NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO

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  • Policy Paper
    Explicando a Evolução dos Salários Relativos por Grupos de Qualificação no Brasil
    (2019) Herdeiro, Renato; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Este artigo faz uso do modelo canônico de oferta e demanda para estimar a relação entre o viés de qualificação dos avanços tecnológicos, a evolução da oferta e os salários relativos entre três distintos grupos de qualificação entre 1981 e 2015. Os resultados mostram que o modelo descreve bastante bem a evolução no diferencial de salários dos trabalhadores no período. A evolução na demanda relativa por trabalhadores intermediários foram marcadas pelo formato de “U” invertido e o salário relativo apresentou uma tendência declinante. Além disso, os resultados também apontam para uma tendência de aumento constante na demanda relativa por trabalhadores qualificados ao longo dos anos e que oferta relativa de trabalhadores qualificados foi responsável pelo comportamento do salário relativo destes trabalhadores no período.
  • Policy Paper
    A História da Educação e as Origens da Desigualdade Regional no Brasil
    (2017) Komatsu, Bruno Kawaoka; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Oliveira, Pedro Augusto Costa; Viotti, Leonardo
    Esse artigo busca descrever a trajetória da desigualdade educacional, para entender as origens da desigualdade regional no Brasil. Combinamos diversas fontes de dados históricos do final do século XIX e início do século XX, para construir medidas precisas de estoque de pessoas por escolaridade e o índice de Gini educacional, de 1900 a 2000 para o Brasil e suas regiões. Nossos resultados mostram que a elevada desigualdade educacional do início do século passado não diminuiu até 1920, declinando lentamente entre 1920 e 1950 e mais rapidamente a partir de então. Além disso, nossos resultados mostram que os níveis de desigualdade educacional de cada região brasileira, que eram semelhantes entre si em 1900, tiveram trajetórias diferenciadas, declinando mais rapidamente nas regiões Sul e Sudeste.
  • Artigo Científico
    Revisitando a mobilidade intergeracional de educação no Brasil
    (2019) Mahlmeister. Rodrigo; Ferreira, Sergio Guimarães; Veloso, Fernando; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Neste artigo apresentamos evidências recentes acerca da mobilidade intergeracional de educação no Brasil. Verificamos que o grau de persistência educacional se reduziu substancialmente desde os anos 1990, para todas as regiões, raças e situações de domicílio. Isso se explica pelo aumento da escolaridade de filhos dos pais pouco escolarizados e pela estabilização da escolaridade dos filhos de pais mais escolarizados em 11 anos de estudo. Apesar disso, a mobilidade ainda é menor para os filhos de pais menos escolarizados. Por último, atestamos um aumento da mobilidade educacional nas gerações mais jovens.
  • Artigo Científico
    A relação entre o ensino superior público e privado e a renda e emprego nos municípios brasileiros
    (2017) Rocha, Roberto Hsu; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Oliveira, Alison Pablo de; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Este artigo tem como objetivo analisar a influência da expansão do ensino superior sobre o mercado de trabalho. Para isso, examinamos como o aumento dos graduados dos setores público e privado nos municípios brasileiros se relaciona às variáveis de mercado de trabalho e renda média. Com dados em painel e utilizando diferentes especificações, nossos resultados indicam que o crescimento do ensino superior está associado ao aumento do salário médio, da taxa de ocupação e da renda per capita. A variação relativa dos concluintes em instituições públicas é fortemente correlacionada com os salários e as rendas médias, enquanto os graduados de instituições privadas apresentaram correlações comparativamente maiores com a taxa de ocupação. Além disso, a área de conhecimento associada à maior variação salarial e de renda é de agricultura e veterinária.
  • Policy Paper
    A Loteria da Vida: Examinando a Relação entre a Educação da Mãe e a Escolaridade do Jovem com Dados Longitudinais do Brasil
    (2016) Anazawa, Leandro; Guedes, Marcelo Sanchez; Komatsu, Bruno Kawaoka; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Nesse estudo temos como objetivo investigar como condições iniciais da vida das pessoas e fatores de etapas intermediárias estão relacionadas a resultados socioeconômicos posteriores. Utilizando uma base de dados longitudinal única da coorte de Pelotas de 1993, procuramos avaliar os pesos do backgroud familiar, das condições de nascimento e dos efeitos específicos das escolas sobre a escolaridade alcançada. Além disso, procuramos verificar o peso de efeitos de pares sobre os efeitos das escolas. Nossos resultados mostram que, no geral, há forte influência do background familiar e dos cuidados durante a gravidez com resultados posteriores, diretamente ou através dos efeitos de pares nas escolas.
  • Policy Paper
    O Impacto do Ensino Superior sobre o Trabalho e a Renda dos Municípios Brasileiros
    (2016) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Oliveira, Alison Pablo; Rocha, Roberto Hsu; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Este artigo examina como o processo de expansão do ensino superior público e privado nos municípios brasileiros se relaciona com as variáveis de mercado de trabalho e renda média. Com dados em painel e utilizando diferentes especificações, nossos resultados indicam que o crescimento do ensino superior está associado ao aumento do salário médio, da taxa de ocupação e da renda per capita. A variação relativa dos concluintes em instituições públicas é fortemente correlacionada com os salários e as rendas médias, enquanto os graduados de instituições privadas apresentaram correlações comparativamente maiores com a taxa de ocupação. Além disso, a área de conhecimento associada à maior variação salarial e de renda é de agricultura e veterinária.
  • Policy Paper
    Como as Mudanças no Trabalho e Renda dos Pais afetam as Escolhas entre Estudo e Trabalho dos Jovens?
    (2016) Vieira, Caterina Soto; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Esse artigo examina os determinantes das situações de estudos e atividade dos jovens e de suas mudanças ao longo do tempo, com foco nos efeitos diferenciados da renda do pai, da renda da mãe, da situação de trabalho do pai e da situação de trabalho da mãe sobre. Partimos da hipótese de que a decisão de alocação de tempo do jovem é tomada levando em conta a alocação do tempo e renda das outras pessoas do domicílio também. Nossos resultados indicam que o crescimento da renda da mãe teve importância maior, em comparação com a renda do pai, para explicar o aumento da proporção de jovens que se dedicam exclusivamente aos estudos e a redução daqueles que somente participam do mercado de trabalho.
  • Policy Paper
    Revisitando a Mobilidade Intergeracional de Educação no Brasil
    (2017) Mahlmeister, Rodrigo; Ferreira, Sergio Guimarães; Veloso, Fernando; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Neste artigo, apresentamos evidências acerca da mobilidade intergeracional no Brasil, descrevendo os dados sobre o tema fornecidos pela PNAD de 2014 e os comparando com os da PNAD de 1996, que foram analisados por Veloso e Ferreira (2003) – estudo no qual o presente trabalho está baseado. Verificamos que o grau de mobilidade continua a variar entre regiões e raças, ainda que as discrepâncias sejam hoje menos pronunciadas do que outrora. Confirmando um padrão que já havia sido observado para os dados de 1996, constatamos que a mobilidade é menor para filhos de pais com poucos anos de estudo do que para aqueles cujos pais têm escolaridade mais elevada, com exceção de pais no topo da distribuição educacional. Além disso, atestamos uma tendência de aumento da persistência educacional no extremo superior dessa distribuição, e de redução em seus níveis mais baixos. Por meio da análise entre coortes de idade, pudemos concluir que a persistência vem caindo ao longo do tempo em todas as regiões, raças e áreas urbanas.