Discurso X Realidade: Greenwashing no Mercado de Moda de Luxo

dc.contributor.advisorPRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO
dc.contributor.authorRibeiro, Giovanna Céspedes
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorRibeiro, Giovanna Céspedes
dc.date.accessioned2023-05-18T14:15:30Z
dc.date.available2023-05-18T14:15:30Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractCom as mudanças de comportamento do mundo fashion nos últimos anos, a moda em geral vem se caracterizando como fabricação em grande escala e alta rotatividade de tendências. Entretanto, em conjunto com esses aspectos encontra-se esgotamentos de recursos naturais, aumento da poluição e piora das condições de trabalho do setor. Em razão disso e com o avanço de discussões sobre sustentabilidade, há uma demanda maior por práticas verdes em todo o mundo da moda, desde marcas de Fast Fashion até grifes de luxo. Marcas como Gucci, Prada e Burberry estão precisando se modificar para atender esse novo mercado em ascensão, com novos tecidos, novos processos de produção, economia circular e, sobretudo, estratégias de marketing e relações públicas para comunicar as práticas inovadoras. Contudo, uma vez que, atualmente, a sustentabilidade empresarial é tão solicitada, tais práticas se tornaram uma fonte de vantagem competitiva no mercado, favorecendo a sociedade e as próprias empresas. Com isso, marcas comunicam publicamente suas estratégias sustentáveis, porém sem de fato realizá-las, logo ludibriando seus consumidores, movimento conhecido como Greenwashing, ou maquiagem verde e, infelizmente, o mercado de moda de luxo não é exceção. Por isso, por meio de um estudo de caso, este artigo se embasou em analisar os relatórios de sustentabilidade de 2021 de dois grandes conglomerados do mercado da moda de luxo, Kering S.A e LVMH, por meio de um Checklist dos Relatórios Sustentáveis das Marcas de Luxo. Assim, com o intuito de encontrar evidências de Greenwashing, as companhias foram avaliadas em 15 critérios, possuindo notas de performance de 1 a 7, sendo 7 como Best in Class no seu setor. Ao final do paper observou-se diversas evidências e indícios de Greenwashing em ambas as companhias, apesar de possuírem estratégias inovadoras no mercado e aparente preocupação com o meio ambiente.pt_BR
dc.description.otherWith the behavioral changes in the fashion world in recent years, fashion in general has been characterized as large-scale manufacturing and high turnover of trends. However, alongside these aspects we find depletion of natural resources, increased pollution and worsening working conditions in the industry. Because of this and with the advancement of discussions about sustainability, there is a greater demand for green practices throughout the fashion world, from Fast Fashion brands to luxury labels. Brands such as Gucci, Prada, and Burberry are having to modify themselves to meet this new and growing market with new fabrics, new production processes, circular economy, and above all marketing and PR strategies to communicate the innovative practices. Yet since corporate sustainability is now so in demand, such practices have become a source of competitive advantage in the marketplace, benefiting both society and the companies themselves. Therefore, brands publicly communicate their sustainable strategies, but without actually implementing them, thus deceiving their consumers, a phenomenon known as Greenwashingand, unfortunately, the luxury fashion market is no exception. Therefore, through a case study, this article is based on analyzing the 2021 sustainability reports of two major luxury fashion conglomerates, Kering S.A. and LVMH, through a Checklist of Luxury Brands' Sustainable Reports. Thus, in order to find evidence of greenwashing, the companies were evaluated in 15 different criteria, with performance scores from 1 to 7, 7 being Best in Class in their sector. At the end of the paper we observed several evidences and signs of greenwashing in both companies, despite their innovative market strategies and apparent concern with the environment.pt_BR
dc.description.qualificationlevelGraduaçãopt_BR
dc.format.extent68 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5623
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectSustentabilidade Corporativapt_BR
dc.subjectGreenwashingpt_BR
dc.subjectMercado de Moda de Luxopt_BR
dc.subjectRelatórios sustentáveispt_BR
dc.subjectSete Pecados de Greenwashingpt_BR
dc.subjectMarketing Verdept_BR
dc.subjectEconomia Verdept_BR
dc.subject.keywordsCorporate Sustainabilitypt_BR
dc.subject.keywordsGreenwashingpt_BR
dc.subject.keywordsLuxury Fashion Marketpt_BR
dc.subject.keywordsSustainable Reportingpt_BR
dc.subject.keywordsSeven Sins of Greenwashingpt_BR
dc.subject.keywordsGreen Marketingpt_BR
dc.subject.keywordsGreen Economypt_BR
dc.titleDiscurso X Realidade: Greenwashing no Mercado de Moda de Luxopt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
local.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationa9dfdc30-4af3-4fa9-a901-9c4417a062ed
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverya9dfdc30-4af3-4fa9-a901-9c4417a062ed
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Giovanna Céspedes Ribeiro_Trabalho.pdf
Tamanho:
2.02 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Giovanna Céspedes Ribeiro_Trabalho
N/D
Nome:
Giovanna Céspedes Ribeiro_Termo Autorização.pdf
Tamanho:
265.83 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Giovanna Céspedes Ribeiro_Termo Autorização
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: