Análise empírica sobre teoria de aprendizagem e avaliação de ações

dc.contributor.advisorSanvicente, Antonio Zoratto
dc.contributor.authorDelgado, Renato Teles
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorDelgado, Renato Teles
dc.date.accessioned2021-09-13T03:15:22Z
dc.date.accessioned2015-10-22T21:40:36Z
dc.date.available2021-09-13T03:15:22Z
dc.date.available2015-10-22T21:40:36Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractNesta dissertação, testou-se empiricamente a hipótese proposta por Pástor e Veronesi (2003) de que o múltiplo valor de mercado/patrimônio líquido (M/B) possui relação negativa com o número de anos em que a firma tem ações negociadas em bolsa (idade). A redução prevista ocorre devido ao efeito de aprendizagem por parte dos investidores. Os autores testaram esta implicação no mercado americano com base em Fama e MacBeth (1973). Nesta dissertação foi aplicada uma abordagem econométrica mais geral com a utilização de dados em painel e regressores de efeitos fixos com dados de empresas listadas no BOVESPA. A evidência observada não rejeita a hipótese proposta por Pástor e Veronesi. Adicionalmente, foram testadas algumas conjecturas sobre o processo de aprendizado. Os testes realizados indicam que a maior disponibilidade de informações sobre a empresa amplifica o efeito da idade sobre o múltiplo M/B, denotando assim um processo de aprendizagem mais rápido. O trabalho conclui que as evidências observadas no mercado brasileiro apóiam a teoria de que ocorre aprendizado pelos investidores e que anomalias empíricas podem decorrer deste processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.otherIn this dissertation, the hypothesis proposed by Pástor and Veronesi (2003) that the market-to-book ratio (M/B) has a negative relation with the number of years that the firm has been listed on stock exchange (age) was tested empirically. The predicted decline occurs due to the effect of learning by investors. The authors originally tested this implication in the U.S. market based on the Fama and MacBeth (1973) framework. In this paper, a broader econometric approach was applied through the use of panel data and fixed effect regressors on data of companies listed on the Brazilian stock exchange BOVESPA. The observed evidence does not reject the hypothesis proposed by Pástor and Veronesi. Additionally, some conjectures about the process of learning were tested. The tests indicate that the greater availability of information about the company amplifies the effect of age on M/B, thus demonstrating a faster learning process. The dissertation concludes that the evidence observed in the Brazilian market support the theory that investors go through a learning process and that empirical anomalies may result from this process.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1042
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subjectMercados eficientespt_BR
dc.subjectValor de açãopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectFinancept_BR
dc.subjectEfficient marketspt_BR
dc.subjectEquity valuept_BR
dc.titleAnálise empírica sobre teoria de aprendizagem e avaliação de açõespt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberPereira, Pedro Luiz Valls
local.contributor.boardmemberNakamura, Wilson Toshiro
local.typeDissertaçãopt_BR

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Imagem de Miniatura
Nome:
Renato Teles Delgado_Trabalho.pdf
Tamanho:
343.59 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: