Excelência com equidade: as lições das escolas brasileiras que oferecem educação de qualidade a alunos de baixo nível socioeconômico
dc.contributor.author | Madalozzo, Regina Carla | |
dc.contributor.author | Faria, Ernesto Martins | |
dc.coverage.cidade | Não informado | pt_BR |
dc.coverage.pais | Não Informado | pt_BR |
dc.creator | Madalozzo, Regina Carla | |
dc.creator | Faria, Ernesto Martins | |
dc.date.accessioned | 2022-11-09T23:54:33Z | |
dc.date.available | 2022-11-09T23:54:33Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Partindo da hipótese que todo aluno, independentemente de sua classe social, tem o direito e a possibilidade de aprendizado, selecionamos um grupo de 6 escolas consideradas “casos de sucesso” no aprendizado de crianças com baixo nível socioeconômico que foram pesquisadas em profundidade. Nossas conclusões apontam para fatores em comum entre escolas de diferentes regiões do Brasil e que eram considerados, pelos profissionais dessas escolas, como fatores determinantes do sucesso escolar. Segundo nossa pesquisa, os principais pontos de sucesso são: estabelecimento de metas de aprendizado, acompanhamento contínuo, uso de dados para tomada de decisão pedagógica e manutenção de um ambiente agradável de estudo. Ao mesmo tempo, percebemos algumas condições necessárias para que esses fatores tivessem sucesso em sua implementação: fluxo de comunicação aberto, respeito à experiência do professor e apoio em seu trabalho, enfrentamento de resistências internas com grupos comprometidos com a causa do aprendizado e, por fim, apoio da comunidade. Nossa pesquisa mostra que é sim possível mudar a situação da qualidade do ensino na rede pública mesmo sem significativas mudanças na legislação. A replicabilidade dos modelos aqui apresentados é fundamental para permitir um salto na qualidade da educação pública que possibilite aprendizado para todos. | pt_BR |
dc.description.other | Assuming that ever student, regardless of his/her social class, has the right and possibility to learn, we selected a group of 6 schools, which were studied in depth, considered “success stories” in the learning process of low-income children. Our conclusions point to common factors among the schools, from different regions in Brazil, which were considered by the professionals from these schools as decisive factors for the educational attainment. According to our research, the main points of success are: establishing learning targets, ongoing monitoring, data use for pedagogical decision-making and maintenance of a pleasant study environment. For the success of these factors, in its implementation, we also noticed some necessary conditions: open communication flow, respect regarding the teacher’s experience and support in his/her work, dealing with internal resistance with groups involved with the learning cause and finally, the community’s support. Our research shows that it’s possible to change the situation regarding the education quality in public schools without major changes in legislation. The reproduction of the presented models is essential to allow a jump in quality in public schools, which enables the learning process for everyone. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 87-108 | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.issue | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4681 | |
dc.identifier.volume | 2 | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Não informado | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Economia e Políticas Públicas | pt_BR |
dc.rights.license | O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR. | pt_BR |
dc.subject | Qualidade da educação | pt_BR |
dc.subject | Equidade no aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Prova Brasil | pt_BR |
dc.subject | Nível socioeconômico | pt_BR |
dc.subject | Ideb | pt_BR |
dc.subject.keywords | Quality of education | pt_BR |
dc.subject.keywords | Equality in the learning process | pt_BR |
dc.subject.keywords | Public school | pt_BR |
dc.subject.keywords | Math | pt_BR |
dc.subject.keywords | Portuguese | pt_BR |
dc.subject.keywords | Prova Brasil | pt_BR |
dc.subject.keywords | Socioeconomic status | pt_BR |
dc.subject.keywords | Ideb (Basic Education Development Index) | pt_BR |
dc.title | Excelência com equidade: as lições das escolas brasileiras que oferecem educação de qualidade a alunos de baixo nível socioeconômico | pt_BR |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.type | Artigo Científico | pt_BR |
Arquivos
Pacote Original
1 - 2 de 2
N/D
- Nome:
- R_Artigo_2014_Excelencia com equidade_TC.pdf
- Tamanho:
- 2.69 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- R_Artigo_2014_Excelencia com equidade_TC
Carregando...
- Nome:
- Acesso_Primeira Pagina_Excelência com equidade as lições das escolas brasileiras que oferecem educação de qualidade a alunos de baixo nível socioeconômico.pdf
- Tamanho:
- 101.56 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
N/D
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 282 B
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: