CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOS
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Trabalho de Evento Salespeople formation of triadic closure: the study of network dynamics(2016) CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOS; DANNY PIMENTEL CLARO- Influência do lócus de atuação nas estratégias empregadas por empreendedores de políticas públicas: Estudos de caso de políticas para a gestão de territórios sobrepostos de comunidades tradicionais e unidades de conservação(2023) Custodio, Jackeline MiguelEmpreendedores de políticas públicas usam ideias inovadoras para resolver problemas, ao combinar estratégias de empreendedorismo em políticas públicas em seus contextos de atuação. Estudos empíricos sobre empreendedorismo em políticas públicas não costumam focar no lócus de atuação dos empreendedores. Este estudo visa explorar a atuação de empreendedores de políticas públicas nos Poderes Legislativo e Executivo, focando nas etapas de definição da agenda e formulação da política, do ciclo de políticas públicas. Dois estudos de caso em territórios sobrepostos de comunidades tradicionais e Unidades de Conservação, no estado de São Paulo (SP), servem de base para esta comparação, pois há evidências da atuação de empreendedores de políticas públicas na inserção de alternativas nestes dois contextos, em que a inexistência de políticas adequadas para a gestão compartilhada de territórios sobrepostos gera conflitos, devido ao impedimento que tal sobreposição impõe sobre o modo de vida tradicional e sobre a autonomia na gestão do território das comunidades. A contribuição teórica trazida pela pesquisa sustenta que há diferenças na utilização de estratégias por empreendedores de políticas públicas, quando locados nos Poderes Legislativo ou Executivo. Os principais achados propõem que burocratas de médio escalão locados no Poder Legislativo aplicam estratégias de empreendedorismo em políticas públicas como atores “invisíveis”, enquanto, no Poder Executivo, empreendedores do mesmo nível empregam estratégias como atores “visíveis”. Essas proposições que poderão ser testadas em trabalhos empíricos futuros, utilizando as ferramentas de análise apresentadas neste trabalho. Acrescenta-se para a prática da gestão de territórios sobrepostos ideias para utilização de zoneamentos que compatibilizem os usos de comunidades tradicionais com a conservação ambiental e proteção do território.
Dissertação The impact of the relationship manager for investment decisions in financial products for retail banking customers(2017) Hata, Carolina IzukawaO nível de investimento dos brasileiros é bastante baixo. É esperado que os gerentes de relacionamento do banco (RM) influenciem na decisão dos clientes de investir em produtos bancários. Através da análise de dados longitudinais com 80.916 clientes pessoa física de um banco brasileiro, foi constatado empiricamente o impacto positivo do contato frequente do gerente de relacionamento com os clientes nos investimentos desses clientes no banco. Além disso, foi identificado que o tempo de relacionamento modera negativamente essa relação, o que sugere que os contatos devem ser implementados no início do relacionamento, uma vez que o benefício do contato do RM se dissipa ao longo do tempo. Assim, é reafirmada a importância do RM em apoiar o cliente para alocar seus investimentos de forma mais adequada às suas necessidades, reduzindo os problemas de informação e minimizando as incertezas do cliente.Trabalho de Evento Dynamic effects of intrafirm relational strategies and relational structures on performance(2017) CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOS; Claro, Danny P.; Gonzalez, Gabriel; Palmatier, Robert W.Introduces a dynamic perspective on the influence of intrafirm relationships on relationship marketers’ sales performance. Integrates results from two studies: a longitudinal sample (three-year period) of relationship managers from a single firm and a sample of RMs across three industries.Dissertação A adoção de estratégias de servitização na internacionalização de empresas brasileiras(2021) Gomes, Silvana ScheffelAs empresas industriais têm investido cada vez mais em estratégias com vista a melhorar a sua competitividade. Muitas vezes, estas estratégias implicam uma transformação do modelo de negócio conhecida por servitização, em que as empresas industriais passam a oferecer aos seus clientes serviços em vez dos produtos manufaturados. A estratégia de servitização é altamente complexa e desafiadora quando ocorre no mercado nacional onde a empresa está sediada. Esse nível de complexidade e desafios envolvidos subjacentes à servitização aumentam exponencialmente quando atrelados a um processo de internacionalização. Apesar de despertar o interesse de alguns pesquisadores, ainda pouco se sabe sobre como se dá no caso da servitização ocorrer no processo de internacionalização, onde a maior distância para o cliente pode trazer desafios adicionais. O presente trabalho tem por objetivo compreender como as empresas brasileiras estão adotando a estratégia de servitização em seus processos de internacionalização. Para isso foi conduzida uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e de abordagem indutiva, com a condução de entrevistas em profundidade com 36 empresas em diferentes níveis de servitização e estágios de internacionalização, além de nove associações setoriais. O resultado das análises das entrevistas de empresas servitizadas aponta para processos de cocriação de valor entre as empresas brasileiras e seus parceiros internacionais, uma intensificação do uso de ferramentas de inteligência de mercado, e aumento do comprometimento da empresa com o país-alvo, levando a mudanças de nos modos de atuação no exterior, assim como a uma atuação em diferentes modalidades. O estudo contribui com a literatura de servitização, com uma compreensão sobre quais as razões que levam a empresa a adotar estratégias de servitização na internacionalização, e como se dá a adoção da estratégia no contexto da internacionalização de empresas brasileiras e de diferentes setores industriais, incluindo seus desafios e impulsionadores, além de fazer proposições sobre os aspectos mais relevantes da servitização na internacionalização. O trabalho contribui também para a prática empresarial, indicando elementos chaves a serem observados no processo decisório e no planejamento da transformação de modelos de negócios internacionais com a adoção da estratégia de servitização.Dissertação Inteligência artificial e a dinâmica da estrutura organizacional em startups: Um estudo exploratório(2024) Faria, Douglas Mac Cord deEste estudo examina a influência da Inteligência Artificial (IA) nas estruturas organizacionais de startups, fornecendo uma análise detalhada das mudanças na configuração das funções e competências. Através de um estudo qualitativo e exploratório com base em entrevistas semiestruturadas com 16 empreendedores que fundaram pelo menos uma startup antes e pelo menos uma após o lançamento da ferramenta de IA ChatGPT, exploramos como a IA modifica práticas de gestão, processos de tomada de decisão e a hierarquia dentro dessas organizações. Os resultados mostram uma tendência para a autonomização dos empreendedores, permitindo-lhes manter estruturas organizacionais mais enxutas e flexíveis. A pesquisa revela também que enquanto a expertise técnica específica diminui em prioridade, habilidades comportamentais avançadas e a capacidade de interagir eficazmente com ferramentas de IA se tornam mais relevantes. Este estudo contribui para a teoria e a prática ao elucidar o impacto da IA nas estruturas organizacionais de startups, enfatizando a transição para um modelo onde a adaptabilidade, inovação contínua e competências comportamentais se destacam como fatores-chave para o sucesso no ecossistema de startups contemporâneo. O estudo oferece insights valiosos para acadêmicos e profissionais sobre a evolução necessária nas estratégias de desenvolvimento organizacional e de recursos humanos face à crescente presença da IA no mundo dos negócios empreendedores.Trabalho de Evento Service infusion: does it always pay off?(2019) Santos, Rafael S.; CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOS; RINALDO ARTESTrabalho de Evento Modelo de análise do impacto de choques regulatórios em redes de empresas: o caso do mercado de meios de pagamento no Brasil(2017) Sousa, Marcelo Costa de; CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOS- Associação entre resiliência e os efeitos operacionais da pandemia Covid-19 no setor aeroportuário no Brasil(2022) Takeuti, ReinaldoA pandemia do vírus SARS-CoV2 levou a restrições de pousos e decolagens de aeronaves ao redor do globo, resultando em uma queda acentuada no tráfego aéreo doméstico e internacional, afetando severamente a receita operacional das concessionárias a curto-médio prazo. No entanto, as empresas apresentam determinado nível de resiliência que reflete a capacidade de uma entidade/organização de se antecipar, resistir, absorver, responder, adaptar-se e recuperar-se de uma perturbação, como é o caso da pandemia. Assim, o presente trabalho se concentra em analisar se uma resiliência baixa está associada aos efeitos operacionais negativos da Pandemia da COVID-19 junto ao setor aeroportuário no Brasil. Para tal, este estudo utiliza-se de ferramentas de análise quantitativa com o objetivo analisar dados de variáveis de interesse do período pré-pandêmico e durante a COVID, por meio de regressões estatísticas, para fins de obtenção de cenário comparativo entre os dois períodos e tomando como referência as operações em três grandes complexos aeroportuários internacionais no Brasil. De posse dos dados aferidos e para fins de embasamento teórico da investigação, utilizamos da teoria da resiliência, a fim de constatarmos se existe uma relação entre o nível de resiliência de uma empresa, quantificável via cálculo de índice de resiliência e classificado via conceitos de literatura base (alta, média e baixa), e a sua performance operacional durante tempos de pandemia. Os resultados do estudo mostram que organizações do setor aeroportuário que apresentam baixo índice de resiliência econômica estática (i.e., habilidade ou capacidade de um sistema de absorver ou amortecer danos ou perdas), e/ou dinâmica (i.e., capacidade e velocidade de um sistema para se recuperar de um choque), tendem a ter resultados operacionais negativos em épocas de pandemia. Este estudo contribui para a teoria, ao abordar como a resiliência de um setor pode condicionar o efeito de um evento raro, singular e imprevisível sobre as operações e atividades. Tem também por objetivo contribuir para a prática, ao revelar a vulnerabilidade que caracteriza o setor, com o intuito de instigar discussões junto aos profissionais da área e entidades reguladoras para a criação de planos de contingência ou programas de incentivo mais efetivos em tempos de pandemia. Possibilita ainda o planejamento e direcionamento de recursos em atividades mais críticas, essenciais ou estratégicas.
- A execução da estratégia no contexto de integração pós M&A: Grounded theory com base em um estudo de caso(2023) Sardinha, Felipe MartinsO processo de execução da estratégia é reconhecido como um elemento crítico para o sucesso organizacional, sendo fonte potencial de geração de vantagem competitiva para as empresas. Apesar do tema ter ganhado relevância no meio acadêmico nos últimos anos com o avanço da definição do construto, a execução da estratégia ainda carece de entendimento mais profundo e de um olhar único, que forneça uma visão de como ocorre o processo em si. Além disso, o assunto é ainda menos explorado em contextos específicos, tal como aqueles em que se verifica uma mudança organizacional complexa, como é o caso de empresas em integração pós-M&A. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é compreender como se dá o processo da execução da estratégia diante de uma mudança organizacional resultante de uma integração pós-M&A. Para tal, é proposto um framework conceitual fundamentado na prática de execução de estratégia no contexto de M&A. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e explicativa, que adota uma abordagem indutiva numa estratégia de pesquisa de grounded theory (modelo de paradigma) combinada com estudo de caso único e integrado. Foram conduzidas três ondas de entrevistas semiestruturadas com executivos participantes do processo de desdobramento da estratégia meio ao contexto de integração pós-M&A, tendo por base a uma análise comparativa constante e um modelo teórico foi construído descrevendo (a) as condições causais, (b) o fenômeno proveniente dessas condições, (c) o contexto que influencia as ações, (d) as condições que impactam as estratégias, (e) as ações específicas da execução, e (f) as consequências dessas ações. Este trabalho contribui com a literatura através da avaliação empírica das dimensões de execução da estratégia, fornecendo também mais elementos para os estudos sobre os desafios da integração pós-M&A. O estudo faz também uma contribuição gerencial ao apoiar os executivos no entendimento dos principais elementos para o sucesso da implementação dos seus planos estratégicos.