Modelo de previsão de vendas para bens de capital industriais

dc.contributor.advisorADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
dc.contributor.authorSilva, Jorge Aparecido Da
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorSilva, Jorge Aparecido Da
dc.date.accessioned2021-09-13T03:13:26Z
dc.date.accessioned2015-10-08T18:05:57Z
dc.date.available2021-09-13T03:13:26Z
dc.date.available2012
dc.date.available2015-10-08T18:05:57Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um modelo de previsão de vendas para bens de capital industriais. São propostas nove hipóteses para a construção do modelo, sete operacionalizadas a partir de variáveis sobre condições do ambiente econômico e origens de recursos para os investimentos, e duas a partir de variáveis internas da empresa alvo do estudo. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizam-se dados mensais de volume de vendas, número de propostas de fornecimento emitidas, e investimentos em comunicação de marketing de uma empresa representativa do segmento, analisados em modelos de séries temporais com regressão (modelos de função de transferência), com variáveis estabilizadas através de transformações log-retorno. Os resultados obtidos comprovam a importância de fatores tais como a taxa de juros, a taxa de câmbio, a existência de linhas especiais de financiamento e o fluxo de entrada de investimentos estrangeiros na criação de um ambiente propício para a realização de vendas de bens de capital, além de dar suporte à importância dos investimentos em propaganda, por vezes contestados quanto à eficácia na geração de vendas no mercado industrial.pt_BR
dc.description.otherThe objective of this work is to develop a sales forecasting model for industrial capital goods. Nine hypotheses are proposed to develop the model, seven operationalized from economic environment data and sources of funds for investments, and two from the target company's internal database. For the work development, monthly data of sales volume, number of offers issued, and investments in marketing communication are taken from a representative company in the industrial capital goods segment, analyzed in time series models with regression (transfer function models) and variables stabilized through log-return transformation. The results confirm the importance of factors such as interest rate, exchange rate, the existence of special financing programs and the inflow of foreign investment in creating the right environment to sales realization, and support the importance of investments in advertising, sometimes subject of controversy regarding the real importance in generating sales within the industrial market.pt_BR
dc.format.extent97 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/905
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectPrevisãopt_BR
dc.subjectVendaspt_BR
dc.subjectBens de capitalpt_BR
dc.subjectSéries temporaispt_BR
dc.subjectRegressão múltiplapt_BR
dc.subjectMarketing industrialpt_BR
dc.titleModelo de previsão de vendas para bens de capital industriaispt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberVenezuela, Maria Kelly
local.contributor.boardmemberFarina, Elizabeth Maria Mercier Querido
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationccfd47d5-bd80-4464-98ce-629abb672e3d
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