Instituto Semeia: construindo as bases para investimentos de impacto nas unidades de conservação brasileiras
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Data
2014
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Sinopse
O estudo de caso permite discutir o desenho de parcerias público-privadas (PPPs) e sua possível atração de diferentes tipos de investidores, incluindo os chamados investidores de impacto, preocupados com o retorno socioambiental, além do financeiro. O caso também remete a um tema clássico na literatura de estratégia – contratos condicionados a desempenho. Tal discussão ganha importância dado que a PPP visa conciliar resultado financeiro e socioambiental na gestão de unidades de conservação (UCs) localizadas ao norte de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Os alunos são instados a pensar no modelo contratual definido pelo edital para uma PPP da região da Rota Lund (MG), roteiro turístico a ser concedido para exploração privada. Pela análise do edital da PPP, os alunos podem avaliar a viabilidade do contrato com base nas projeções de visitação e na nota final de desempenho do concessionário nos indicadores presentes no contrato. Assim, as métricas de avaliação financeira, social e ambiental e o modelo que fundamenta o contrato são temas caros a este estudo de caso. Mas especificamente, os alunos devem avaliar três situações – visitação baixa, média e alta –, face a uma nota de desempenho baixa ou alta. Cada uma das combinações dará ao investidor um pay-off diferente, o que enseja a análise de sua viabilidade. O caso apresenta informações que permitem avaliar a atratividade de cada opção, do ponto de vista do governo e dos atores envolvidos. Além disso, permite discutir se as métricas de avaliação de impacto sugeridas no contrato da PPP são as mais adequadas.
Objetivos de aprendizagem
O instrutor pode promover discussões dentro das seguintes linhas: Quais são as potencialidades e as dificuldades da viabilização de uma PPP em unidades de conservação brasileiras? Quais são os principais entraves que podem restringir a participação de atores privados? O que estes podem fazer para contorná-los? O que os governos podem fazer? Que indicadores de desempenho se consideram no contrato? Como se pode mensurá-los? Os indicadores presentes no edital são as melhores formas de avaliação? O que se poderia melhorar para aumentar a viabilidade do contrato? Como avaliar alternativas sobre a viabilidade financeira do projeto? Quais são os riscos envolvidos? Qual é o papel dos investidores de impacto num projeto como o da PPP da Rota Lund? Como eles podem atuar no projeto?
Idioma
Português, Inglês
Notas
Docentes do Insper: Realizem a solicitação via CUCA. https://cuca.insper.edu.br/
Docentes externos: Solicitem acesso pelo e-mail repositorio@insper.edu.br
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CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS