Banco Real e o Desafio da Sustentabilidade
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Data
2011
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Sinopse
Em 2007, o banco espanhol Santander adquiriu o holandês-brasileiro Real, banco conhecido por seu posicionamento e sua estratégia alinhados com a noção de sustentabilidade corporativa. Após a aprovação da compra, o presidente do Santander anunciou que o objetivo do novo banco era ser “o maior e melhor” do Brasil. Assim, o grande desafio para o Executivo desse novo banco era definir seu posicionamento estratégico, entre o do Real e o do Santander, e a estrutura de governança. Essas decisões deviam ser tomadas num momento em que o setor financeiro no Brasil também avançava significativamente em termos de gestão sustentável.
Objetivos de aprendizagem
Este caso discute a importância da sustentabilidade na gestão, mais especificamente no setor financeiro, e como diferentes bancos podem se posicionar de formas diferentes, no que tange à inserção de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa no dia a dia, a fim de gerar valor. Em termos práticos, podem-se discutir a realidade e as tendências de práticas sustentáveis no setor financeiro no Brasil (por exemplo, o Bradesco e o slogan “banco do planeta”, rankings de sustentabilidade que incluem grandes bancos etc.) e no mundo (Muhamed Yunus, o “Banqueiro dos Pobres”). Os conceitos abordados na discussão do caso podem ser responsabilidade social, sustentabilidade, stakeholders, estratégia competitiva, estratégia organizacional e alinhamento estratégico.
Idioma
Português, Inglês
Notas
Docentes do Insper: Realizem a solicitação via CUCA. https://cuca.insper.edu.br/
Docentes externos: Solicitem acesso pelo e-mail repositorio@insper.edu.br
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