A influência institucional e cultural na escolha do método de entrada: internacionalização de empresas brasileiras

Carregando...
Imagem de Miniatura
Orientador
Lazzarini, Sérgio Giovanetti
Co-orientadores
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo tem como objetivo avaliar se particularidades institucionais e culturais nos mercados de entrada impactam na escolha de empresas brasileiras que almejam se internacionalizar. Diversos trabalhos já avaliaram como o modo de entrada escolhido impacta os rendimentos futuros obtidos pelos investimentos além de fronteiras realizados. Contudo, ainda não se chegou a um consenso a respeito de quais variáveis deveriam ser levadas em conta para definir qual modo de entrada é o mais adequado. A avaliação tem como foco as estratégias de fusão e aquisição (F&A) e greenfield, e verificará tanto o impacto das instituições do país alvo, como o impacto da proximidade destas com as instituições brasileiras. Também avaliará como a distância cultural entre os países afeta as escolhas das empresas.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Citação