Is a circular creative economy a feasible utopia?

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Orientador
Miranda, Bruno Varella
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Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2023
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Fascículo
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar o possível alinhamento entre os conceitos de economia circular e economia criativa, visando compreender a viabilidade de uma economia criativa circular. Embora reconheça desafios como as diferentes caracterizações dadas ao sistema de produção em cada um dos casos, o estudo enfatiza a importância da criatividade na criação de valor tanto em sistemas lineares quanto circulares. Por sua vez, os princípios da economia circular ajudam a entender a natureza do processo produtivo, reforçando a nossa habilidade de compreender o papel da criatividade na criação de valor. Para alcançar esse alinhamento, propõe-se a adoção de um modelo flexível que supere a tradicional caracterização técnica e racional que permeia a noção de economia circular. Em outras palavras, é necessário que a economia circular incorpore uma ampla gama de domínios culturais fundamentais para a criatividade. O trabalho também destaca a necessidade de uma nova estrutura institucional que apoie as atividades produtivas. A transição para práticas sustentáveis requer, por exemplo, uma legislação que redistribua os direitos de propriedade e crie incentivos para sistemas de produção circular. Finalmente, para demonstrar como se dá essa relação entre economia circular e economia criativa na prática, este trabalho utiliza a metodologia de estudo de caso. Discutem-se dois casos na indústria da moda de luxo, que tem como “mantra” a vazão à criatividade, e que tem adotado práticas circulares que nos permitem compreender as potencialidades e desafios do alinhamento entre economia circular e criatividade. Ambos os casos sugerem a importância das decisões estratégicas e do envolvimento dos consumidores para uma efetiva circularização. Os resultados contribuem para o debate em curso sobre o fomento de um futuro sustentável e inovador, instigando pesquisas e colaboração adicionais para uma economia mais circular e criativa.

The purpose of this study is to analyze the possible alignment between the concepts of circular economy and creative economy. The ultimate goal is to understand the feasibility of a circular creative economy. Although acknowledging challenges such as the different characterizations given to the production system in each of the cases, the study emphasizes the importance of creativity in creating value in both linear and circular systems. In turn, the principles of circular economy help understand the role of creativity in value creation. To achieve this alignment, it is suggested the adoption of a flexible model that goes beyond the traditional technical and rational characterization that permeates the notion of circular economy. In other words, it is necessary for the circular economy to incorporate a wide range of cultural domains that are fundamental to creativity. The study also highlights the need for a new institutional framework that supports productive activities. The transition to sustainable practices requires, for example, legislation that reallocates property rights and creates incentives for circular production systems. Finally, to demonstrate how the relationship between circular economy and creative economy works in practice, this study uses a case study methodology. Two cases in the luxury fashion industry are discussed, an industry that embraces creativity as its mantra and has adopted circular practices, allowing us to understand the potential and challenges of the alignment between circular economy and creativity. Both cases suggest the importance of strategic decisions and consumer involvement for effective circularization. This work contributes to the ongoing debate on how to promote a sustainable and innovative future, stimulating further research and collaboration towards a more circular and creative economy.

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en
Notas
Membros da banca
Miranda, Bruno Varella
Rodrigues, Vinícius Picanço
Área do Conhecimento CNPQ
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
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