plano organizacional seu impacto ainda requer contribuições. O mindset organizacional é a crença compartilhada dentre os membros de uma organização quanto ao talento e a habilidade sendo ou um atributo fixo ou uma qualidade maleável, de crescimento, e é considerada uma importante crença implícita dentro do contexto de cultura organizacional. Esse estudo teve como objetivo entender os efeitos do mindset organizacional na satisfação dos colaboradores com a cultura e na performance financeira das organizações. Para atingir esse objetivo foi utilizada uma regressão múltipla considerando as empresas listadas na B3, a bolsa de valores brasileira. Os resultados obtidos indicaram uma associação positiva entre organizações que nutrem um mindset organizacional de crescimento e a satisfação dos colaboradores com a cultura organizacional, porém não indicaram associação indireta entre o mindset organizacional e a performance financeira. Adicionalmente, o estudo constatou associação positiva entre a satisfação dos colaboradores com a cultura e performance financeira. Esse estudo contribui com a literatura ao avançar no entendimento dos efeitos do mindset organizacional, primeiro, na percepção dos colaboradores quanto a cultura das organizações, em um contexto institucional e de cultura organizacional distinto de estudos anteriores; segundo, na performance financeira, uma medida de resultado objetiva de desempenho; e, por fim, ao avaliar a associação direta entre a satisfação dos colaboradores com a cultura e a performance financeira.Artigo Científico Análise dos determinantes do desempenho industrial: o caso do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil no período 2001-2013(2022) ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Valfré, Livia Amaral; GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRODurante o período 2001 a 2013, o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) apresentou-se como um dos mais dinâmicos da economia brasileira. O setor atingiu níveis de crescimento médio real próximo a 10% ao ano (a.a.), ultrapassando a evolução média da indústria em geral (2,2% a.a.) e o crescimento médio do produto interno bruto – PIB (3,0% a.a.). Diante desse extraordinário desempenho, investigamos os determinantes macroeconômicos e demográficos da expansão desse setor. Para tanto, estimamos regressões com dados em painel tendo como referência as vendas anuais de um conjunto específico de produtos. A conclusão é que as variáveis mais importantes para explicar as vendas do setor de HPPC são a taxa de inflação e a taxa de juros, em combinação com a renda e o nível de desemprego.Trabalho de Conclusão de Curso Motivações para o consumo de luxo: uma análise individual e social(2015) Arede, Giovanna Menconi MauadO presente estudo realiza uma extensa revisão bibliográfica sobre o consumo de artigos de luxo. Especificamente, procura-se entender e elaborar hipóteses sobre as diferentes motivações – tanto individuas, quanto sociais – que caracterizam o consumo de luxo. São estudados modelos econômicos com diferentes modelagens de demanda, preferências de utilidades interdependentes e o desejo por trás do consumo de luxo. Uma vez interligados, esses tópicos possibilitam uma interessante análise sobre o consumo de luxo com uma ampla perspectiva econômica.Livro Estratégia baseada em design(2019) GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIROVivemos numa época em que o termo design thinking já é parte do mundo corporativo. Apesar disso, o nosso entendimento sobre a relação entre design e estratégia ainda é superficial. É comum se dizer, por exemplo, que o design desempenha um papel relevante na construção de estratégias mais significativas . Porém, o que isso significa, afinal? Em que medida o design é capaz de gerar uma estratégia que seria menos significativa em sua ausência? O que falta ao debate é um entendimento mais profundo sobre como o design e a estratégia podem ser efetivamente conectados. Esse é o ponto central deste livro.