Teto de Vidro e Identificação: uma análise do perfil de CEOs no Brasil
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Co-orientadores
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Working Paper
Data
2010
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Resumo
O aumento significante da participação feminina na força de trabalho não impediu que, no
mundo inteiro, permanecessem as diferenças com relação aos salários e igualdade de
tratamento nas promoções com relação ao gênero. Neste trabalho utilizamos uma base de
dados inédita referente a 370 empresas com perguntas relacionadas a variáveis financeiras e
de gestão das empresas que possibilitam a investigação sobre a existência de teto de vidro
para as mulheres no Brasil. Utilizando a técnica de probit, a principal conclusão deste estudo
relaciona a dificuldade da promoção de mulheres à existência de um conselho de
administração para a mesma. Seguindo análise de Westphal and Fredrickson (2001), os
resultados encontrados mostram que o conselho de administração busca escolher um CEO que
represente ao máximo seu próprio perfil de atuação e que, sendo o conselho majoritariamente
masculino, indivíduos do sexo feminino sofrem maior resistência à promoção.
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