A execução da estratégia no contexto de integração pós M&A: Grounded theory com base em um estudo de caso

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2023
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O processo de execução da estratégia é reconhecido como um elemento crítico para o sucesso organizacional, sendo fonte potencial de geração de vantagem competitiva para as empresas. Apesar do tema ter ganhado relevância no meio acadêmico nos últimos anos com o avanço da definição do construto, a execução da estratégia ainda carece de entendimento mais profundo e de um olhar único, que forneça uma visão de como ocorre o processo em si. Além disso, o assunto é ainda menos explorado em contextos específicos, tal como aqueles em que se verifica uma mudança organizacional complexa, como é o caso de empresas em integração pós-M&A. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é compreender como se dá o processo da execução da estratégia diante de uma mudança organizacional resultante de uma integração pós-M&A. Para tal, é proposto um framework conceitual fundamentado na prática de execução de estratégia no contexto de M&A. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e explicativa, que adota uma abordagem indutiva numa estratégia de pesquisa de grounded theory (modelo de paradigma) combinada com estudo de caso único e integrado. Foram conduzidas três ondas de entrevistas semiestruturadas com executivos participantes do processo de desdobramento da estratégia meio ao contexto de integração pós-M&A, tendo por base a uma análise comparativa constante e um modelo teórico foi construído descrevendo (a) as condições causais, (b) o fenômeno proveniente dessas condições, (c) o contexto que influencia as ações, (d) as condições que impactam as estratégias, (e) as ações específicas da execução, e (f) as consequências dessas ações. Este trabalho contribui com a literatura através da avaliação empírica das dimensões de execução da estratégia, fornecendo também mais elementos para os estudos sobre os desafios da integração pós-M&A. O estudo faz também uma contribuição gerencial ao apoiar os executivos no entendimento dos principais elementos para o sucesso da implementação dos seus planos estratégicos.

The strategy execution process is recognized as a critical element for organizational success, being a potential source of generation of competitive advantage for companies. Despite the theme has gained relevance in the academic environment in recent years with the advance of the definition of the construct, the execution of the strategy still lacks a deeper understanding and integrated view, which provides a better comprehension of how the process itself occurs. Furthermore, the topic is even less explored in specific contexts, such as those in which complex organizational change takes place, as is the case of companies undergoing post-M&A integration. Thus, the objective of this research is to understand how the strategy execution process occurs in the face of an organizational change resulted from a post-M&A integration, proposing a conceptual framework based on the practice of strategy execution in a post-M&A context. For this, a qualitative research of an exploratory and explanatory nature was carried out, which adopted an inductive approach in a grounded theory research strategy (paradigm model) combined with a single and integrated case study. Three waves of semi-structured interviews were conducted with executives involved in the strategy deployment process in the context of post-M&A integration, based on constant comparative analysis and a theoretical model built describing (a) the causal conditions, (b) the phenomenon arising from these conditions, (c) the context that influences the actions, (d) the conditions that impact the strategies, (e) the specific execution actions, and (f) the consequences of these actions. This research contributes to the literature through the empirical evaluation of the dimensions of strategy execution, also providing more elements for studies on the challenges of post-M&A integration. The study also makes a managerial contribution by supporting executives in understanding the main elements for the successful implementation of their strategic plans.

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CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

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