Excelência com equidade: as lições das escolas brasileiras que oferecem educação de qualidade a alunos de baixo nível socioeconômico

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Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2014
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Resumo
Partindo da hipótese que todo aluno, independentemente de sua classe social, tem o direito e a possibilidade de aprendizado, selecionamos um grupo de 6 escolas consideradas “casos de sucesso” no aprendizado de crianças com baixo nível socioeconômico que foram pesquisadas em profundidade. Nossas conclusões apontam para fatores em comum entre escolas de diferentes regiões do Brasil e que eram considerados, pelos profissionais dessas escolas, como fatores determinantes do sucesso escolar. Segundo nossa pesquisa, os principais pontos de sucesso são: estabelecimento de metas de aprendizado, acompanhamento contínuo, uso de dados para tomada de decisão pedagógica e manutenção de um ambiente agradável de estudo. Ao mesmo tempo, percebemos algumas condições necessárias para que esses fatores tivessem sucesso em sua implementação: fluxo de comunicação aberto, respeito à experiência do professor e apoio em seu trabalho, enfrentamento de resistências internas com grupos comprometidos com a causa do aprendizado e, por fim, apoio da comunidade. Nossa pesquisa mostra que é sim possível mudar a situação da qualidade do ensino na rede pública mesmo sem significativas mudanças na legislação. A replicabilidade dos modelos aqui apresentados é fundamental para permitir um salto na qualidade da educação pública que possibilite aprendizado para todos.

Titulo de periódico
Economia e Políticas Públicas
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas
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